3 de mai. de 2017

Umarizal sediará etapa regional dos Jogos da Juventude Escolar do RN



A Prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), através da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura (SMEC), oficializou na tarde desta quarta-feira (03) o apoio à realização da etapa regional dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (JUVERN'S).

O anuncio aconteceu na sede da 14ª DIRED, onde o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), professor João Pessoa, fez a explanação da importância desses jogos para toda a comunidade estudantil.

"É preciso a união de todos os envolvidos na prática do esporte estudantil para que os nossos jogos venham a ser cada vez maior e possa atrair ainda mais os nossos jovens para a prática esportiva", comentou Pessoa.

"A fase do JUVERN's em Umarizal é uma das oito etapas regionais que acontecerão em todo o Rio Grande do Norte. As duas equipes campeãs em cada etapa disputará a fase interregional até chegarem à grande final dos Jogos no RN", finalizou.

Para a etapa umarizalense, estão confirmadas escolas de Riacho da Cruz, Lucrécia, Viçosa, Messias Targino e como representante local, a Escola Estadual Zenon de Souza, que disputará na modalidade Futsal Masculino.


Neste ano, os jogos acontecerão no Ginásio Poliesportivo de Municipal, entre os dias 17 a 21 de maio.


Centro de Saúde tem médico de plantão de domingo a domingo e nos feriados desde que Elijane assumiu prefeitura, diz diretora.

Dr. Leopoldo é um dos médicos plantonistas do CSDGO - Foto: Léo Silva
Médicos de plantão, equipe de enfermeiros completa, medicamentos em estoque, ambulâncias sempre abastecidas e a população sendo bem atendida. É dessa forma que vem funcionando o Centro de Saúde Dr. Guaraci Onofre (CSDGO) desde que a prefeita Elijane Paiva assumiu o governo municipal, segundo conta a diretora da unidade, Veruza Dias.
Em entrevista ao O Umarizalense nesta terça-feira (02), Veruza disse que a maior dificuldade que encontra atualmente é a falta de estrutura do prédio onde a maior unidade de saúde do município vem funcionando há quase 4 anos, mas que compensa o problema com a dedicação das equipes de saúde que estão empenhadas em atender a população bem, uma cobrança da própria prefeita.
A diretora Veruza Dias acompanha o atendimento dos pacientes que chegam ao Centro de Saúde – Foto: Léo SIlva
“Agradeço demais a gestão de Elijane, porque era um compromisso de campanha que está sendo cumprindo e que faz a gente trabalhar com bem mais gosto”, diz.
De acordo com Veruza, desde 1º de janeiro não falta médico para atender a população em Umarizal. A diretora detalha que há plantonistas de domingo a domingo e inclusive nos feriados. “Os plantões acontecem das 19h às 7h todos os dias e feriados. Feriado não falta médico aqui. Nesse feriado de primeiro de maio, o médico saiu hoje às 7h da manhã”, conta.
Ao todo, cinco médicos cumprem escala no CSDGO. Veruza acrescenta ainda que nos finais de semana (sábado e domingo), os plantões são de 24h. “É bom que a população fique sabendo, pois alguns ainda perguntam se tem médico atendendo. Repito, a gente tem médicos todos os dias. Final de semana é 24 horas. O dia todo”.
População elogia melhora no atendimento – Foto: Léo Silva
Veruza destaca ainda que quando alguém procura a unidade em horário que não há plantonista, é feito o encaminhamento de imediato para uma das cinco áreas do PSF (Programa Saúde da Família) que também estão completas. “Quando não há plantão, nós encaminhamos o paciente para as áreas onde há médico e se for urgência, o médico vem até aqui. A gente só faz o encaminhamento quando não é uma urgência, mas quando chega urgência, a gente liga para o médico e ele vem”, garante a diretora.
Sobre as condições físicas do prédio, Veruza diz que já conversou com Elijane e que a chefe do executivo já está viabilizando o retorno da unidade para seu lugar de origem no Centro de Umarizal. “A estrutura é lamentável, mas esperamos que em breve possamos sair daqui, de volta para o centro. Enquanto isso, temos feito nosso melhor e a população tem reconhecido nosso trabalho”, finaliza.
Mudança
As mudanças na área da saúde pública no município de Umarizal, principalmente relacionadas ao Centro de Saúde Dr. Guaraci Onofre são reconhecidas pela própria população. O professor Wemesson Ferreira Souza avalia: “Isso é uma grande verdade. Antes quando íamos ao posto de Umarizal, não tinha médico e tínhamos q nos deslocar pra Olho D’água do Borges, mas agora na gestão da prefeita Elijane, toda vez q chegamos no Centro de Saúde, tem médico, inclusive domingo a noite e feriados”, comenta.
Já o promotor de vendas Miguel Junior destaca: “Não moro em Umarizal, mas vejo que está realizando um trabalho eficiente na minha terra natal, servindo a população com todo vigor”.
Outras centenas de comentários e depoimentos de umarizalenses que buscaram o atendimento no CSDGO e foram atendidos tomam conta das publicações da prefeita na rede social Facebook. O perfil é visualizado diariamente por milhares de pessoas que acompanham as ações que a gestora vem divulgado nas mídias.
Na última publicação, Elijane destacou a presença médica diária no município e agradeceu a diretora Veruza pela gestão do CSDGO. “Médicos de plantão de domingo a domingo e até nos feriados. Essa foi uma das primeiras medidas que tomei para atender a população na área da saúde. Hoje quem procura o Centro de Saúde Dr. Guaraci Onofre tem a certeza de que será muito bem acolhido e atendido. Agradeço os esforços de todos os profissionais da saúde, em especial a diretora Veruza Dias que vem contribuindo de forma significante com a nossa administração”