7 de out. de 2015

POPULAÇÃO DE UMARIZAL COBRA SOLUÇÃO DA CAERN PARA FALTA DÁGUA POR CONTA DO RACIONAMENTO

O racionamento deveria durar apenas 48 horas, mas para muitos moradores dos bairros Novo Horizonte, Mutirão, Caraíbas, São José e são Francisco, a água já não chega há dias. É o que vem relatando a população por meio das redes sociais e através de programas de rádio na FM local. Os que estão sofrendo com a situação cobram uma explicação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do poder público local.

Alegando a grave crise hídrica que atinge o Rio Grande do Norte, a Caern deu início no final do mês passado ao processo de racionamento de água no município. A companhia interrompe o abastecimento no sábado às 6h e o produto só volta a chegar as residências às 6h da segunda-feira. O problema é que a água retorna para todos.

O fato se dá, segundo funcionários da companhia, porque o sistema de abastecimento de Umarizal é gravitacional, ou seja, a água não volta a todas as localidades de uma só vez. Os principais prejudicados são moradores de bairros mais elevados onde o intervalo de tempo para reabastecimento total é mínimo.

Apesar de concordarem com o racionamento, a população cobra uma solução para interrupção prolongada em parte do município. Uma moradora do bairro Caraíbas relatou em sua página na rede social Facebook que está há 15 dias sem água.

“Aqui no Bairro Caraíbas ta com mais de 15 dias que não vem água. Tudo bem, sou a favor do racionamento mais, mas não estão liberando água para o Caraíbas, mas todos os meses vem o papel pra pagarmos”, relata a moradora.

O problema tem indignado muitos moradores porque, segundo relatos deles, mesmo sem a água chegar a conta da companha chega normalmente todos os meses. Uma outra publicação uma moradora do bairro Mutirão também relata a falta d’água na comunidade.

“Gostaria de saber o que a Caern vai fazer pra chegar água até aqui no conjunto Mutirão, pois estamos todos sem água, mas o papel já está chegando. Vamos todos pagar água sem consumir? Cadê nossos direitos? ”, questiona.

A mesma moradora ainda relata na sua postagem na rede social que já pensa em pedir desligamento do fornecimento “Pois não temos obrigação nenhuma de pagar por algo q não consumimos. A empresa nos deve explicações e vai ter que dá”.


Ainda segundo os relatos nas redes, muitos tem procurado a companha, porém a resposta é sempre a mesma: O fato se dá pelo racionamento e o problema já está sendo resolvido. Uma internauta contou que “os bairros mais carentes”, já estão comprando água de carro pipa para não ficar sem o produto.

“Gente a população pobre da nossa cidade já está em estado de seca. Os bairros mais carentes já estão comprando pipas de água porque não vem água da Caern. O açude nem secou e a gente já está sem água”, postou.

A mesma internauta diz que até já tentou ligar para Caern, mas não houve resposta.  “A gente liga eles dizem que não pode fazer nada e desligam na nossa cara. Se eles não podem fazer nada quem pode ?” Questiona.

O Umarizalense - Referência na Informação.

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