14 de mai. de 2020

Risco de contágio: 4 lugares que deve evitar frequentar durante pandemia


Embora Portugal esteja a ser bem-sucedido no que se trata ao tão falado achatamento da curva de propagação do novo coronavírus, a verdade é que a pandemia continua e é imperativo adaptarmo-nos a um ‘novo mundo’ no qual a Covid-19 dita as regras.  Por isso mesmo o site especializado Medical Daily, divulgou uma lista de quatro lugares que deve evitar frequentar durante o surto, mesmo após a sua reabertura ao público: 

 RESTAURANTES E BARES 

 Devido à quantidade de pessoas que geralmente se acumulam nestes espaços, e adicionalmente às condutas de ar condicionado ou à partilha de utensílios, como garfos e facas, tornam os restaurantes e bares em locais de risco elevado.  

CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS 

 Missas e outras celebrações em igrejas são regra geral muito frequentadas, e a probabilidade infeção aumenta assim exponencialmente (sobretudo quando as pessoas se sentam lado a lado). 

 ESCRITÓRIOS 

 Outro local que constitui um ponto significativo de contaminação por Covid-19. Basta pensar nos inúmeros locais comuns partilhados, assim como objetos de uso comum, e no toque indiscriminado e geral em superfícies como maçanetas, botões de elevadores, máquinas de café ou bebedouros.  

GINÁSIOS 

 São locais que muitas vezes envolvem a prática de desportos que requerem contacto próximo. Mais ainda, ao usar máquinas de musculação ou de cardio ocorre o toque em superfícies frequentadas por inúmeras pessoas e que acumulam não só germes como o suor dos indivíduos.  NOTÍCIA AO MINUTO

Bolsonaro: “Vai faltar dinheiro para pagar servidor público”

Na rápida conversa com os repórteres nesta manhã (14), ao deixar o Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro disse que, se a economia brasileira continuar “destroçada”, vai faltar dinheiro para o pagamento dos servidores públicos.  Ele criticava, como registramos mais cedo, as medidas de isolamento social impostas pelos governadores em meio à pandemia da Covid-19.  “Vai faltar dinheiro para pagar servidor público”, afirmou Bolsonaro.

 “Ainda tem servidor achando que há possibilidade de ter aumento neste ano ou no ano que vem. Não tem cabimento.”  E ainda:  “Os informais, que são 38 milhões, já perderam quase tudo. Segundo a OIT [Organização Internacional do Trabalho], os informais da América Latina perderam 80% do poder aquisitivo.”  O Antagonista