15 de ago. de 2022

Terremoto político na cidade serrana de Martins

 


Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos de seis dos nove vereadores de Martins, cidade do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, com base na lei da cota de gênero. A decisão de plenário, por sete votos a zero, não pode ser revertida. Daí, a Câmara Municipal terá que convocar os novos vereadores.


Entre os vereadores que perderam o mandato está o presidente do Legislativo, Fulgêncio Teixeira Neto. Os outros são: José Françoar Ferreira da Silva, Clemente Gurgel de Amorim Neto(Netinho Gurgel), Uilame Júnior de Paiva Silva, Francisco Sales da Silva(Rabim) e Francisca de Assis Melo Rodrigues(Xinó). Todos foram eleitos pelo Democratas, hoje União Brasil.

Com a recálculo dos quocientes eleitorais e partidário, serão diplomados e nomeados: Jadson Fontes (Republicanos), Sargento Filho (Republicanos), Bibiu (PSD), Maria de Baiano (PSD), Jean Ferreira (PT) e Marquinhos Papa Tudo (Pros.). Como o presidente foi cassado, os vereadores realizarão novas eleições para o cargo.

Os novos vereadores se juntarão aos três eleitos em 2020: Helena de Clemente (Republicanos), Cabecinha (Republicanos) e Ercílio Lisboa(PSD).

Todos os vereadores cassados formavam a bancada da prefeita Maria José (União Brasil). Agora, a bancada governista passa a contar apenas com o apoio do Marquinhos Papa Tudo. A oposição tem o comando do Republicanos, com quatro vereadores. PSD, com dois vereadores e o PT, com um, completam a nova bancada oposicionista que ganha no plenário por 8 a 1.

O ministro Alexandre de Moraes, que assumirá a presidência do TSE nesta terça-feira (16), foi o relator do processo. Ele decretou a nulidade de todos os votos recebidos pelo Democratas nas eleições de 2020, cassando os seis vereadores e determinando o recálculo dos quocientes eleitorais e partidários. O Democratas foi punido por ter usados candidaturas "laranjas" para driblar a lei da cota de gênero.

Acompanharam o voto do relator os ministros Ricardo Lewandoski, Mauro Campbell, Benedito Gonçalves, Sérgio Banhos, Carlos Horbach e Edson Fachin.

Eleições começam pra valer Aparti de amanhã 16

 Aparti de meia noite de hoje , os pré candidatos a todos os cargos já podem disponibilizar seus números de urna, fazer a campanha corpo a corpo.


A campanha começa Pra valer Aparti de amanhã, terça-feira dia 16..

O candidato invisível

 O Senador e Candidato a Governador Styvenson Valentim está cumprindo o que prometeu. Saiu de cena. Ele disse que ia fazer um detox das Redes Sociais. Já fez. E que não vai aparecer no horário da propaganda eleitoral. .. Que não vai fazer campanha…. Que vota nele quem quiser…. E que não vai pedir votos.

Será um Candidato invisível. Mas do que isso. Não quer apoio de nenhuma liderança.

Deputado João Maia participa do aniversário do açude de Lucrécia

 


O deputado federal João Maia foi presença em Lucrecia, na festa de aniversário do açude.    Evento que virou tradição no município do Oeste do Rio Grande do Norte.    João foi recebido pela prefeita Ceição Duarte, a vice Dedete, o ex-prefeito Walter Araújo, além de vereadores e amigos da cidade.   

 Lucrécia é um dos municípios da região que conta com emendas dos mandatos de João Maia, que destina recursos para as áreas de educação, saúde e pavimentação.    “É sempre uma alegria enorme visitar Lucrécia e encontrar tanta gente querida. A Festa do Açude é tradicional e devemos prestigiar esse momento. Sem dúvida uma grande oportunidade de rever amigos e saber no que podemos contribuir”, disse João Maia.  

FONTE: thaisagalvao.com.br

Na tarde desse domingo (14) estivemos na cidade de Patu-RN, participando do Encontro de Lideranças Politicas da região do Médio Oeste, a convite do pré-candidato a senador, Rogério Marinho.

 


 

 Na oportunidade estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças politicas da região, onde reiteramos o nosso apoio à candidatura do ex-ministro ao senador federal. Rogério é um grande colaborador do nosso município, com o envio de maquinários, recursos, poços artesanais entre outros benefícios que vêm beneficiando o povo umarizalense. Diante disso, o mesmo merece o nosso total apoio, por todo o seu compromisso com o RN e a nossa amada Umarizal. 

 Fotos: Ricardo Pereira #rogeriomarinhosenador #eleicoes2022 #rn #umarizal

Nordeste tem queda de Lula e alta de Bolsonaro

 


As pesquisas no Nordeste dão dor de cabeça aos coordenadores da campanha de Lula, cada vez mais perto de algo inédito em mais de duas décadas: perder os 50% do eleitorado. Média semanal compilada pela Potencial Inteligência para o Diário do Poder mostra que as intenções de voto no petista, antes de 57,1%, estão em 51,5%. O problema é que Bolsonaro segue em alta. É a média de pesquisas estaduais, com mais de 37 mil entrevistas em mais de mil municípios.

Fátima na posse de Alexandre de Moraes

 Conforme antecipamos, a Governadora Fátima Bezerra (PT) foi convidada pelo próprio Ministro Alexandre Moraes e confirmou presença na sua posse na Presidência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília (DF).

Fábio Dantas sem Rogério Marinho

 


Sem a presença do Candidato a Senador Rogério Marinho, o Candidato a Governador Derrotado em todas as 22 pesquisas divulgadas até agora, Fábio Dantas, foi a Mossoró (RN) de braços dados com o Ex-Governador Robinson Faria que é Candidato a Deputado Federal. 

 O mesmo Robinson que ele disse que foi “o pior Governador da história do Rio Grande do Norte (RN)”.  O mesmo Robinson que quando ele era Vice assumiu o Governo do RN e “elaborou um projeto para demitir 14 mil servidores estaduais”. 

 O Candidato a Deputado Estadual Zé Dias estava com eles. Fábio foi receber o apoio do Ex-Prefeito, Fernando Cunha.