17 de mar. de 2017

Vereador Jatão (DEM), em sessão destaca a importância da participação da população na Tribuna Popular

Vereador Jatão da Rádio (DEM), em seu pronunciamento falando da importância da Tribuna Popular. Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Na sessão legislativa dessa última terça-feira (14), na Câmara Municipal de Umarizal-RN, o vereador Jatão da Rádio (DEM), destacou a importância da participação da população na Tribuna Popular da Câmara Municipal. A Tribuna Popular Instrumento de grande importância para ampliar a participação dos munícipes. Onde é utilizada por entidades ocorrendo nas sessões plenárias da Câmara. O orador possui vinte minutos, sem apartes, para a explanação do tema a que se propôs.  

O vereador relatou que a Tribuna Popular, sempre foi uma causa que o mesmo, gritou e falou sempre na sua campanha eleitoral.

“Sempre gritei, falei e objetivei no período na minha campanha eleitoral, que foi a questão da participação do povo em uma legislação, seja ela no executivo ou legislativo, ou seja o povo participando daquilo que é votado para o povo. Mais ou ler o regimento interno desta casa, me deparei que aqui nesta casa, já tem uma tribuna popular instaurada. Só que não existia a questão de você propagar, transparecer de você mostrar para o povo, você povo já pode sim participar, mais claro que seguindo as regras”, disse.

Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

O parlamentar destacou que estará divulgando a Tribuna Popular, em associações, comunidades rurais e urbanas. O democrata ainda relatou como a população pode vim participar da Tribuna Popular, vindo sete dias antes na câmara municipal, “Na secretaria desta casa, dizer que quer falar na tribuna, assunto a ser tratado, se inscrever e participar da sessão seguinte. Ao término de cada sessão você terá 20 minutos, para estar nessa tribuna”, destacou o vereador.


Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Exemplo de Administração / Prefeita Elijane Paiva "corta na própria carne" e reduz seu salário para superar crise financeira



A prefeita Elijane Paiva (DEM), na manhã desta quinta-feira (16), emitiu o Decreto nº 07/2017 que dispõe sobre a redução do próprio salário, assim como do seu vice-prefeito, Raimundo Dias (PPS), bem como dos cargos comissionados de primeiro escalão municipal, em Umarizal (RN).

A democrata baseou-se no princípio de moralidade administrativa e da eficiência na gestão pública para tomar sua decisão e considerando a grave crise financeira que se alastra pelo país e sobretudo nos pequenos municípios que vivem basicamente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A atual gestora umarizalense, levou em consideração o grande montante de dívidas herdado da gestão anterior e o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, especificamente na observância do limite prudencial com gastos com a Folha de Pagamento do funcionalismo.

"Somos conscientes das dificuldades que nosso município tem enfrentado e não seria justo com nosso povo manter um salário naquele patamar. Mesmo o valor dos subsídios tendo sido aprovado pela ex gestão, fizemos questão de reduzir e enquadrar na real condição financeira de nossas receitas", comenta a chefe do Executivo Municipal.

"Sabemos que o trabalho que vem sendo feito por toda a nossa equipe, onde os primeiros frutos já começam a brotar, deve ser cada vez mais valorizado. No entanto, a atual situação financeira nos obrigou a tomar essa decisão e esperamos que no mais breve espaço de tempo, tudo seja normalizado", acrescentou a gestora.

Falando com exclusividade ao Blog Hermes Castro, a prefeita Elijane Paiva fez questão de exaltar a participação do vice-prefeito Raimundo Dias em todo esse processo. "Raimundo é mais que um parceiro nosso, ele é acima de tudo um braço forte da nossa gestão. Ele prontamente entendeu a grave situação financeira e, em prol da gestão, aceitou a redução em seus subsídios".

"Dessa forma, os salários da prefeita e do vice-prefeito sofrerá uma redução de 14% sobre o valor atual. Essa redução atingirá também, no montante de 10%, todos os secretários municipais. Já o salário do Procurador Geral e do Controlador Geral do Município, ficará em R$ 2.240,00", finalizou a prefeita.

Nota do Blog
A prefeita Elijane Paiva, o vice-prefeito Raimundo Dias e todos os secretários mostram com essa atitude que estão conectados com a real situação financeira que vive a cidade de Umarizal. Mostram que vale a pena apostar na verdadeira mudança que ficou tão evidente nos resultados das urnas, em 02 de outubro passado.

Assim, a prefeita democrata marca um "golaço" e mostra a todos que, de bom grado e sem paixões políticas, às vezes temos que dar um passo para trás, firmar os pés no chão, pegar impulso e avançar rumo ao tão sonhado e merecido desenvolvimento que a Terra do Gavião tanto almeja.


Atitude merecedora de aplausos e de respeito.