20 de jun. de 2016

POR -- EVA DIAS - Não consigo ver transformações em uma Sociedade que exclui cidadãos.

A Educação Inclusiva veio para abrir um leque de oportunidades àquela minoria da qual a sociedade não estava dando conta. Desde que saia do papel e seja transformada em ação, ela é plausível e eficaz.


O Esporte, por exemplo, é um instrumento pedagógico valiosíssimo, como desenvolvimento da individualidade, formação para a cidadania e orientação para a prática social. Além de permitir a descoberta de novos sentidos e significados, ele proporciona chances reais de integração social.
No Ensino Médio, eu fui apresentada ao basquetebol e desenvolvi uma paixão por esse esporte. Não era das melhores jogadoras, mas o que ele me ensinou hoje percebo em ações minhas do dia a dia. E, todo esporte ensina algo, assim como depois tive grandes ensinamentos durante os treinos e competições de handebol. Por fim, o encanto  pela natação me levou a aprender os 4 estilos de nado ainda na pré-adolescência, o que mostrou-me que poderia chegar onde nem eu mesma acreditava. E, essa crença me trouxe medalhas. Isso é vivência. Uma vivência possível dentro das escolas públicas porque a minha escola era pública.

Defendo as várias práticas esportivas porque acredito que devemos enxergar as pessoas como seres únicos, ou seja, indivíduos com necessidades e desejos diversos. Quanto mais opções tivermos, menos exclusão teremos. Portanto, o estímulo aos diferentes tipos e modalidades de esportes é uma realidade possível; às vezes, com investimento alto, porém compensador porque os instrumentos desportivos tem, em sua maioria, longa validade.


E, nessa diversidade temos de citar além dos mais conhecidos, os esportes radicais, os esportes intelectuais e os esportes eletrônicos. Todos esses com resultados de otimização de memória, estruturação do pensamento lógico, agilidade em cálculo e probabilidades. Sem contar, a emoção e adrenalina que produzem aos participantes e torcedores. 
Inovar é trabalhoso, mas não é difícil. Principalmente em um Município como Umarizal, onde percebemos que as pessoas, principalmente os jovens, são adeptos às atividades físicas, ou melhor, atividades que causem movimento. Porém, é necessário que conheçam mais modalidades para que possam fazer escolhas e não sofrer imposições por falta de opção. E mais, incluir os que estão à margem, porque sendo apresentados às variedades existentes, certamente optarão por um ou até mais de um!
Um Educador sabe o valor de ter um cidadão envolvido na Educação Desportiva, dentro da qual um dos princípios básicos é o famoso fair-play (jogo limpo), que exige o respeito pelas regras; o respeito pelos colegas, adversários e árbitro; o fortalecimento dos laços de amizade; e a disputa, sem violência física ou verbal. Imagine o ganho imenso da sociedade só com essa regra bem assimilada pelos atletas. Porém, volto a afirmar que é preciso que o maior número de cidadãos sejam contagiados pela emoção do Esporte. Para isso, deve-se ter opções para todos. Não é difícil, é apenas trabalhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário