19 de fev. de 2014

Mano destaca trabalho realizado ano passado e traça metas para 2014 durante leitura da mensagem anual na Câmara dos vereadores; Prefeito foi aplaudido quando falou que hospital será reaberto até junho


“Foi um ano de dificuldades e de cortes”. Foi com essas palavras que o prefeito Mano Onofre iniciou a leitura da mensagem anual feita na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Umarizal. O chefe do executivo umarizalense falou sobre a crise financeira que enfrentou em seu primeiro ano de governo e destacou as ações que foram realizados ao longo do mesmo ano. Mano também falou sobre as metas já estabelecidas pela gestão para 2014.

“Três meses tivemos o PFM zerado, mas não foi só Umarizal. Foram municípios de todo país. Temos a obrigação de reconhecer que muitas ações foram sacrificadas, mas que tudo foi feito para o bem comum da nossa sociedade. Trabalhamos para promover o bem de todos, do município e de nossas famílias”, disse Mano em seu discurso.

Da Secretaria de Finança, Mano destacou a elaboração do calendário de pagamentos dos servidores que foi criado no ano passado. “Nossa meta era seguir esse calendário a risca, mas infelizmente devido a crise não tivemos como. Mas já estamos trabalhando para regularizar isso , para que possamos voltar a seguir as datas desse calendário”.

Na área da Assistência Social o prefeito ressaltou a reestruturação das equipes de trabalho do CRAS e do Creas; A abertura do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI) e a construção da sede própria do Programa Bolsa Família para atender aos beneficiários. Mano também destacou a construção das 40 casas no bairro Caraíbas que já estão em fase de conclusão.

Ainda na Asssistência Social, Mano frisou a importância dos cursos que sua gestão tem trazido para o município. “O Pronatec oferece cursos profissionalizantes e que já capacitaram centenas de umarizalenses e este ano de 2014 vem mais por ai”.

Para Agricultura Mano falou das ações de enfrentamento a seca e de auxilio ao homem do campo de Umarizal. “Temos cinco poços que serão perfurados, através de uma parceria com a AMORN – Associação dos Municípios do Oeste do RN”. O Prefeito disse que o corte de terra já foi feito, mas aguarda o retorno das chuvas para fazer novamente.

Na cultura, Mano destaco a reativação da biblioteca pública municipal, o cadastro de artistas e artesãos feito pela secretaria, a realização do 1º Arrasta-pé para o Desenvolvimento, dando inicio ao resgate do São João e o apoio que foi dado a Festa do Sagrado Coração de Jesus “onde nós investimos mais de R$ 20 mil reais apoiado o festejo, um dos principais do calendário umarizalense”.

Na área da saúde, o gestor destacou a conclusão da Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab; Instalação de Unidade na Rua Joaquim Clemente, atendendo moradores de cinco bairros e as campanhas realizadas pela Secretaria de Saúde contra dengue, gripe, paralisia infantil e outras.

Mano ainda destacou o atendimento prioritário que os moradores da zona rural vêm recebendo nas segundas no Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes “Com dois médicos atendendo a demanda”. O prefeito ainda falou da aquisição da ambulância “Com recursos próprios”, construção, reforma e compra de equipamentos das Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural e frisou a contração de médicos.

Já no setor da Educação Mano destacou o programa federal Caminho da Escola. “Onde conseguimos adquirir ano passado 4 ônibus e esse ano irão chegar mais 4”, disse. Mano também reportou  a aquisição de equipamentos para creches e escolas da cidade. “Dvds, Televisões, Ar condicionado, Fogões e outros utensílios”.

No Esporte, Mano falou sobre a realização do Campeonato Municipal de Futebol, estruturação dos campos dos Ozório e do Caraíbas, apoio equipe que participou da Copa Garoto Bom de Bola e o recurso já liberação para construção do Estádio de Futebol de Umarizal.

Mano completou a leitura destacando as metas para ano de 2014. De acordo ele, o maior compromisso da sua administração será com a saúde. “Vamos dá total apoio a essa área buscando uma saúde igual e de qualidade para todos os umarizalenses”. Para isso o chefe do executivo disse que continuará contratando médicos e irá trabalhar nos serviços de ampliação e equipamentação do CSDEM.

Um dos destaques da mensagem do prefeito, foi a reafirmação do compromisso de continuar trabalhando pela reabertura do hospital de Umarizal. Mano foi aplaudido pelos presentes no plenário da câmara quando destacou que a gestão está focada e fazendo todos os esforços possíveis para reabertura da unidade. “A afirmo a vocês que até junho nós teremos a decisão de reativação do hospital. Creio que não passe disso”, concluiu o prefeito.

Além dos vereadores, prestigiaram a leitura da mensagem do prefeito, secretários e servidores públicos do município, além de dezenas de populares que lotaram o plenário da câmara. O vice-prefeito Marcos Fernandes também participou da solenidade presidida pelo vereador Washington Sales (PROS), presidente da casa.

Do Site da Prefeitura de Umarizal

Nenhum comentário:

Postar um comentário