23 de abr. de 2014

PT articula com Solidariedade e PCdoB aliança proporcional

O Solidariedade e o PCdoB deflagraram uma fase de negociação com o PT na busca de compor uma chapa proporcional para deputado estadual e federal. As duas legendas permanecem sem definição para o quadro majoritário.
João GilbertoKelps Lima, do Solidariedade: “Aliança está em discussão”Kelps Lima, do Solidariedade: “Aliança está em discussão”

“Não definimos nossa aliança para majoritária, estamos discutindo a aliança proporcional”, disse o deputado estadual Kelps Lima, presidente estadual do Solidariedade. Ele explicou que a reunião envolvendo os dirigentes do PT, PC do B e Solidariedade foi feita traçando diversos cenários e estatísticas. “Fizemos cálculos. Foi uma leitura da conjuntura para uma possível eleição proporcional. Não há nada definitivo”, disse o deputado.

Os dirigentes partidários acertaram que conversarão com os diretórios estaduais e marcarão uma nova rodada de negociação. Kelps Lima chamou atenção que os três partidos já integram um mesmo bloco na Assembleia Legislativa, com os deputados Fernando Mineiro (PT) e Fábio Dantas (PCdoB), além dele, mas ponderou que “no Legislativo é uma estratégia parlamentar, diferente do que está sendo feito agora que é uma tática eleitoral”.
João GilbertoFábio Dantas representa o PCdoB na Assembleia LegislativaFábio Dantas representa o PCdoB na Assembleia Legislativa

O deputado do Solidariedade confirmou que há uma afinidade com o PC do B, mas não está confirmado que os dois partidos terão uma posição conjunta. O líder do Solidariedade também confirmou que já manteve duas conversas com o deputado federal Henrique Eduardo Alves, pré-candidato ao Governo pelo PMDB. “Não temos ainda definição sobre nosso palanque na eleição”, comentou.

 
Presidente estadual do PT, Eraldo Paiva disse que o partido mantém do diálogo com outras legendas para ampliar o palanque da majoritária. “Nosso intuito é construir mais esse processo da chapa estadual e na reunião (com o PC do B e o Solidariedade) traçamos o cenário no Estado”, disse.

Ele confirmou que defende que o PT saia sozinho para o pleito da aliança proporcional, mas ponderou que a definição será “construída com a militância”. PT, PC do B e Solidariedade ainda não marcaram nova reunião para prosseguirem nas negociações.

Por enquanto, os dirigentes dos partidos evitam declarações definitivas sobre as alianças proporcionais. Presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, é tem sido comedido ao falar sobre as possibilidades de coligações. Ele disse em entrevista recente à TRIBUNA DO NORTE que o partido está dentro de uma costura para consolidação da candidatura de Fátima Bezerra ao Senado Federal. Ele lembrou que há o diálogo também com o PSD, partido presidido pelo vice-governador Robinson Faria. “Estamos consolidando e discutindo a situação da chapa proporcional, tanto para federal e estadual. Saberemos tanto o PT como o PSD eleger nossa nominata”, completou.

Eraldo Paiva ressaltou que o partido do qual é dirigente está preparado para construir uma aliança. “A nossa nominata está preparada para federal e estadual. No momento certo vamos debater com o PSD e juntos alcançaremos nossos objetivos”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário