28 de abr. de 2026

Fátima reage a críticas e crava: “Vou eleger Cadu Xavier governador”


 
A governadora Fátima Bezerra (PT) deixou explícito que pretende conduzir pessoalmente a sucessão estadual de 2026 no Rio Grande do Norte. Durante entrevista ao programa Além da Notícia, exibido pelas TVs Metropolitano e Trampolim, ela afirmou: “Vou eleger Cadu Xavier governador”.
 
📌 Na mesma fala, Fátima ampliou o desenho político que pretende defender no próximo ano. 
 
Segundo ela: “O time do Lula é fortíssimo. Vou eleger Cadu Xavier governador e a vereadora Samanda como senadora. A federação vai fazer no mínimo três deputados federais e pode brigar pela quarta vaga”.
 
⚠️ Ao comentar a relação com o vice-governador Walter Alves (MDB), a petista disse que a decisão dele de não assumir o governo teve motivação eleitoral. “Isso foi um movimento articulado exatamente para inviabilizar minha candidatura ao Senado. Eles sabiam que a vaga era minha”, declarou.
💰 Fátima também rebateu críticas à situação financeira do Estado. Ao comparar o cenário do RN com o da Paraíba, afirmou que recebeu o governo com déficit, folha atrasada e sucateamento das políticas sociais. Para sustentar a defesa da gestão, citou medidas como a recomposição do ICMS, a lei que limita o crescimento da folha e o Proedi.
🎯 No campo político, a governadora subiu o tom ao falar da avaliação popular e acusou parte da chamada mídia corporativa de atuar com desinformação. Ao mesmo tempo, reconheceu que o próprio governo precisa reagir melhor: “O governo precisa ir para cima”.
 
🚧 Na defesa administrativa, Fátima citou obras e ações que quer associar ao legado da gestão, como a transposição do Rio São Francisco, a barragem de Oiticica, o túnel Major Sales, a duplicação da BR-304 e investimentos em educação.

Allyson percorre 16 cidades em 7 dias e lidera a maior onda de adesões da Grande Natal

 


A semana que passou não foi comum na corrida pelo Governo do RN. Em sete dias, Alysson Bezerra construiu uma sequência de adesões nesta pré-campanha estadual, com apoios simultâneos na Grande Natal, no Litoral Sul e Norte e no Agreste potiguar, sempre abraçado pela população.

Um dos destaques foi a adesão simultânea dos prefeitos da 4ª, 5ª e 6ª maiores cidades do Rio Grande do Norte, todas da região metropolitana de Natal. Em São Gonçalo do Amarante, quarta maior cidade do estado, o prefeito Jaime Calado e fortes lideranças locais declararam apoio. Em Macaíba, o prefeito Emídio Jr., a vice-prefeita Raquel Rodrigues e todo o grupo político fecharam com o projeto. Em Ceará-Mirim, sexta maior cidade do estado, a adesão foi histórica: o prefeito Antônio Henrique, a vice-prefeita Margarethe, o ex-prefeito e líder político Júlio César, lideranças e 16 dos 17 vereadores da Câmara Municipal foram a Alysson.

A prefeita de Passagem e o prefeito de Monte Alegre também declararam apoio, cada um levando consigo todo o seu grupo político. Em Guamaré, os grupos de oposição se uniram em apoio a Alysson e, juntos, representam 60% dos votos do município. Ao todo, 15 municípios.

Lideranças como o deputado estadual Kleber Rodrigues e o ex-prefeito Júlio César foram além das declarações de apoio: falaram em vitória no primeiro turno.

No digital, o projeto 167 Razões ultrapassou 5 milhões de visualizações e os 10 mil seguidores no Instagram, provando que a presença de Alysson nos municípios ressoa muito além dos limites de cada cidade. Uma semana. Um único nome na liderança.

 

Fonte:  https://apodiagora.com.br/allyson-percorre-16-cidades-em-7-dias-e-lidera-a-maior-onda-de-adesoes-da-grande-natal/

Correio de Hoje divulga 1ª pesquisa Exatus sobre corrida eleitoral de 2026 no Estado

 

Levantamento traz cenários para os cargos de governador, senador, presidente da República e para deputados estaduais e federais

O jornal O Correio de Hoje publica, nesta terça-feira 28, sua primeira pesquisa de intenção de voto para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. O levantamento, realizado em parceria com o instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, traz cenários para os cargos de governador, senador, presidente da República e também para deputados estaduais e federais.

A sondagem foi encomendada pelo próprio O Correio de Hoje, veículo de circulação vespertina que integra o Grupo Agora RN, responsável também pela edição do AGORA RN. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-08384/2026, com divulgação autorizada para esta terça-feira.

URio Grande do Nortea Tânia Rêgo ABR
Eleitores vão às urnas em 4 de outubro para primeiro turno; segundo turno será dia 25
 - Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O instituto Exatus, que faz parte do Grupo Agora RN, atua na área de pesquisas sociais e científicas, sendo o responsável pela execução do levantamento.

De acordo com as informações técnicas registradas, a pesquisa ouviu 1.518 eleitores entre os dias 14 e 17 de abril de 2026, em diferentes regiões do estado, incluindo áreas urbanas e rurais. A amostra foi definida com base em critérios probabilísticos, considerando variáveis como sexo, faixa etária, nível de escolaridade e condição econômica, de modo a garantir a representatividade do eleitorado potiguar.

A metodologia aplicada é quantitativa, com entrevistas presenciais realizadas nos domicílios dos participantes, a partir de questionário estruturado e previamente testado. O plano amostral seguiu o método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho, buscando equilíbrio na distribuição territorial dos entrevistados.

A margem de erro estimada é de 2,51 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O controle de qualidade incluiu a checagem de 15% das entrevistas por equipe de supervisão, além de monitoramento por georreferenciamento.

Os resultados completos da pesquisa serão divulgados na edição desta terça-feira de O Correio de Hoje.