13 de abr. de 2012

Senador Paulo Davim relata a problemática da seca no plenário do Senado

O senador Paulo Davim expôs a problemática da seca no Rio Grande do Norte no plenário do Senado Federal. Em pronunciamento, ele disse que 139 municípios potiguares estão com estado de emergência decretado.

O senador do PV mostrou dados, falou das medidas do governo estadual e também solicitou ajuda do Governo Federal. “Os dados da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa e Agropecurária do Rio Grande do Norte dão conta de que dos nossos 167 municípios, 143 estão com chuvas abaixo do normal e, portanto, sob o fantasma da seca”, explicou ele na tribuna.

O parlamentar ressaltou que no primeiro trimestre de 2012 a seca já levou a perda de praticamente toda a agricultura de sequeiro, e mais de 70 municípios já estão precisando de abastecimento através de carros pipa.

“Embora tenha chovido, sobretudo, na região litorânea no feriado da Semana Santa, o acumulado das chuvas desse ano é bastante inferior ao acumulado de 2011. A própria EMPARN, em recentes declarações, deu o alerta: as regiões Central, Agreste e Oeste do meu Estado, têm sofrido com a redução das chuvas. Para se ter uma ideia, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró, já conta com uma redução de 83% dos índices pluviométricos”, disse.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 08:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário