16 de set. de 2013

“É extremamente importante a participação de Mano”, diz prefeita de Mossoró, presidente da AMORN.



A prefeita de Mossoró Cláudia Regina disse que o prefeito de Umarizal, Mano Onofre desenvolve “um papel fundamental”, dentro da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN. Durante a Durante a 5ª reunião da associação, que aconteceu neste sábado, 14, na Câmara Municipal, Cláudia, que é presidente da entidade, enalteceu a participação do chefe do executivo umarizalense na associação.

“É extremamente importante a participação de Mano. Mano é o Secretario Geral da Associação e tem um papel fundamental na construção das políticas e dos atendimentos que a AMORN faz”, declarou Cláudia Regina.
Cláudia disse ter ficado feliz por realizar a reunião em Umarizal, principalmente durante a Festa do Padroeiro “A gente consegue juntar, a parte técnica, parte politica, mas sempre pautado com a fé e a religiosidade”, completou.


                                               DO SITE DA PREFEITURA DE UMARIZAL

Garibaldi conversa com Robinson sobre candidatura a governador em 2014.






O Jornal de Hoje destaca que numa ação articulada pelos Deputados José Dias (PSD) e Walter Alves (PMDB), reuniram-se, na última sexta-feira (13), para um almoço-jantar o Ministro da Previdência e Ex-governador, Garibaldi Filho, e o Presidente estadual do PSD, Vice-governador Robinson Faria. 

"Foi um almoço onde se analisou política, quadro sucessório, mas não houve deliberação. E nenhum político isoladamente poderá querer decidir numa fase já como essa, nada, principalmente eu, que estou na véspera de um encontro do meu partido", contou Garibaldi, remontando ao encontro com prefeitos, vereadores e vice-prefeitos do PMDB desta segunda-feira, para cientificar os peemedebistas sobre a decisão de rompimento da legenda com o governo Rosalba. 

"Robinson disse que tem confiança de que poderá ser apoiado por vários partidos e que aguarda a decisão do PMDB. Ele não pediu meu apoio de forma direta, porque ele sabe que eu só poderei me manifestar depois de ouvido o partido, e não apenas isoladamente, sobre candidatura de a ou b, porque o PMDB tem manifestado o desejo de ter candidato próprio", completou o ministro.

Sobre a reunião do PMDB, Garibaldi diz que reforçará que é pré-candidato, mas que espera que seja outro o nome a concorrer. "Eu vou nessa reunião dizer exatamente qual é a minha posição sobre isso. Mas vou mais procurar ouvir", disse. "Não sei se teremos nada de conclusivo, a não ser essas duas premissas da reunião: rompimento e candidatura própria. Vou dizer que sou pré-candidato, claro, mas vou dizer que espero que o partido não recorra ao meu nome e que possamos encontrar outro nome".

Sobre apoiar Robinson Faria para governador do Estado em 2014, o ministro disse ter atenção ao vice, mas que não pode antecipar. "Tenho que ouvir o partido, mas tenho, realmente, uma atenção a ele. Como todo o PMDB tem. Apesar de ele militar em um partido diferente do meu; é até o presidente do partido", destacou o ministro.

EXERCÍCIO

Para o vice-governador, tratou-se de um encontro para discutir cenários. "Walter quem articulou com José Dias, almoçamos nós quatro. Tivemos uma discussão de cenário. Garibaldi querendo saber da minha disposição. Eu reafirmei minha disposição de ser candidato a governador e ele disse que, no momento, o PMDB ainda está em fase de discussão interna", observou. "Ele está aberto ao diálogo. Não pode deliberar agora, porque o partido tem Henrique. Foi um exercício. Diria que foi um almoço muito interessante de abertura de diálogo que quero ter com o PMDB", disse.

O vice espera que outros encontros ocorram. "Essa foi primeira reunião minha após o rompimento. Ele agora está mais à vontade para conversar, ele antes tinha uma dificuldade. Notei que estão com boa vontade de dialogar comigo", acrescentou Robinson, destacando que irá lutar para unir a oposição no RN. "Vou lutar para unir os partidos de oposição ao governo do DEM, para que tenhamos uma chapa competitiva para que eu possa agregar a todos. Não tem como a oposição se dividir em duas", afirmou, defendendo a discussão "desarmada".

PMDB vai reunir Prefeitos do RN nesta segunda-feira (16), em Natal.

Com a temática do rompimento com o Governo Rosalba Ciarlini e os projetos para 2014, o diretório estadual do PMDB reunirá os prefeitos da legenda e os presidentes de diretórios municipais na próxima segunda-feira (16), às 9h30, no hotel Praiamar, em Natal. 

O partido, que em 29 de agosto anunciou a saída do bloco governista, oficializará o anúncio para os prefeitos e ainda discutirá os planos para 2014. A definição da executiva estadual da legenda é elaborar um projeto de Governo para o Rio Grande do Norte e lançar candidato próprio ao pleito de 2014. No entanto, ainda não há um nome posto para disputar a chapa majoritária.

O encontro desta segunda-feira será coordenada pelo Presidente Estadual do partido, o Deputado Federal Henrique Eduardo Alves, e contará com a presença do Ministro da Previdência Garibaldi Filho e dos deputados estaduais da legenda. 

No ato de anúncio do rompimento, logo após a reunião da executiva estadual, o Presidente do Diretório Estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, disse que foi consenso entre os integrantes da base governista o afastamento da gestão Rosalba.
 
 
 
FONTE:http://politicapauferrense.blogspot.com.br/

Relatório apresenta as ações na área da saúde entre janeiro e agosto de 2013 no governo do prefeito Mano.


Relatório apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde de Umarizal mostra que as ações na saúde no governo do prefeito Mano Onofre tem se intensificado e garantido atendimento médicos essenciais para toda população. Os dados são referentes ao período entre janeiro e 31 de agosto de 2013.

Nesses meses foram realizadas 507 consultas especializadas, 979 exames de média e alta complexidade, 117 pequenos procedimentos cirúrgicos, 601 exames em clínicas e outros 194 exames particulares.

Só em passagens o relatório mostra que foram disponibilizadas 871 para Natal, 1230 para Mossoró e 296 para Pau dos Ferros. Pousadas para acompanhantes de pacientes foram 726 pagas pelo poder executivo.

Além dos números de atendimentos e viagens com pacientes, o relatório ainda apresenta as ações que a Prefeitura de Umarizal vem realizando para ampliar os serviços de saúde no município.  Nas farmácias foram comprados medicamentos, No PSF – Programa Saúde da Família foi feita uma reestruturação das equipes e também foi adquirido mais um gabinete odontológico. Ainda destaca-se: A renovação do projeto PSE e a desvinculação do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família da cidade de Martins sendo contemplada agora somente a cidade de Umarizal.
 
 
As reformas e construção de novas Unidades Básicas de Saúde também são destaques entre as ações da Saúde alcançadas pela prefeitura de Umarizal. As informações repassadas pela Secretaria mostram, por exemplo, que a construção da UBS do bairro Cohab já está em faze com conclusão e a reforma da UBS do sítio Murici na zona rural está para ser iniciada.

Outra conquista da gestão foi a implantação da Unidade de Saúde na Rua Joaquim Clemente atendendo o bairro Santa luzia, Lalins, IPE, novo horizonte e o centro da cidade.

Entre outras ações do governo Mano, através da Secretária de Saúde, destacam-se: A garantia do tratamento odontológico, atendimento prioritário nas segundas feiras para pacientes da zona rural no Centro de Saúde Dom Elizeu Mende, continuação dos serviços da academia da saúde, a ampliação da Unidade de Saúde Cosma Lemes que é a que esta sendo reformada no bairro Caraíbas, a continuação do consórcio intermunicipal COPIRN que contempla o município através de preços mais acessíveis para exames de pessoas carentes do município e a expansão do PMAC que é o programa de melhoria da qualidade de atenção básica.

E ainda: A realização de campanhas de vacinação, a estruturação da farmácia básica, a contratação de médicos - que segundo a Secretária de Saúde, Luzinete Freitas fechou o quadro do Centro de Saúde, faltando apenas dois domingos - a aquisição de vários medicamentos para a farmácia básica entre outros pontos.

Do site da Prefeitura de Umarizal
 
 

 
Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da PMU

Agmar Dutra 
Contado: (84) 9921-1164
Obrigado pela divulgação

Amorn propõe parceria com a UERN para construir planos de resídios sólidos do Oeste


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pode ser uma grande parceira na elaboração do Plano de Resíduos Sólidos dos municípios que compõem a região Oeste do Rio Grande do Norte. Esta foi uma das definições apresentadas na 5ª reunião ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN). A reunião aconteceu na tarde deste sábado, em Umarizal, na Câmara Municipal, sob o comando da prefeita de Mossoró e presidente da entidade, Cláudia Regina.
A proposta da Amorn é que a Uern possa assessorar municípios da região Oeste na construção do plano que vai orientar a destinação correta dos resíduos sólidos gerados nestas cidades. A pró-reitora adjunta de Extensão, Suzaneide Ferreira, fez uma apresentação destacando a necessidade da criação destes planos. “Temos de ver este assunto com urgência, principalmente nos municípios que ainda possuem lixões a céu aberto”, comentou. A professora Suzaneide Ferreira dará apoio à construção destes planos.
 
 
A presidente da Amorn, Cláudia Regina, disse que vai entregar um documento sugerindo este convênio ao novo reitor da universidade, Pedro Fernandes, que tomará posse no cargo no dia 28 deste mês. “Já conversamos com o professor Pedro Fernandes sobre a necessidade desta parceria entre a associação e a Amorn”, disse Cláudia.
Outro assunto discutido na reunião foi a possibilidade de ampliação do Núcleo Avançado de Umarizal, de forma que ele possa atender a mais municípios da região. O diretor do campus de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio, participou da reunião e destacou a importância da interiorização do ensino. “Mas tudo temos que analisar cuidadosamente, vendo as condições da universidade, as potencialidades da região. Mas com certeza a universidade vai participar desta discussão com a importância que ela merece”, destacou.
TURISMO – Outra proposta apresentada na reunião foi a construção de uma estrada que ligue Umarizal à Casa de Pedra, impulsionando o turismo regional nos municípios próximos. O secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, disse que o Governo Estadual está acompanhando casos como este e, garantiu que dará celeridade à discussão.
A próxima reunião da Amorn deve acontecer no dia 26 de outubro, no município de Riacho da Cruz.
 
 

VIA RANIELE GOMES
 

'Realizei meu sonho', diz idosa de 88 anos após se casar nesta sexta no RN

Maria do Carmo e José Varela, de 105 anos, vivem juntos há meio século.
Casamento civil aconteceu em Maxaranguape, a 54 quilômetros de Natal.

Fernanda Zauli Do G1 RN

José Varela, de 105 anos, e Maria do Carmo, 88, se casaram nesta sexte-afeira (13), em Maxaranguape (Foto: Priscila Taline)

 

A aposentada Maria do Carmo Oliveira, de 88 anos, enfim, realizou o sonho de se casar. Nesta sexta-feira (13) ela oficializou no civil a união com José Varela dos Santos, que tem 105 anos. Eles moram juntos há meio século. "Estou muito feliz. Agora sim, realizei meu sonho", disse a aposentada logo após a troca de alianças.

O casamento aconteceu no município de Maxaranguape, a 54 quilômetros de Natal, e contou com a presença dos filhos, netos e bisnetos do casal. Ao G1, Maria do Carmo contou que não foi fácil convencer o companheiro a se casar. "Eu via todo mundo se casando e eu só morando junto. Eu também queria me casar, sempre pedia a ele, mas ele não queria. Ele dizia que não se casou quando era novo, também não ia se casar depois de velho", disse.
Depois de 50 anos de insistência, José Varela decidiu atender ao apelo da companheira. O casamento no civil é só o primeiro passo para a oficialização da união. No dia 14 de novembro, quando José completa 106 anos, o casal recebe as bençãos do padre na cerimônia religiosa que será celebrada na catedral da cidade. "Eu só vou usar aliança quando eu me casar no padre", revela José Varela.
No civil, o casamento foi realizado dentro do programa Justiça na Praça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, junto com outros 122 casais.


O casal é natural de Taipu, município a 50 quilômetros de Natal, e se mudou para a praia de Caraúbas, em Maxaranguape, há mais de 50 anos. José Varela é agricultor e Maria do Carmo, dona de casa. Há três anos ela teve a perna esquerda amputada por problemas vasculares. "Depois disso não consegui mais fazer tudo dentro de casa, só ando na cadeira de rodas, é mais difícil fazer tudo", diz.
Atualmente, quem cuida do casal é o filho adotivo. Ele conta que José Varela e Maria do Carmo levam uma vida como todo casal normal. "Eles se dão bem, mas como todo casal têm suas brigas", afirmou. A família ficou satisfeita com a decisão de oficializar a união. "Estamos todos muito felizes", disse Josivan.

Formados no exterior que atuarão no RN pelo Mais Médico chegam a Natal

Dos 19 médicos selecionados, 17 desembarcaram na manhã deste domingo.
Segundo a Secretaria de Saúde, eles vão atuar em oito cidades do estado.

 

Anderson Barbosa e Matheus Magalhães Do G1 RN

Profissionais do Mais Médicos que atuarão no RN desembarcaram em Natal (Foto: Matheus Magalhães/G1)

 

Dezessete dos dezenove profissionais com diploma do exterior – selecionados para atuar em oito municípios potiguares pelo programa Mais Médicos – desembarcaram na manhã deste domingo (15) em Natal. O representante da coordenação nacional do programa, Eduardo Melo, esteve no aeroporto Augusto Severo e recepcionou os médicos. Ao longo da semana, segundo ele, devem chegar os dois médicos que não vieram com o grupo. São um cubano e um boliviano formado na Argentina.


O médico cubano Reinolky Pérez, que vai trabalhar na cidade de São Tomé, a pouco mais de 100 quilômetros de Natal, disse não estar preocupado com os protestos de brasileiros contrários ao programa, muito menos com os que criticam os médicos de Cuba. “Estou aqui para trocar informações, trocar conhecimento. O mais importante é tratar e ajudar o povo brasileiro”, afirmou.
A coordenadora do programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte, Uiacy Alencar, explicou que o grupo é formado por sete médicos cubanos, seis brasileiros que se formaram fora do país, dois espanhóis, dois bolivianos, um ucraniano e um italiano. “Eles irão trabalhar em oito cidades do estado. Além de Natal, atenderão em São Tomé, Riacho de Santana, São Miguel, São Miguel do Gostoso, Macaíba, Ceará-Mirim e Touros”, acrescentou (veja quadro ao lado).
Ainda de acordo com a coordenadora, já nesta segunda-feira (16) os médicos iniciam a semana de acolhimento na capital, "oportunidade em que conhecerão os serviços de saúde e as características da população". Após este período, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados a partir do dia 22.
Trabalho dos estrangeiros
Conforme previsto na Medida Provisória que criou o Mais Médicos, os estrangeiros selecionados para atuar no programa trabalharão no Brasil por três anos. Neste período, terão registro profissional provisório que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica e apenas nas cidades a que forem designados pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento de tutores e supervisores. Cada médico será lotado em uma equipe de Atenção Básica.

Como o registro é restrito à atuação no programa, não será permitido que estes profissionais atendam na rede privada ou em outros serviços de saúde, como hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), por exemplo.

“A prioridade do Ministério da Saúde é a contratação de médicos brasileiros, mas não podemos deixar a população à espera de atendimento. Por isso, vamos continuar abrindo oportunidades para que médicos de outros países possam preencher as vagas onde nenhum brasileiro quiser ir”, assegura o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segunda etapa

Também consta no site do Ministério da Saúde que o Rio Grande do Norte receberá mais 7 médicos formados no exterior na segunda etapa do programa, devendo eles atuarem em Ielmo Marinho, Rio do Fogo, Tenente Laurentino Cruz, Touros, Upanema e Viçosa.

Grupo que atuará em oito cidades do RN passará semana em Natal (Foto: Matheus Magalhães/G1)