14 de mar. de 2013

Assembleia apoia criação de Fundo de Aval para produtores do RN

Dentro das atividades da comissão designada pela Assembleia Legislativa para tratar sobre a seca no Rio Grande do Norte, o presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta, garantiu apoio às reivindicações dos produtores rurais do Estado quanto às medidas para garantir a sobrevivência do rebanho potiguar. A manifestação de apoio ocorreu em reunião com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária (FAERN), José Vieira.
Os deputados irão priorizar a aprovação do Fundo de Aval com ênfase em projetos de abastecimento, como a conclusão de mais de 800 poços, que estão perfurados, mas ainda não foram instalados. Segundo a FAERN, se o governo investir cerca de R$ 15 milhões é possível instalar todos os poços já perfurados. “Quando estas solicitações chegarem à nossa Casa, com certeza vamos nos empenhar para a sua aprovação”, afirmou Ricardo Motta.
 
Retratos da Seca
 
As sugestões da FAERN constam no relatório elaborado pela Federação após a expedição Retratos da Seca, onde foram percorridos 1.100 quilômetros na zona rural de todas as regiões do Estado e que ainda será entregue oficialmente. O relatório aponta uma perda de mais de 30% do rebanho e a necessidade de um empréstimo de cerca de R$ 235 milhões, que precisa ser avalizado pelo governo estadual.
Segundo o presidente da FAERN, esses recursos irão contemplar toda a cadeia produtiva, dos pequenos aos grandes, beneficiando cerca de 100 mil produtores. “Os setores da pecuária e da agricultura estão falidos em nosso Estado. Precisamos desse dinheiro com urgência para salvar o que ainda resta do rebanho”, disse.
 
A linha de crédito emergencial, segundo José Vieira, precisa ser aprovada de forma imediata e sem burocracia, para que nos próximos 90 dias, os produtores tentem se reerguer dos prejuízos da seca que já vem sendo considerada como a pior dos últimos 50 anos. “Com esse crédito eles precisam retomar suas atividades, saldar dívidas, pois estão sem renda para alimentar o rebanho”, afirmou.

Fonte: Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário