27 de dez. de 2011

Coluna de Tulio Lemos no Jornal de Hoje 27/12/2011


PROIBIÇÃO
Sherloquinho afirma que a governadora Rosalba Ciarlini disse aos manifestantes e grevistas que ocupam o Centro Administrativo: “Agora vocês vão ter que usar guarda-chuva, porque está proibido montar tenda; e se alguém por aí tiver um apito, a Polícia vai tomar. Comigo é assim: se quiser fazer barulho, vá gritar em outra freguesia que aqui agora é proibido”.

PAGAMENTO
A situação na Semob, secretaria de Mobilidade de Natal é preocupante. De acordo com um servidor qu prefere não ser identificado, os telefones estão cortados por falta de pagamento, funcionários levam de casa os garrafões de água mineral porque na secretaria não tem; mulheres tem que comprar papel higiênico porque no banheiro feminino não tem; às vezes também falta gasolina para os veículos da Semob. Ou seja: o caos.

PAGAMENTO II
Servidores também denunciam que os aparelhos de ar condicionado foram levados porque a empresa não recebeu o pagamento da locação e o calor no local está insuportável.


PAGAMENTO III
A Semob é uma das maiores fábricas de dinheiro da prefeitura de Natal, com a arrecadação milionária das multas. O problema é que o dinheiro vai para a conta única da prefeitura e desaparece na incompetência gerencial.

SUPLENTES
Caso o deputado Federal Rogério Marinho seja eleito prefeito de Natal, o Pastor evangélico João Costa assumirá o mandato em Brasília. Isso na hipótese de Betinho Rosado não assumir, já que é o titular.

SUPLENTES II
Caso o deputado Estadual Hermano Morais seja eleito prefeito em 2012, assume a Assembleia o primeiro suplente de sua coligação, advogado Kelps Lima.

TRIBUNAL
A coluna recebeu e-mail do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valério Mesquita, que responde nota do professor Geraldo Batista, publicada na semana passada: “Meu caro Geraldo Batista: Li, entristecido, sua desabonadora referência ao Tribunal de Contas através do e-mail que remeteu a coluna Túlio Lemos, comentando uma notícia improvável da escolha de determinado e honrado procurador ministerial para preencher uma vaga recente de conselheiro. À guisa de elogiar o referido magistrado, não precisava Geraldo debochar a nossa instituição. Temos, você e eu fraterna amizade, tanto no campo das letras como na convivência pessoal, há muitos anos”.

TRIBUNAL II
Valério Mesquita conclui: “E como atual presidente, com dez anos de exercício, deponho que jamais assisti os processos serem julgados ou tratados da maneira como o amigo, equivocadamente, se reportou. Existe um qualificado e treinado corpo técnico, seis procuradores ministeriais e mais sete conselheiros, pelos quais todos os processos de atos de pessoal, de despesas públicas das esferas estadual e municipal, por eles são analisados e julgados. Convido-o a conhecer o TCE, em dia e hora que desejar a fim de elidir a distorcida imagem que pintou durante as sessões que são públicas”.

AUTORITARISMO
A governadora Rosalba Ciarlini está sendo orientada a revogar o decreto que proíbe manifestações no Centro Administrativo. A repercussão foi a pior possível e o governo pode sofrer uma derrota na Justiça, pois o decreto é considerado inconstitucional.

AUTORITARISMO II
A Rosa pode voltar atrás e revogar o decreto, o demonstraria humildade na correção de equívocos. Se insistir, vai entrar na história do RN como intolerante às manifestações de servidores públicos. E a fatura vai ser cobrada nas eleições futuras.

NOTA DO BLOG - AINDA BEM QUE O VIÇE GOVERNADOR DO ESTADO ROBINSON FARIAS PRESIDENTE DO PSD SAIU DO BARCO DA GOVERNADORA, POR QUE ESSE ESTÁ MAIS DO QUE FURADO E IRÁ AFUNDAR, ISSO É APENAS QUESTÃO DE TEMPO!!!!!!!

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 15:32

Rosalba não fez “dever de casa” em 2011, diz Agnelo

O deputado estadual Agnelo Alves (PDT), que se coloca no bloco político dos "independentes" em relação à governadora Rosalba Ciarlini, inclui em seu artigo na Tribuna do Norte desta terça uma avaliação própria sobre o primeiro ano de gestão da democrata.

O blog destaca o trecho do artigo em que o pedetista discorre sobre o Governo Rosalba e faz comparações entre os estilos e as administrações dela e do hoje ministro Garibaldi Filho.

Escreve Agnelo:

"Aqui mesmo, na amada circunferência do Elefante RN, o tempo conspira contra o Governo da doutora Rosalba. Ela não fez o que popularmente chamamos de ‘o dever de casa'. É o povo quem diz que ‘o galo se mata na primeira noite'. A governadora passou o seu primeiro ano de governo de procissão em procissão, no louvor a cada padroeiro, e administrando apenas a folha de pagamento de pessoal.

"Há de se dizer - ouvi de alguns secretários da governadora - que o ministro Garibaldi Filho, enquanto governador, fez a mesma coisa e repete todos os anos. Nada disso. Garibaldi realmente, não perde uma procissão, sequer batizado. Mas cumpriu o ‘dever de casa'. Encontrou o Estado em dificuldades também. A doutora Rosalba chega ao seu segundo ano de governo. Não vale reclamar mais dos seus antecessores.

"Outra dificuldade, heim? A governadora desgastou o capital de sua vitória".

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 15:28

É culpa de Wilma e Iberê, avalia Rosalba sobre ranking


A governadora Rosalba Ciarlini atribuiu às gestões de Wilma de Faria e de Iberê Ferreira de Souza, do PSB, o fraco desempenho do Rio Grande do Norte em ranking elaborado pela revista inglesa The Economist, que reduziu o Rio Grande do Norte ao quinto pior estado da federação para se receber investimentos externos.

"O RN está pior porque deixaram de cuidar nos anos que se passaram. Deixaram de fazer nos últimos oito anos. Não é em onze meses que se recupera infraestrutura. Esse estudo é reflexo do que temos dito ao longo desse tempo, que o Estado está sucateado", afirmou.

Indagada, então, sobre o que será feito daqui para frente, ela comentou dois projetos: o primeiro se refere ao investimento de R$ 750 milhões em saneamento básico; outro é a implantação de um cinturão digital, que compreende levar fibra óptica a todo o Estado.

"Nossos vizinhos já têm projetos implantados. Nós também podemos implantar", disse. Rosalba Ciarlini acrescentou ainda que outro passo decisivo será a reestruturação do ensino médio. Segundo ela, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho definirá um novo formato para essa modalidade de ensino.

O ranking
Elaborado pelo grupo inglês "Economist", o Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros traz uma radiografia na qual se mostram quais unidades federativas estão preparadas para lidar com os recursos estrangeiros que serão investidos no Brasil a partir de 2012.

Nele, o Rio Grande do Norte é apontado como o quinto pior do País. A média do RN foi de 26,9 - numa escala que vai até 100. O índice projetou o Estado como o quinto pior do Brasil e o terceiro na região Nordeste. No estudo, 25 indicadores são mapeados em 6 categorias, tendo em todas o Rio Grande do Norte ficado abaixo da média nacional.

Mesmo com números tão desfavoráveis, a governadora Rosalba Ciarlini reiterou que até 2014, o RN receberá R$ 35 bilhões em investimentos; um terço do montante apenas com energia eólica.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 15:23

Paulo de Tarso sobre decreto da governadora Rosalba Ciarlini: "É um desatino político"


Em entrevista ao blog da jornalista Eliana Lima, o advogado e ex-secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Paulo de Tarso Fernandes(foto), não mediu críticas ao decreto da governadora Rosalba Ciarlini que proíbe manifestações públicas no Centro Administrativo.

Ao blog de Eliana, Paulo de Tarso foi cirúrgico: “É um desatino político”.

Segundo Paulo de Tarso, antes de se discutir aspectos constitucionais e jurídicos, “o autoritarismo levará o governo ao descrédito”.

De acordo com o blog, Paulo lembrou que quando era questionado sobre “certas medidas”, alertava que aquela é uma área pública, onde qualquer pessoa pode transitar.

E revelou que a governadora Rosalba nunca reclamou do “barulho” das manifestações.

Paulo tem a mesma opinião externada pelo nosso blog, em comentário abaixo: que a governadora revogue o decreto.

“A única postura que o governo deve tomar agora é revogar o decreto”, declarou Paulo de Tarso ao blog de Eliana Lima.

E acrescentou: “Imaginem se vão impedir manifestações em frente ao Congresso Nacional, em frente á Praça 7 de Setembro (onde ficam a Assembléia Legislativa do RN, o Palácio da Cultura (antiga sede do governo), o Tribunal de Justiça)? Não há como fazer. São espaços públicos, e o Centro Administrativo é uma praça pública”.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 14:53

Acidente em Plataforma da Petrobrás, no município de Guamaré, mata um e deixa dois feridos

Um acidente na noite de ontem na Petrobrás matou o técnico de segurança pleno Aldo Dias de Lima, 49 anos, lotado na Gerência Setorial de Segurança do Ativo de Produção Mar, em Guamaré.

Segundo nota emitida pela Petrobrás, o trabalhador se acidentou ao cair no convés da plataforma PUB-03 durante o transbordo da embarcação para a plataforma.

Outros dois técnicos ficaram feridos, mas não correm risco de morte.

Confira o teor da nota da Petrobrás:

- A Petrobras lamenta comunicar o falecimento na noite de ontem (26/12) do técnico de segurança pleno Aldo Dias de Lima, 49 anos, lotado na Gerência Setorial de Segurança do Ativo de Produção Mar.

O trabalhador se acidentou ao cair no convés da plataforma PUB-03 durante o transbordo da embarcação para a plataforma. Outros dois trabalhadores – o mecânico Francisco Wilson Vieira, empregado da empresa contratada Petroenge, e o supervisor Pedro Leopoldo da Silveira Neto, técnico de operação sênior da Companhia – ficaram feridos sem maior gravidade e foram socorridos pelas equipes médicas da Petrobras.

A Petrobras está prestando toda a assistência à família do empregado e dos outros dois trabalhadores.

A Companhia informa, ainda, que já instaurou comissão técnica para apurar as causas do acidente.

A Polícia Civil e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foram comunicadas oficialmente sobre a ocorrência.

Assessoria de Comunicação da Petrobras no RN

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 14:51

CHEGAMOS AOS 16.000 MIL ACESSOS



CONTINUEM ACESSANDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 11:04

Esforço humanitário evita tragédia maior no Tarcísio Maia


m meio ao caos na saúde em Mossoró, que vive pior momento de sua história, temos também coisas boas para contar, saudando gesto humanitário.

Médicos juntaram-se ontem à noite para atendimento a 16 feridos em acidente de uma van na BR-405 (veja postagem abaixo) e cuidaram das vítimas no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

O Governo do Estado, que não paga médicos e deixa o Tarcísio Maia sem equipe de plantão em boa parte do mês, recebeu mais essa lição.

A história

Por volta de 20h, uma van Ducato, Jumper, capotou na BR-405 no município do Apodi. Tinha 16 ocupantes que procediam da praia do Tibau com destino a Pau dos Ferros, origem de todos. O veículo ficou em estado imprestável.

Difícil entender como não tenha ocorrido uma enorme tragédia de maior dimensão.

A partir de mobilização no Twitter e outras redes sociais, alguns médicos aceitaram atender às vítimas no Tarcísio Maia, que estava sem plantonistas.

Os médicos Luiz Gomes, Eider Barreto e Paulo Mendes afluíram ao HRTM, ao lado do anestesiologista Elumar Pereira. O Samu, Polícia Militar e Polícia Rodoviária tinham feito trabalho preliminar de assistência às vítimas, no local do acidente.

O Tarcísio Maia não tinha ortopedista, pediatra, cirurgião e anestesista. O Governo do Estado não paga os médicos. Trabalho escravo? Ora!

O importante é que apesar da gravidade do acidente, apenas uma pessoa se manteve internada, inspirando maiores preocupações.

“Neste processo de mobilização foi fundamental o envolvimento do coordenador estadual do Samu, Luis Roberto”, comenta o jornalista Cézar Alves, que cobre o episódio.

“A única explicação para o domingo atípico no HRTM (sem grandes procedimentos cirúrgicos) é a existência de Deus”, comenta o médico Édson Júnior, conhecido por “Maninho”, através do seu endereço no Twitter.

Nota do Blog – Enquanto o Governo do Estado continuar priorizando propaganda, estádio de futebol e festas, o cidadão estará entregue a Deus e à boa vontade de médicos, enfermeiros etc.

Pobre Mossoró! Pobre RN!

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 11:00

Família de Micarla não a quer concorrendo à reeleição

Blog Visor Político (Alex Viana)

Familiares da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), têm externado o desejo de que a dirigente do PV no Rio Grande do Norte não se candidate à reeleição nas urnas de outubro.

Tendo à frente sua mãe, Mirian de Sousa, mas também suas irmãs Rosy de Sousa e Priscila de Sousa, esta corrente ainda não sabe se terá sucesso. Micarla acredita que terá no início das obras de mobilidade possibilidade real de mudança de viés da sua gestão.

Ainda não se sabe a opinião do marido da prefeita, o radialista Miguel Weber, sobre os destinos da gestora.

Nota do Blog – Esses familiares estão em sintonia com o povo, que também não a quer por mais uma temporada.


POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 10:55

Programa do Leite reduz atendimento e aflige famílias

O Programa do Leite está mesmo em vias de desmanche no Rio Grande do Norte.

Mossoró é um exemplo desse crime contra a economia ruralista e os mais carentes que se beneficiam desse importante serviço público.

O município chegou a ser atendido com abastecimento de 13.600 famílias por dia e hoje não passa de 6.400.

Crianças, idosos, enfermos etc. estão sendo vítimas desse desatino.

E tem alguns detalhes: nem sempre a entrega é feita diariamente e há casos em que o produto aparece em horários distintos, a ponto de chegar à noite a casa de alguns beneficiados.

O Programa do Leite assistia a 155 mil famílias diariamente. Hoje, segundo informações de fontes ligadas ao setor de beneficiamento do produto, estaria oscilando entre 70 e 80 mil litros/dia.

Nota do Blog – Confesso que não sei o que passa pelo comando do Governo do Estado.

O Programa do Leite já tinha sido desativado no segundo Governo José Agripino (DEM) – 1991-1994 -, mas foi retomado sem solução de continuidade por Garibaldi Filho (PMDB), Fernando Freire (PMDB), Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira (PSB).

Agora, marcha pro fim.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 10:54

Tony mototaxi cometeu suicídio no interior da Delegacia de Olho D'Agua do Borges

Gladstone cometeu suicídio

Gladstone Vicente de Paiva, 37 anos, ou Tony mototaxista, como era mais conhecido, se encontrava preso desde setembro quando tentou contra a vida do também mototaxista Antônio Marcos Alves de Oliveira "Gil Moto Táxi", aqui em Umarizal, o qual foi preso logo em seguida pelos policiais, e ainda se encontrava com a arma do crime. Tony, após ser autuado em flagrante delito, foi recolhido a uma das celas da Delegacia de Polícia de Olho D'Água, por motivos da DP de Umarizal não ter as minimas condições de manter nenhum preso.

Segundo informações, hoje pela manha o preso foi retirado da cela e em um momento de distração de um dos policiais, Tony pegou a arma do PM e atirou em sua cabeça, tirando sua própria vida.

FONTE: UMARIZAL NEWS

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 09:00

Governadora reúne imprensa nesta terça-feira para fazer um balanço do primeiro ano de sua administração

A governadora Rosalba Ciarlini reúne a imprensa nesta terça-feira(27) para um café da manhã, a partir das 8 horas, no Ocean Palace Hotel.

Na ocasião, Rosalba fará um balanço das ações de sua administração em 2011.

Rosalba também vai apresentar detalhes do calendário de matrículas para os alunos da rede estadual de ensino e da operação Verão 2011/2012 iniciada no último final de semana.

A governadora deverá dizer que o ano foi de dificuldades, que herdou um Estado querbrado, usar a Lei de Responsabilidade Fiscal como desculpas para não cumprir com os Planos de Cargos e Salários dos Servidores e por aí vai.

A verdade é que o primeiro ano de Governo de Rosalba Ciarlini não foi bom. Deixou muito a desejar e frustrou muita gente, inclusive correligionários.
A governadora, no entanto, tem 2012 e e mais dois anos para se recuperar e fazer o "RN acontecer", como diz o slogan de sua gestão.

Até agora não aconteceu.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 08:54

Agripino afirma que o DEM não fará aliança com o PSD porque o partido de Robinson Faria não tem história

Na entrevista concedida à Tribuna do Norte, o senador José Agripino voltou a atacar o PSD presidido no Estado pelo vice-governador Robinson Faria.

Agripino disse que o DEM não fará aliança com o PSD porque o partido de Robinson Faria não tem história.

Confira:

Tribuna - Há a hipótese do DEM fazer alianças regionais ou nacionais com o PSD?

Agripino - O PSD é um partido feito por pessoas que não têm uma história. O DEM tem uma história. Na hora que fizermos uma aliança com o PSD, nós estaremos emprestando nossa história a quem não tem história.

Do blog - Ora, ora, senador. O PSD, enquanto partido, pode não ter história, até porque foi criado recentemente. Mas muitos dos integrantes do PSD têm história. Agripino esquece que muitos membros do PSD são oriundos do DEM. Realmente o senador tem razão. O DEM tem uma larga história, iniciada na época da ditadura militar através da Arena e do PDS.

com informações da tribuna do norte

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 08:53