14 de dez. de 2023

Senado aprova indicação de Dino para o STF por 47 votos

 

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (13) o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) com 47 votos favoráveis e 31 contrários.

Para ser aprovado, precisava só de 41 votos a favor. A expectativa do governo era de que Dino tivesse de 48 a 52 votos.

A aprovação se deu depois de uma sabatina que durou 10 horas e 2 minutos na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa Alta. Dino teve 17 votos a favor contra 10.

Com o resultado, Dino poderá ficar no STF, segundo os critérios atuais, até 30 de abril de 2043, quando completará 75 anos. Ocupará a vaga deixada por Rosa Weber, que se aposentou oficialmente em setembro.

Com a aprovação, a posse de Dino deve ficar para 2024. O próprio presidente do STF, ministro Roberto Barroso, já sugeriu que seria “mais razoável” que o evento fosse realizado no próximo ano. Isso porque o Poder Judiciário entra em recesso na próxima quarta-feira (20).

Poder 360

Troca de pré-candidato em Apodi (RN)

 

O prefeito de Apodi (RN), Alan Silveira (MDB), trocou o seu pré-candidato a prefeito em 2024. Sai de cena Luciano Moura, seu chefe de Gabinete, e entra Sabino Neto, atual secretário de Saúde. O novo pré-candidato é irmão de Humberto Filho, sócio e cunhado do deputado estadual Neilton Diógenes (Progressistas). Com isso, abre caminho para fazer as pazes entre Alan e Neilton e, por gravidade, recompor o grupo governista que venceu as eleições 2020 com vistas ao pleito 2024.

César Santos