9 de dez. de 2014

Quem mais fez por Umarizal no fundo no fundo são esquecidos. !!!!







Muitos anos se passaram, muitos prefeitos e dezenas de vereadores já administraram nossa cidade, agora o povo hoje em dia reclama de tudo dizem que não aguentam mais esses políticos corruptos e com falta de compromissos com a sociedade umarizalense, vamos lembrar um pouco da história política de Umarizal.




Umarizal conta com diversos partidos registrados e representados no município além de ser sede da comarca de Umarizal que também abrange Olho d'Água do Borges.

Os criadores de Umarizal na minha opinião foi a família Abílio liderada pelo então senador “Martins Filho” Zezito como é particularmente conhecido até hoje.  

Filho de José Abílio de Souza Martins e Amabília Dias da Cunha Martins, foi agricultor e comerciante antes de assumir o cargo de tabelião titular do 2º Cartório Judicial de Umarizal sendo posteriormente advogado ao concluir seu Bacharelado em Direito. Sua carreira política teve início ao ser eleito prefeito de sua cidade natal em 1965 em sucessão ao seu sogro, Paulo Abílio de Souza. Através de um estratagema jurídico no qual seu casamento religioso não possuía qualquer efeito civil, foi substituído no comando da cidade por sua esposa, Maria da Conceição, em 1970 retornando o próprio Martins Filho ao executivo municipal em 1972 sendo novamente substituído pela esposa em 1976. Em 1978 foi eleito primeiro suplente do senador Jessé Freire (ARENA) e efetivado em 1980 ante a morte do titular. Ao longo de sua estadia na Câmara Alta do país esteve no PDS e a seguir no PMDB, no qual ingressou em setembro de 1984 em virtude da sucessão presidencial que se avizinhava.

Quando Zezito e sua esposa foram prefeitos de Umarizal a história era outra, através desses representantes a cidade começou a crescer e ser a cidade e terra do algodão e do cooperativismo, com isso gerou-se o interesse de várias agencias bancarias se firmarem em nosso município e com isso a nossa cidade começou a crescer economicamente, enfim quando a família Abílio estava à frente da nossa cidade as coisas eram diferente, o município cresceu através deles, “cemitério, colégios, prefeitura, velório, e doação de vários terrenos para que a cidade pudesse crescer.....



Depois veio a administração de Raul Alencar que foi eleito em 15 de novembro de 1988 e ficou à frente do poder executivo até 1992, durante esse período pouco se foi feito pelo desenvolvimento de nossa cidade, em seguida no 1992 foi eleita prefeita de Umarizal a senhora Maria de Loreto Amorim que já pegou a prefeitura com as contas desequilibradas e nada pode fazer ao não ser dar um bujão de gás ou pagar um papel de agua e luz a alguém já que Loreto teve que pagar várias contas de campanhas do seu antecessor...

Em 1996 foi eleito Manoel Paulo Cavalcante (néo) que assumiu a prefeitura em 01 de janeiro de 1997, Néo começou sua administração até bem, mais naquela época a economia do nosso município girava em torno apenas da prefeitura já que duas das três agencias bancarias que tinha no município já tinham fechado as portas e ficou apenas o banco do Brasil funcionando em nossa cidade, a usina e as cerâmicas também já tinham fechado suas portas por problemas financeiro, e com isso as coisas começaram a desandar e Néo começou a perde o controle da situação terminado seu mandato em 31 de dezembro de 2000 deixando 80 % dos funcionários com salários atrasados, tem deles que até lembra dos 07 meses que trabalhou a não recebeu.

Em 01 de janeiro de 2001 quem assumi a prefeitura o então ex –prefeito Adson Luiz filho do também então ex – prefeito e ex – senador da república Zezito, começa assim o novo ciclo político em nossa cidade, Adson recebeu a prefeitura totalmente endividada, faltava até computadores em várias secretarias, mesmo assim administrou a cidade como seu pai e sua mãe administrou no passado, ele terminou seu mandato em 31 de dezembro de 2004 entregando a prefeitura com todas as contas em dia inclusive chegando a deixar dinheiro em caixa para seu sucessor que foi eleito o Sr. Rogerio Fonseca, a administração do filho de Zezito foi tão transparente que até o próprio celular ele fez questão de deixar em cima de seu birô.

Rogério Fonseca reinou na política umarizalense até 31 de dezembro de 2012, Rogério também foi um dos melhores prefeitos de nossa cidade, ele terminou seu mandato devendo apenas um mês de salário, mas ele já afirmou que deixou o dinheiro em caixa para que seu sucessor honrasse com essa dívida.

Em 01 de janeiro de 2013 assume a prefeitura o prefeito eleito o Sr. Mano Onofre, o mesmo não teve até agora digamos assim muita sorte, perdeu o controle quase por total sobre as contas do município, daí o povo de Umarizal hoje comenta muito por todos os cantos da cidade, a se Adson Luiz filho de Zezito fosse o prefeito “as coisas não estariam assim”. Agora devemos esclarecer uma coisa Adson disputou a reeleição, mais foi povo de Umarizal que lhe deu um nas não urnas e fazendo ele perder a eleição com uma maioria pró Rogério de quase 2.000 mil votos, ai eu me pergunto será que Adson hoje formado em direito e com muito mais experiência política de que em 2004 vai querer voltar a disputar a Prefeitura de Umarizal algum dia ??????????? há verdade tem que ser dita, o povo está sentido falta de a gestor da qualidade e competência de trabalho como o filho de Zezito “Adson Luís”

Deixo uma indagação minha ---- se analisarmos bem a nossa cidade só tem diminuído depois que os Abílios foram embora da nossa terrinha.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário