11 de fev. de 2025

A Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria de Educação, realizará a jornada pedagógica 2025.


 A Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria de Educação, realizará a jornada pedagógica 2025.

O tema desse ano é “Equidade na educação. Fortalecendo o diálogo sobre ensinar e aprender”.

O evento que reúne os educadores e trabalhadores na educação do município, acontecerá a partir do dia 17/02, próxima segunda-feira, e vai até o dia 21/02, sexta-feira.

“A jornada pedagógica é o momento para todos que fazem a educação de Umarizal sentarem, debaterem, planejarem 2025. Que possamos ter mais um ano de sucesso “, disse o Prefeito Raimundo Pezão.

Sem tempo a perder / começou bem em sua primeira seção como vereadora da cidade de Umarizal a querida amiga Clarice Anilena


 *Semana de Evangélico de Umarizal pode ser reconhecida como Patrimônio Cultural, Imaterial e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte*


Por solicitação da Vereadora Clarice Anilena, através do mandato do Deputado Dr. Bernardo Amorim, já se encontra em tramitação na Assembleia Estadual, o Projeto de Lei Nº 006/2025 de 04 de fevereiro de 2025, que dispõe sobre o reconhecimento da Semana do Evangélico em Umarizal como Patrimônio Imaterial, Cultural e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte.


Eleita a primeira mulher evangélica em Umarizal, para o cargo de Vereadora, com apoio maciço do seguimento, Clarice valoriza a comunidade Evangélica logo em seu primeiro ato na câmara. As festividades acontecem em dezembro de cada ano e já se tornaram tradição local e regional.


Com o reconhecimento aprovado, abrem-se as portas para a angariação de recursos para sua realização do evento. Além disso, ele entra no calendário Cultural Estadual, ganhando ainda mais destaque.


"O projeto segue nas comissões da Assembleia Estadual e, assim que for aprovado, traremos ao conhecimento de todos. Gostaria de agradecer ao Deputado Dr. Bernardo que nos atendeu prontamente. Agradeço mais uma vez à população pela confiança em mim depositada", finaliza a vereadora Clarice Anilena.

Preço de medicamentos genéricos pode cair mais de 50%, diz Ipea

 

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a entrada de medicamentos genéricos no mercado reduz significativamente os preços dos produtos farmacêuticos. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira 10, revela que a queda pode chegar a mais de 50% com a concorrência de três ou mais genéricos.

Os genéricos são produzidos após a quebra da patente do medicamento de referência, geralmente 20 anos após seu lançamento. Eles possuem a mesma substância ativa, dosagem e indicação terapêutica que os produtos originais, mas a preços mais acessíveis. De acordo com o estudo, a entrada do primeiro genérico no mercado provoca uma redução média de 20,8% nos preços mínimos. A partir do terceiro genérico, a economia chega a 55,2%.

O estudo também destacou que mercados altamente concentrados, onde há menos concorrência, sofrem maior impacto com a entrada de genéricos. Nesses casos, a redução média nos preços é de 34%. Além disso, o momento em que os genéricos são lançados influencia nos efeitos: quanto mais rápido após a quebra da patente, maior a queda nos preços.

Crescimento dos genéricos no Brasil

Os genéricos já representam 34% do valor total das vendas de medicamentos no Brasil. Entre 2003 e 2019, o crescimento anual na comercialização desses produtos foi de 18,3%, três vezes maior do que o observado para outros tipos de medicamentos.

PEC da redução da idade mínima para cargos majoritários pode beneficiar Alysson Bezerra no RN

 

A proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a idade mínima para concorrer à Presidência da República e ao Senado começou a ganhar força durante o recesso legislativo. De autoria do deputado eros biondini (PL-MG), o projeto inicialmente foi associado ao bolsonarismo e visto como uma forma de beneficiar aliados.

No entanto, no Rio Grande do Norte, a mudança também poderia favorecer o prefeito de Mossoró, alysson bezerra, que hoje está impedido de disputar cargos majoritários devido à idade. Caso a PEC avance, o prefeito, que vem ampliando sua base política no estado, poderia entrar no tabuleiro eleitoral com novas possibilidades para 2026.