30 de ago. de 2012

Fabrício Torquato despenca nas pesquisas realizadas em Pau dos Ferros

Mesmo NÃO acreditando em pesquisas eleitorais, visto que se fossem um espelho fidedigno da realidade, quem era a prefeita de Pau dos Ferros seria Maria Rêgo, vou fazer minha humilde análise sobre a pesquisa do Instituto CONSULT.

Os números a serem analisados são os ESPONTÂNEOS, já que a urna Eletrônica NÃO cita o nome dos candidatos (estimulada), e sim, espontaneamente o eleitor deposita o seu voto no candidato que já o vem na mente. Primeiro vereador e depois prefeito.

- Fabrício Torquato (DEM) – 44,22%
- Bráulio Figueiredo (PMDB) – 36,67%
- Nilton Figueiredo – 0,22%
- Nenhum – 1,56%
- Não Sabe Dizer – 17,33%

- Sim, poderá mudar o voto – 14,44%

Essa pesquisa mostra uma vantagem numérica para Fabrício Torquato de 7,58% e um empate técnico entre Fabrício e Bráulio Figueiredo, se levarmos em conta que a margem de erro varia de 4% para mais ou para menos. Situação está que confirma a polarização da cidade, fato já conhecidos por todos.

Fato que se torna vantajoso para o candidato da oposição Bráulio Figueiredo é o grande percentual de eleitores que responderam não saber em quem votar (17,33%) e a possibilidade de mudança de voto (14,44%) já que quem está com maior vantagem numérica perde mais com a mudança.

Faltando aproximadamente 40 dias para o pleito eleitoral uma coisa é visível: a projeção sempre crescente do candidato da oposição Bráulio Figueiredo e a redução significativa da vantagem de Fabricio Torquato sobre Braúlio que no início da campanha estava em 29%.

Não será nenhuma surpresa se nos próximos dias essas posições se inverterem, já que enquanto um candidato sobe o outro desce e nada pode ser feito para estancar tamanha arrancada de um candidato que não possui rejeição.

Mais pesquisas virão e a pesquisa que nunca erra está próxima, dia 7 de Outubro.
Boa sorte a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário