9 de ago. de 2021

Umarizal -RN / Sempre avançando na área da saúde.



 No intuito de estar avaliando o desempenho das equipes de PSF foram realizadas no fim do mês de julho e início de agosto, oficinas de capacitações com as equipes da saúde da família em todas as UBS de Umarizal. 

 No momento foram avaliados os serviços de pré-natal (capitações precoces de gestantes dentro dos territórios, atendimento de odontologia para esse grupo especificamente, acesso a exames de HIV e sífilis), atendimento a hipertensos e diabéticos, acesso ao citopatológico (exame preventivo em mulheres em idade produtiva) e vacinação de crianças com ciclo vacinal até 01 ano de idade.

 “Essas capacitações ocorrerão de quatro em quatro meses, com o intuito de avaliar e consequentemente dar seguimento as atividades básicas realizadas pelas equipes de Saúde da Família”, relata o coordenador da Atenção Básica, Charles Kenedy.

52,3% dos brasileiros tomaram ao menos uma dose da vacina contra covid-19


 O Brasil vacinou 111.564.196 pessoas contra a covid-19 até as 21h30 deste domingo (8.ago.2021). O quantitativo equivale a 52,3% da população e refere-se a pessoas que receberam a 1ª dose de vacina ou dose única. O número de habitantes totalmente vacinados chegou a 45.541.507, ou 21,3%. É o total de pessoas que completaram o ciclo da imunização. 

Ao todo, 152.676.138 doses foram administradas no país.  Os dados são da plataforma coronavirusbra1, que compila registros das secretarias estaduais de Saúde. As vacinas aplicadas no Brasil com duas doses são a CoronaVac, o imunizante de Oxford/AstraZeneca e o da Pfizer. Também está em uso a vacina da Janssen, que requer só uma dose. 

São Paulo é o Estado com o ritmo mais avançado de vacinação: 63,3% da população foi vacinada com uma dose. Já Roraima tem o ritmo mais lento de imunização: 39,6% dos habitantes foram vacinados com uma dose.