6 de nov. de 2013

Presidente do legislativo umarizalense inova e informatiza Câmara Municipal.



O presidente do legislativo umarizalense, vereador Washington Sales (PSB), concluiu nessa terça-feira, 05, a última etapa do processo de informatização da Câmara Municipal. Washington realizou a entrega de 9 computadores pessoais adquiridos para agilizar o trabalho dos vereadores.
“Com essa entrega que fazemos hoje cumpro mais uma promessa minha aos vereadores desta casa. Colocamos a internet nas praças para que as pessoas possam acessar a grande rede e acompanhar as sessões livremente, também instalamos a TV Web Câmara que transmite todas as sessões em tempo real para o mundo e agora fizemos a entrega dos notebooks que vão melhorar a tramitação de projetos, requerimentos por parte dos demais parlamentares dessa casa”, explicou Washington.

Após entregar os equipamentos, Washington leu para todos os presentes o termo de responsabilidade pelo qual os parlamentares se comprometem em zelar pelo computador que fica sobre seus cuidados durante todo mandato. O presidente disse que agora o próximo passo "e o mais difícil", é concluir os gabinetes dos vereadores. 
Assessoria CMU
 
 
NOTA DO BLOG - PARABÉNS AO PRESIDENTE DA CASA POR MAIS UMA CONQUISTA, AGORA FICA AQUI A MINHA COBRANÇA SOBRE A INTERNET  WI -FI QUE O PRESIDENTE PROMETEU PARA O BAIRRO SÃO JOSÉ, ACREDITO EU QUE SEJA MAIS BARATO DE QUE APENAS UM NOTEBOOK DESSES.

TIRE UM POUCO DE SUAS DUVIDAS SOBRE O QUE É DE FATO UMA RADIO COMUNITÁRIA




1. O que é uma Rádio Comunitária? 

Rádio Comunitária é aquela que funciona em baixa potência, operada por uma associação ou fundação sem fins lucrativos da região onde a rádio funciona.
Para a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), as Rádios Comunitárias promovem a participação dos cidadãos e defendem os seus interesses. Elas cumprem melhor a sua finalidade quando atendem aos gostos dos ouvintes, informam a verdade, colaboram na solução de problemas, debatem idéias de todos os segmentos, estimulam a diversidade cultural e, particularmente, não se curvam às manobras das grandes empresas e mega-interesses impostos pelo mercado dominante. Historicamente elas se prestam a exprimir os pensamentos dos que não tem voz e a abrir canais de expressão e informação para eles. 

NOTA DO BLOG - 


O QUE A FM FRATERNIDADE 104,9 DE UMARIZAL VEM FAZENDO FOGE DO VERDADEIRO PADRÃO DE UMA RÁDIO COMUNITÁRIA, EXISTE UM PROGRAMA SEMANAL QUE É UM ABSURDO E É USADO DE FORMA IRREGULAR, O PROGRAMA É O MOMENTO ECONOMIA APRESENTADO PELO LOCUTOR AGMAR DUTRA DE SEGUNDA A SEXTA – FEIRA DAS 08:00 ÁS 08:30. É UMA VERDADEIRA FESTA DE PROPAGANDA DURANTE A SEMANA. ENTENDA POR QUE ESTOU DIZENDO ISSO.

2. Como funciona uma Rádio Comunitária? 

Apenas fundações e associações comunitárias e sem fins lucrativos podem receber licença do Serviço de Radiodifusão Comunitária.
A Radiodifusão Comunitária é a radiodifusão sonora, em freqüência modulada, operada em baixa potência (até 25 watts ERP) e com sistema irradiante (antena) de até 30 metros de altura, com cobertura restrita para a comunidade de um bairro ou vila.
3. Qual é a finalidade de uma Rádio Comunitária?
A Rádio Comunitária deve atender a comunidade:
  • Dando oportunidade para a divulgação de idéias, cultura, tradições e hábitos da comunidade;
  • Ajudando a unir e integrar a comunidade, estimulando o lazer, a cultura e convívio social;
  • Prestando serviços de utilidade pública e ajudando a Defesa Civil quando necessário;
  • Ajudando o aperfeiçoamento profissional de jornalistas e radialistas da comunidade;
  • Colaborando com o direito de liberdade de expressão.

4. Como deve ser a programação de uma Rádio Comunitária?
A programação de uma Rádio Comunitária tem alguns princípios:
  • Finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas para a própria comunidade;
  • Promoção de atividades artísticas e jornalísticas e a integração das pessoas da comunidade;
  • Respeito pelos valores éticos e sociais da pessoa e da família;
  • Não pode acontecer discriminação de raça, religião, sexo, preferências sexuais, convicções político-ideológico-partidárias e condição social;
  • O espaço da rádio é democrático, então, todos da comunidade têm o direito de participar, falar e dar as suas opiniões, além de poder manifestar idéias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações (no momento apropriado);
  • É proibido o proselitismo, ou seja, uma idéia ou uma crença não pode ser divulgada como se não existissem outras idéias ou crenças;
  • Deve ser respeitada a pluralidade de opiniões, então devem ser divulgadas todas as diferentes opiniões sobre os assuntos tratados na rádio.

5. Quem são os dirigentes da Rádio Comunitária?
Os diretores da fundação ou associação comunitária são os dirigentes (responsáveis) da Rádio Comunitária.
Os dirigentes devem ser brasileiros de nascença ou naturalizados há mais de 10 anos, e devem também morar na comunidade atendida pela rádio.

Além dos dirigentes, toda Rádio Comunitária deve ter um Conselho Comunitário com pelo menos 5 membros (quanto mais membros, melhor). Os membros do Conselho Comunitário devem ser representantes de entidades da comunidade, como associações de classe, beneméritas, religiosas, de moradores etc. Este Conselho serve para acompanhar a programação da emissora e garantir o bom atendimento à comunidade e o respeito pelos princípios de uma Rádio Comunitária. 

NOTA DO BLOG -

O DIRETOR DA RADIO DE UMARIZAL NÃO MORA EM NOSSA CIDADE E ACOMPANHA A PROGRAMAÇÃO PELA INTERNET. OUTRA COISA QUE NÃO PODE, A REALIDADE É QUE A RÁDIO ESTÁ ENTREGUE A UMA ÚNICA PESSOA.  #ACORDAUMARIZAL


6. O que é Apoio Cultural e como ele funciona? 

As Rádios Comunitárias não podem passar anúncios e propagandas. A única coisa permitida como patrocínio é o Apoio Cultural.
Apoio Cultural é o patrocínio da programação ou de um programa da rádio, feito por empresas ou estabelecimentos que ficam na área atendida pela rádio. O Apoio Cultural não pode ser usado como propaganda, somente o nome da empresa pode ser citado.
Alguns exemplos de Apoio Cultural: “Este programa tem o apoio cultural da Lanchonete da Vovó” ou “A nossa programação de quintas-feiras tem o apoio cultural da Mecânica do João”. 

NOTA DO BLOG - 


QUASE TUDO ISSO QUE NÃO É PRA ACONTECER ESTÁ ACONTECENDO, AI EU FICO ME PERGUNTANDO CADÊ AS NOSSAS AUTORIDADES QUE NÃO TOMAM O CONHECIMENTO DISSO, ISSO É MOTIVO DE INVESTIGAÇÃO, O MP DE UMARIZAL PODE MUITO BEM DAR UMA AVERIGUADA NA PROGRAMAÇÃO DESSA EMISSORA, ESTÃO GANHANDO MUITO DINHEIRO POR QUE ATÉ PRA FAZER UM ANUNCIO DE UMA MISSA A EMISSORA ESTÁ COBRANDO, COISA QUE NÃO PODE.


7. O que as emissoras de Radiodifusão Comunitária não podem fazer?
  • Usar equipamentos fora das especificações do Ministério das Comunicações;
  • Transferir (dar, vender ou alugar) para outras pessoas os direitos ou procedimentos de execução do serviço;
  • Ficar fora de funcionamento por mais de 30 dias sem motivo justificável;
  • Infringir os dispositivos da Lei 9.612/98 (Lei de Radiodifusão Comunitária), outras leis ou suas regulamentações.
As possíveis penalidades são: advertência, multa e cancelamento da autorização no caso de reincidência. 

COM IMFORMAÇÕES DO SITE - http://audiocidades.utopia.org.br/textos/textos_radios_cartilha_radiodifusao.html / ADAPTADO POR " CLEUMY CANDIDO FONSECA 

“A maioria da carne de porco consumida em Umarizal, vem do lixão”. Afirma o vereador Érico Onofre

Durante a sessão ordinária da Câmara municipal de Umarizal realizada nesta terça-feira, 5 de novembro, o vereador Érico Onofre (PMDB), mostrou uma grande preocupação para com a origem da carne de porca consumida no município.

O parlamentar afirmou que porcos criados no lixão de Umarizal, em meio a toda origem de dejetos, são abatidos e depois comercializados no próprio município.

A carne, logicamente, não passa por qualquer tipo de inspeção, já que, é abatida artesanalmente por alguns criadores.

A maioria da carne de porco consumida em Umarizal vem do lixão. São centenas de porcos criado no lixão de Umarizal, quem passar por lá pode conferir, esses porcos são abatidos e sua carne é consumida por nós umarizalenses, isso é uma questão de saúde pública, temos que abrir os olhos para essa questão”. Enfatizou o vereador.

Ainda segundo o vereador existi alguns criadores em Umarizal que criam seus porcos de forma correta, com ração e milho, e tem uma carne de procedência.

Por O Mural de Riacho da Cruz

Os abalos políticos em Pedra Preta

O fotógrafo Canindé Soares estava quase chegando ao município de Pedra Preta, neste domingo, para registrar o clima na cidade depois dos abalos sísmicos.
Já estava quase chegando à cidade quando se deparou com a cena abaixo,
Hoje, capaz de provocar abalos…
Na parede da casa humilde, Garibaldi para governador e Rosalba para o Senado.
Era 2007.
Garibaldi perdeu…Rosalba ganhou.
Hoje eles não estão mais juntos.
Quem ganha e quem perde, convém aguardar.


Foto: Canindé Soares
 

À espera da cassação

A deputada federal Sandra Rosado (PSB) tem circulado bastante por Natal.
Conversado muuuito.
Sandra tem andado sempre em companhia do marido, ex-deputado Laíre Rosado, e dos filhos, a deputada estadual Larissa Rosado e o vereador de Mossoró, Lairinho Rosado.
O grupo, que faz oposição à prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, com quem Larissa disputou a eleição do ano passado, anda fazendo fiiiiga para a prefeita ser cassada na quinta-feira, quando o TRE julgará o mérito das ações contra o mandato dela e do vice.
Hoje Sandra não apareceu no plenário da Câmara, em Brasília.
Única potiguar que não registrou presença, segundo o placar eletrônico da Casa.
Em Natal e Mossoró, expectativa…e muitas conversas de pé de ouvido.






FONTE: http://www.thaisagalvao.com.br/

Após série de abalos sísmicos, cidade do RN pede ajuda de psicólogos

Prefeitura de Pedra Preta quer auxílio para tentar acalmar população.
Laboratório Sismológico da UFRN registrou 500 abalos na cidade em 12 dias.

Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal, é epicentro de tremores que atingem o RN (Foto: Canindé Soares)

 

A Prefeitura de Pedra Preta, distante 149 quilômetros de Natal, solicitou à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) o envio de psicólogos para dar apoio a moradores da cidade após sequência de tremores que vem assustando a população nos últimos dias. O pedido foi feito na última sexta-feira (1) e ainda está sendo analisado pela Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres) da Sesap, que definirá nesta quarta-feira (6) o número de profissionais que será enviado.


O chefe de gabinete da Prefeitura de Pedra Preta, Jorge Alessandro Ferreira, informa que o pedido foi motivado pela tensão que os abalos sísmicos têm causado na população. "O tremor do dia 25 de outubro, de magnitude 3,7, mexeu muito com os moradores. Só se fala nisso na cidade desde então. Queremos acalmar e orientar as pessoas", explica.

No início da tarde desta terça-feira (5), pesquisadores do Laboratório Sismológico da UFRN confirmaram que houve uma sequência de quatro abalos sísmicos, sendo o maior deles, o terceiro, de magnitude 3,5. O epicentro dos eventos foi mais uma vez o município de Pedra Preta Nas redes sociais, natalenses relataram que sentiram o chão tremer na capital.
O Laboratório Sismológico da UFRN continua acompanhando a atividade sísmica que vem ocorrendo na localidade de Cabeço Preto, em Pedra Preta, desde o dia 24 do mês passado. Desde então, já foram registrados mais de 500 eventos. A maioria, porém, considerados micro tremores que não são percebidos pela população, sendo apenas registrados pelas estações sismográficas mais próximas do epicentro.
Tremores consecutivos
Na última quinta-feira, dia 31 de outubro, entre 20h e 23h, pelo menos dez tremores1 foram registrados pelo Laboratório Sismológico da UFRN. O maior deles teve magnitude 3,5. Pela primeira vez desde o início dos abalos, os pesquisadores da UFRN orientaram a população a ficar fora de suas residências.
No dia seguinte, a governadora Rosalba Ciarlini enviou uma equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para Pedra Preta com o objetivo de avaliar os riscos de desabamento de residências que foram afetadas com os últimos tremores de terra que ocorreram na cidade. Uma equipe do Exército também se deslocou para a cidade.


Na ocasião, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Josenildo Acioli, aconselhou os moradores a permanecerem em suas casas e tratou de tentar tranquilizar a população. "Não há motivo para abandono. Tomamos as precauções para ter uma resposta rápida e eficaz se necessário", afirmou.
Uma equipe do Laboratório Sismológico da UFRN também foi para a cidade nesta sexta-feira (1º). "A população está assustada, com medo. É importante que venha alguém para pelo menos orientar a população sobre como proceder em caso de um tremor mais forte", disse o prefeito de Pedra Preta, Luiz Antônio Bandeira de Souza. Segundo ele, muitos moradores dormiram fora de suas residências com medo de tremores mais fortes. "A situação é preocupante. Os tremores vêm aumentando e a gravidade aumentou consideravelmente", disse o prefeito.
Várias casas estão com rachaduras que apareceram após os tremores de terra. Além disso, uma quadra de esportes da cidade foi interditada por risco de desabamento.

FONTE: G1.COM/RN

Prefeito de Olho D'água do Borges vai à Justiça tentar calar o blogueiro/vereador Escolástico, mas virou réu no mesmo processo

O Prefeito de Olho D'água do Borges-RN não gosta de ler matérias verdadeiras publicadas neste Blog  que fazem críticas à sua gestão. Por isso,  ingressou com uma Ação contra este blogueiro no Juizado Especial da Comarca de Umarizal, através da qual pede uma indenização por Danos Morais equivalente a 40 salários mínimos. Acontece que, a Petição que pede minha condenação traz no seu bojo injúria e difamação contra mim. Por isso, o meu advogado requereu Contraposto a meu favor e pede uma indenização por Danos Morais de R$ 27.000,00. Para encerrar, vale  lembrar o  provérbio popular: "o feitiço pode cair em cima do feiticeiro".

Fonte: Blog do Professor Escolástico

Dilma dá cargo a Luizianne para travar PSB e Eduardo

A ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins foi contemplada pela presidente Dilma Rousseff com uma cadeira de membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O presidente do PSB, governador de Pernambuco e possível candidato ao Planalto, Eduardo Campos, tentou convencer Luizianne a sair do PT e ingressar no seu partido, sob a promessa de ser candidata ao governo do Ceará. Seria uma forma de equilibrar a legenda no Estado, após a saída do governador Cid Gomes, que migrou para o PROS.



FONTE: RANIELE GOMES