15 de mar. de 2014

ALUNO DIZ QUE A ATITUDE DO PREFEITO DE UMARIZAL DEVE SER RECONHECIDA POR TODOS





Conversando ontem a noite com o aluno Fabio Santos que estuda na escola Anália costa aqui no município de Umarizal, ele me disse a atitude do prefeito mano Onofre de ceder o ônibus do município para transportar os alunos da rede estadual  foi brilhante.

“eu queria cleumy dizer que isso que o prefeito fez foi atitude de homem interessado com a educação do nosso munícipio, nunca na minha vida pensei que um dia poderia ir pra escola de ônibus aqui em Umarizal, mas o prefeito mano demostrou esforço e dignidade em ceder o ônibus da prefeitura, muitos podem até não acreditar cleumy, mas mano ainda vai surpreender muita gente aqui em nossa cidade.” Disse o jovem Fabio Santos residente do bairro mutirão.    

ATUALIZADO ÁS 14:34 DO DIA 15 DE MARÇO DE 2014

Blogueiro opina sobre consumo da carne de jumento e diz que governadora também não gostou da ideia


O blogueiro Erinaldo Silva, do blog de mesmo nome, esteve presente no almoço a base de carne de jumento oferecido ontem (13) no Apodi a autoridades.
Ele disse que não teve coragem de provar da iguaria e disse também que a governadora Rosalba Ciarlini, que também esteve presente, não gostou da ideia.
Confira o que diz o blogueiro:
Nos últimos dias acompanhamos a repercussão de um fato polêmico em nossa Região, que divide opiniões e chama a atenção da Imprensa de todo o país. A proposta da Promotoria de Justiça da Comarca do Apodi, que propõe inserir carne de jumento na alimentação dos detentos do Rio Grande do Norte, cogitando ainda uma possível inclusão na merenda escolar e na alimentação dos hospitais do nosso Estado. 
Ontem enquanto a Governadora Rosalba Ciarlini (DEM), se encontrava na vizinha cidade Apodi, para o lançamento do programa "RN Sustentável", ela e sua comitiva, foram surpreendidos com a notícia de que, em um restaurante nas proximidades do local onde acontecia o evento, autoridades jurídicas e políticas de toda Região, participavam de um almoço de degustação de carne de jumento, uma iniciativa visando alavancar a discussão sobre a proposta do Promotor, Dr. Sílvio Brito. A notícia não agradou nem um pouco a Governadora. 
Até aqui este escrevinhador provinciano vinha adiando adentrar nesta discussão. Preferi aguardar o desenrolar do fato, para poder obter conclusões coerentes, uma vez que a questão polêmica é inédita na história do Brasil. 
Estando eu acompanhando o caso, tendo inclusive prestigiado o almoço ontem na vizinha Apodi, onde, confesso, não encontrei apetite para apreciar nenhum dos vaiados pratos a base da nova "iguaria", venho aqui tecer opinião em face ao que considero prós e contra na questão. 
Diante da nossa cultura alimentar e considerando a história do animal em questão, consigo compreender a intensão do Promotor, Dr. Silvio Brito. Chego a admirar sua coragem ao propor uma medida tão drástica, para discutirmos uma situação à qual já perdura por décadas em nosso país, principalmente no Nordeste, que é a presença dos jumentos nas estradas estaduais e federais, causando inúmeros acidentes e ceifando muitas vidas. No entanto, á decisão de inserir a carne do referido animal, seja na alimentação dos detentos, na merenda escolar ou nos hospitais do nosso Estado, não pode ser tomada apenas com base em resultados satisfatórios de uma degustação. Muitos pontos devem ser levados em consideração. Desde a nossa Cultura, a História do animal em questão, Saúde Pública, os Direitos Humanos, a Proteção dos Animais, a Manutenção da Espécia, sem contar com o risco da medida ser considerada retrógrada e acarretar irreparáveis danos a imagem do nosso país, que infelizmente já não é lá essas coisas. 
Indo mais adiante, consigo compreender a angústia dos que representam a APA (Associação de Proteção dos Animais) da nossa Região, vendo aumentar o número de aminais detidos, as despesas com a alimentação e etc. Ao mesmo tempo, não consigo compreender que tipo de proteção proporciona uma Entidade que, se denomina Associação de Proteção dos Animais, mas que, de pronto apoia uma proposta de abate destes animais, em grande escala. Obviamente visando obter lucros com a comercialização das centenas de animais que estão sob seu domínio. 
Para finalizar, concluo que antipatizo publicamente a ideia. É válida a forma abrangente e contundente como foi levantada a discussão sobre a problemática carente de uma solução imediata e definitiva. Mas o caminho proposto, na minha humilde opinião, não é o ideal. Se faz necessário envolver todos os Órgãos competentes, bem como os poderes políticos constituídos, e assim buscarmos uma ideia onde não aja a penalidade injusta dos animais indefesos, onde não haja a descriminação de seres humanos, no caso os apenados do nosso Estado, os quais em suas celas, seriam praticamente obrigados a consumirem um alimento que nunca fez parte da nossa cultura alimentar. 
Por exemplo, poderia ser adotadas pelos governos municipais e estaduais, em parceria com Entidades protetoras dos animais, medidas que garantissem a manutenção e o controle da espécie em áreas específicas. Por que não destinarmos um montante do dinheiro público para uma finalidade tão justa, já que acreditamos de 2/3 destes recursos nos são tirados pela corrupção?

Servidores da saúde do RN aprovam em assembleia início de greve para o dia 19.


Em assembleia realizada, na manhã desta sexta-feira (14), no Hospital Walfredo Gurgel, servidores estaduais de saúde aprovaram em votação o início de greve no próximo dia 19, com um Ato Público de caminhada até a Governadoria. A informação é do site Portal No Ar.

Segundo o assessor de comunicação do Sindicato dos Servidores de Saúde do RN (Sindsaúde), Gustavo Sixel, os trabalhadores reivindicam o cumprimento do acordo da última greve, com o envio do Projeto de Lei com as tabelas de plano de cargos e salários.

Os servidores também querem a realização de um concurso público para repor o déficit de pessoal, segundo o sindicato, um mesmo servidor chega a atender 30 pacientes em um plantão.

Reajuste salarial e a não municipalização dos serviços de saúde nos hospitais do interior, também fazem parte da pauta do movimento.

Rafael Fernandes: TRE concede liminar e Prefeito, Nicó Júnior, permanece no cargo.


Na manhã desta sexta-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), concedeu liminar que mantém o Prefeito de Rafael Fernandes, Nicó Júnior (PMDB), no exercício das suas funções.

A liminar foi concedida pelo Juiz Nilson Cavalcantti, que em sua decisão ele apontou: "observa-se que as provas colacionadas aos autos, notadamente as provas testemunhal e documental, não sinalizam, com a certeza que o caso requer para a ocorrência da prática da cooptação ilícita de sufrágio e do abuso de poder político pelo requerente [prefeito]", assinalou.

E o juiz acrescenta que: "A prova documental que serviu de fundamento para o decisum apresenta inúmeras discrepâncias e, aparentemente, não há coesão nos depoimentos das declarantes e das testemunhas", destacou. 

Desta forma, o magistrado decidiu que "Ante o exposto, defiro o pedido cautelar, a fim de suspender os efeitos da decisão, até a apreciação do recurso por este Tribunal, devendo o autor permanecer no exercício de seu mandato eletivo".

Ao receber o resultado, o Prefeito, Nicó Júnior, destacou que a justiça estava sendo feita. "O povo de Rafael Fernandes conhece e confia no nossa trabalho e honestidade. A prova maior é que fomos reeleitos para dar continuidade ao trabalho sério que estamos realizando", destacou.

"Sendo assim, vamos continuar trabalhando, pois foi para isso que fomos eleitos. Continuaremos dedicando todo o nosso empenho em trazer desenvolvimento para nossa cidade", finalizou.

Com esta liminar, o Prefeito, Nicó Junior, continua no cargo, de onde não chegou a ser afastado e permanecerá nele, segundo a decisão, até o que o mérito seja julgado pela corte, em Natal.

Da assessoria de comunicação

DEPUTADO ESTADUAL WALTER ALVES DISPUTARÁ CÂMARA FEDERAL


Walter Alves
Conforme o blogue adiantou, o deputado estadual Walter Alves deve mesmo disputar vaga na Câmara Federal. Com a saída do primo Henrique Alves para disputar o governo, Waltinho colocou o nome à disposição do PMDB para substituí-lo na bancada potiguar em Brasília.

Tags:PMDB

WILMA PODERÁ MUDAR DE OPINIÃO SOBRE CANDIDATURA AO SENADO

A ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria

A situação de Wilma de Faria (PSB) não é tão confortável assim! A ex-governadora tem demonstrado interesse em disputar uma cadeira para representar o RN no Senado. Fala também em liberdade dada pelo partido para tomar a decisão sobre que cargo disputar na majoritária.
Porém, o que Wilma mais pensa nesse momento é a tranquilidade de uma eleição, e para isso está disposta até a compor com a família Alves, como sinaliza o acórdão que coloca Henrique na disputa pelo Governo. A ex-governadora prefere estar blindada dos seus principais adversários.
Observe que em oito anos de administração, a ex-governadora Wilma viu filhos, irmãos, genros e amigos envolvidos em escândalos de corrupção, registrados com nomes de “Hígia”, “Foliaduto”, “Foliatur”, “Sinal Fechado”, “Ouro Negro”, “Pecado Capital”, “Ponte de Todos”.  Quase um escândalo por ano.
Por conveniência, os escândalos poderão ser colocados na gaveta e a corrupção deixará de ser pauta nessa eleição. Caso Wilma mude de opinião e faça uma composição diferente para disputar o Governo, já saberá quais armas serão usadas pela oposição.
Do Blog de Gláucia Lima