30 de ago. de 2013

ATENÇÃO .......ATENÇÃO ........ATENÇÃO ------- PRÓXIMA SEMANA O BLOG TEM VARIAS NOVIDADES ........AGUARDEM


HOJE A CIDADE DE UMARIZAL AMANHECEU EM CLIMA DE ALEGRIA ...... MAS SÓ PARA AS CRIANÇAS !!!!






Pelo menos as crianças de Umarizal amanheceram o dia de hoje com o dia mais alegre, o trem da alegria está aqui na cidade fazendo a alegria das crianças onde mesmo percorre as principais ruas da cidade fazendo a alegria de todos.
Já a vida pacata dos outros umarizalenses não mudou em nada, sem esperança de melhorias em nada, a economia do município não ajuda os comércios locais. Uma cidade parada no tempo e bote tempo nisso, as perspectivas são as seguintes quem é pobre fica mais pobre e quem tem melhores condições de vida a tendência é melhorar por que como diz aquele velho ditado a agua só corre pro mar.    

RN vai receber médicos de seis países, confirma Secretaria de Saúde

 DO G1.COM

 

Profissionais são da Argentina, Cuba, Espanha, Portugal, Rússia e Itália.
Número é relativo à primeira etapa do programa Mais Médicos.

 

 

O Rio Grande do Norte receberá médicos de seis países estrangeiros na primeira etapa do programa Mais Médicos, do governo federal. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) confirmou nesta quinta-feira (28) a vinda de 18 profissionais da Espanha, Argentina, Rússia, Cuba, Portugal e Itália. Além dos médicos estrangeiros, 25 profissionais brasileiros, com formação no Brasil e exterior, atenderão nas cidades potiguares.

A maioria dos estrangeiros é da Espanha. São oito profissionais de nacionalidade espanhola. O segundo país com mais profissionais é a Argentina, com cinco. Na sequência estão a Rússia, com dois médicos, além de Cuba, Itália e Portugal, cada um com um profissional. Os estrangeiros vão para três cidades da Grande Natal e duas do interior. São elas Natal, Ceará-Mirim, Macaíba, São Miguel do Gostoso e Touros.
 
Com os profissionais brasileiros, a quantidade de cidades atendidas aumenta. Entram na lista os municípios de Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras,  Monte Alegre, Olho d'Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana, totalizando 19 cidades potiguares.

Nesta sexta-feira (30), secretários municipais de saúde e coordenadores da Atenção Básica dos municípios beneficiados realizarão uma reunião na Sesap para sistematizar o acolhimento dos profissionais brasileiros e estrangeiros escolhidos no programa. Os médicos devem chegar ao estado a partir de segunda-feira (2).

Durante a reunião, os técnicos da Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) vão discutir com os representantes dos municípios como será a acolhida, atuação e monitoramento dos médicos. A Comissão no RN é composta por técnicos da Sesap, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Conasems), além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Para a coordenadora do Provab e técnica da Sesap, Uiacy Alencar, o Mais Médicos atenderá uma carência do país. “Não temos médicos suficientes, principalmente para atuar na atenção básica. A distribuição dos profissionais ainda é muito desigual. No RN há 1,23 médicos por mil habitantes, proporção menor que a média nacional", explica.

A Sesap acrescenta que o programa terá duração de até três anos, podendo ser prorrogado por igual período. Os médicos receberão uma bolsa de R$ 10 mil do governo federal. Haverá também ajuda de custo para acomodação nas cidades, que ficarão responsáveis por moradia e alimentação.