9 de out. de 2014

Com 22 anos, estudante baiano é eleito o deputado federal mais jovem do país

Foi há seis meses que Uldurico Júnior (PTC), 22, chamou para uma conversa o pai, ex-deputado federal pela Bahia por três mandatos, e disse: “Estou pronto e quero disputar as eleições”.
No último domingo (5), a surpresa: não só se elegeu como será o deputado federal mais jovem da próxima legislatura (2015-18). Seguirá os passos do pai, Uldurico Pinto, e de outros parentes.
“Muita gente não acreditava, diziam que eu era inexperiente e não conseguiria passar credibilidade para os eleitores”, afirmou o eleito.
A decisão pela política, diz, não foi “fácil” –trocará Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, base eleitoral da família e a vida de universitário pela aridez de Brasília.
Eleito com 39 mil votos –a menor votação da bancada baiana–, as praias terão de esperar agora, pelo menos durante o expediente no Congresso.
Além do pai, que representou a Bahia no Congresso nos mandatos 1987-90, 1991-94 e 2007-2010 (por partidos como PMDB e PMN), também tem como referência política o avô José Alencar Furtado, que foi deputado federal por cinco mandatos pelo Paraná nas décadas de 1970 e 80.
O jovem político tem ainda tio e primo que foram prefeitos em cidades do sul da Bahia. “Carrego uma trajetória de mais de 50 anos de mandatos na minha família. Como sempre gostei de política, quis dar continuidade a este trabalho”, diz Uldurico Júnior, em tom grave.
No Congresso, diz querer representar sua região da Bahia e abordar temas como a redução da maioridade penal: “Para acabar com a impunidade de jovens que praticam crimes”.
Folha Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário