24 de jan. de 2014

Afastada pelo TRE, governadora do RN reajusta salários de professores

Aumento de 8,32% foi anunciado na tarde desta sexta-feira (24).
Governadora Rosalba Ciarlini foi afastada do cargo por decisão do TRE.

Do G1 RN
Comente agora
Governadora sorri ao assinar reajuste para professores da rede estadual de ensino do RN (Foto: Ivanízio Ramos)Governadora sorri ao assinar reajuste para professores da rede estadual de ensino (Foto: Ivanízio Ramos)
Afastada do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), anunciou nesta sexta-feira (24) o reajuste de 8,32% para professores ativos e inativos da rede estadual de ensino durante despacho administrativo com a secretária de Educação, Betânia Ramalho. A chefe do Executivo Estadual também anunciou a adição da progressão horizontal a partir de março a todos os professores e especialistas, bem como autorizou o pagamento do terço de férias a todos os servidores da pasta da Educação.


De acordo com o governo, o aumento de 8,32% será pago em fevereiro retroativo a janeiro e obedece ao Piso Nacional com percentual definido pelo Ministério da Educação. A secretária de Educação, Betânia Ramalho, declarou que além da progressão horizontal, já foram pagos quinquênios e mais de três mil aposentadorias represadas desde 2006. “Fizemos tudo isso para mostrar que o governo está promovendo uma reposição de direitos que não foram cumpridos em anos passados”, disse.

A governadora também adiantou que encaminhará para a Consultoria Geral do Estado o projeto de lei que altera o porte das escolas da rede estadual. Os projetos serão encaminhados à Assembleia Legislativa tão logo o ano legislativo seja iniciado.

A secretária de Educação acrescenta que a alteração do porte das escolas incide na gratificação dos diretores, de acordo com o tamanho das escolas. Pela nova proposta da governadora, os diretores terão a gratificação atual dobrada em praticamente todos os portes. Além disso, os diretores das Diretorias Regional de Educação (Dired) também receberão aumento na gratificação. “Isso é um reconhecimento muito importante para aqueles que contribuem efetivamente para o fortalecimento da educação”, encerrou a secretária.

Afastamento

Rosalba foi condenada por abuso de poder econômico e afastada do cargo por uma decisão do TRE que ainda a tornou inelegível por oito anos. A decisão do pleno ainda cassou os mandatos de Cláudia Regina (DEM) e de Wellingtton Filho (PMDB), prefeita e vice-prefeito de Mossoró, respectivamente. Ambos também estão inelegíveis 8 anos. A decisão do TRE foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nesta quinta-feira (23).

A defesa da governadora já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar suspender a decisão do TRE. O mandado de segurança que pede a suspensão do acórdão do TRE foi protocolado pelos advogados Felipe Augusto Cortez, Esequias Pegado Cortez e Thiago Cortez, no início da tarde desta sexta e ainda aguarda distribuição entre os ministros do TSE.
Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do RN (Foto: Canindé Soares)Ricardo Motta, presidente da Assembleia do RN
(Foto: Canindé Soares)
Enquanto isso a Assembleia Legislativa do RN marcou para este sábado (25) às 9h30 a sessão extraordinária de posse de Robinson Faria no Governo do Estado. A Mesa Diretora da Casa deliberou a publicação de edital no Diário Oficial do Estado convocando os deputados estaduais que se encontram em recesso parlamentar.

De acordo com o deputado Ricardo Motta, presidente da AL, é necessário o quórum mínimo de 8 deputados, um terço do número de deputados que compõem a Casa.

FONTE: G1.COM/RN

QUATRO POSSÍVEIS PRÉ CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO

quem será ???? quem será ???? que vai chegar ao palácio potiguar



De uma coisa eu tenho certeza o sonho de Robson Farias de ser governador do estado está perto de se concretizar, mas isso pode ser por pouco tempo já que a qualquer momento a então governadora Rosalba Cialine pode voltar ao comando do estado por que o seu afastamento ainda cabe recurso no TRE/TSE.
No momento o nome mais forte é a da ex- governadora do estado Wilma de farias, que em todos os cenários de todas as pesquisas ganha de qualquer um dos adversários nesse momento.

Wilma vai está neste domingo dia 26 em tibau a convite de Sandra rosado em sua casa de veraneio, e claro que o cardápio do almoço será as eleições de outubro.

Fernando bezerra não decolou, Fernando mineiro não vai arriscar, desses apenas Robson Farias continua no pariu, e Wilma nem ai, se for candidata ao senado tira Fatima bezerra do atual cenário desenhado pelo próprio PT.
A POLÍTICA DESSE ANO ESTÁ IGUAL A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, NÃO TEM DATA PRA ACABAR.

Robinson Faria tomará posse amanhã


A Assembleia Legislativa dará posse a Robinson Faria (PSD), como novo governador do Estado.
Veja abaixo a deliberação:
1- o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta, reuniu a Mesa Diretora;
2- por se encontrar a Assembleia Legislativa em recesso parlamentar, a Mesa Diretora deliberou pela publicação no Diário Oficial de edital convocando os deputados estaduais para sessão extraordinária de posse do vice-governador Robinson Faria para às 9h30 deste sábado (25);
Categoria(s): Política

O PREFEITO E O SEU DEPUTADO !!!! E MAIS ALGUEM EM 2014 ???????????



O VERMELHO SEMPRE PREDOMINOU ENTRE ESSES DOIS HOMENS, MAIS AGORA PARA ESSAS ELEIÇÕES DE 2014 MAIS GENTE VAI SUBIR NO PALANQUE DE MANO, POLÍTICOS ESSES QUE FAZIAM PARTE DA OPOSIÇÃO EM 2012  MAS QUE EM 2014 TODOS VÃO APOIAR O MEDICO GETÚLIO REGO CASO ELE VÁ DISPUTAR MAIS UMA ELEIÇÃO.

FALO ISSO POR QUE  EXISTE BOATOS DE QUE ELE IRIA SE APOSENTAR POLITICAMENTE E QUE IRIA COLOCAR SEU FILHO LEONARDO REGO PARA DISPUTAR A VAGA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

AGORA VAMOS VER ESSA APROXIMAÇÃO DE POLÍTICOS QUE FORAM CONTRA NO PASSADO RESSENTE E  SE ESSE ANO VÃO TER QUE SUBI NO MESMO PALANQUE, E QUANDO PASSAR AS ELEIÇÕES COMO PODERÁ FICAR O QUADRO POLITICO DE NOSSA CIDADE .

VAMOS AGUARDAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!

O Colunista Claudio Humberto destaca ataque de manifestantes a van de ministros em natal na inauguração da arena das dunas



O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Industrial) levaram um susto na inauguração do estádio Arena das Dunas, em Natal. Acompanhados de ministros, eles seguiam para o estádio quando foram surpreendidos por um grupo de manifestantes que apedrejaram, picharam e tentaram derrubar a van em que estavam. O veículo teve o vidro quebrado.
CONTRA COPA
O Arena das Dunas foi o primeiro a ser inaugurado após a Copa das Confederações. O Planalto teme mais protestos nos doze estádios.
MAIS UMA DOSE
Apesar do incidente, seguranças de Dilma e do governo saíram para comemorar “sucesso” da operação. Acabaram pegos pela Lei Seca.
SE DEU MAL
Flagrado na blitz, Victor Ciarlini tentou dar carteirada ao se identificar como sobrinho da governadora Rosalba (DEM-RN). Teve a CNH retida.

Crianças, gestantes e idosos de Umarizal recebem imunização na Sala de Vacinas do CSDEM.

Vacinação para gestante, crianças e idosos em dia e com acompanhamento. É assim que o Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes imuniza a população e a protege de diversas doenças. A Sala de Imunização é onde são vacinados todos que procuram a unidade. De acordo com a técnica de enfermagem responsável pela ala, Ana Raquel, o Centro de Saúde oferece todas vacinas, tanto pra criança quanto para o adulto.

“Para crianças de 0 a 5 anos nós temos a VIP, a pólio oral, a DTP, a Penta, a rota vírus, a vitamina A, Hepatite B, BCG, tripliciviral, meningocócica, DTP, febre amarela entre outras e para adulto nós temos a DTP, a DT e temos a de Hepatite B. O nosso município ela faz a BCG e a tríplice viral nos dias de segunda-feira. As outras em qualquer dia da semana de segunda a sexta”, explica Ana Raquel.

A técnica destaca para ter acesso à vacinação, é preciso que a população traga apenas o cartão de vacinação ou o prontuário. “A sala de vacina é uma sala de imunização pra gestante, idosos e crianças, mas as pessoas tem que vir trazer seu cartão de vacina, pegar o prontuário por que eu tenho que averiguar quais elas já tomaram e se tem a necessidade de tomar a vacina ou não”, Detalha.



Ana Raquel destaca ainda que o CSDEM conta com um estoque expressivo de vacinas e que é difícil haver faltas. “Ele não fica sem a vacina em momento nenhum, a não ser em um caso extremo de uma vacina está vencida ai esperamos chegar a nova remessa que é questão de 8 dias, mas é excepcional . Sempre estamos abastecidos acho que raramente faltou alguma vacina”, conta.

Organização.

Vacinação em dia, dentistas atendendo, nutricionista, médicos, além de uma equipe de técnicos e enfermeiros vem conseguindo transformar a o Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes em uma unidade de referência. A nova administradora da UBS, Susana Pereira ressalta que as equipes são preparadas e prontas para atender a população. "Isso graças ao suporte que o prefeito Mano e a Secretaria de Saúde vem nos oferecendo para que realmente quando uma pessoa procurar nosso serviço, ele possa sair daqui satisfeito e com seu problema resolvido", destaca.

A meta do prefeito Mano é fazer até o final do seu mandato com que a atenção básica e a saúde preventiva funcionem 100% no município atendendo a todos que necessitarem do serviço. "Tenho uma preocupação com todas as áreas do meu governo, mas estou com um olhar especial pra saúde, e a nossa secretária Luzinete vem nos auxiliando nessa tarefa grandemente e a população agrade".
Do site da Prefeitura de Umarizal

Rosalba diz que confia na justiça de Deus e dos homens

A governadora se pronunciou ontem sobre a decisão do TRE que determinou seu afastamento e disse que confia na justiça.

Gerlane Lima,
rosalba_ciarlini_mA governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, disse que confia na justiça de Deus e dos homens. Durante a confraternização dos operários da Arena das Dunas, Rosalba se pronunciou sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que determinou seu afastamento. Ela disse que está com a consciência tranquila e confiante.
Esta é a segunda vez que Rosalba Ciarlini é afastada do cargo por abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2012 em que apoiou a candidata Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB) em Mossoró.  De acordo com o juiz Herval Sampaio, eles teriam sido beneficiados pela instalação de um poço, a mando da governadora, em uma comunidade carente do município. 
Dia 10 de dezembro de 2013, a justiça eleitoral também havia determinado o afastamento da governadora que permanecia no cargo por meio de liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A governadora está cumprindo a agenda administrativa e os advogados estão cuidando do caso e recorrendo a todos os recursos a que ela tem direito.

Prefeito assegura compra de material e fardamento de trabalho para agentes comunitários de saúde.

Os agentes comunitários de saúde irão receber fardamento e material de trabalho. Em reunião com o prefeito Mano e a secretária de Saúde, Luzinete Freitas, os servidores receberam a confirmação do chefe do executivo municipal que será realizada a compra de todo material necessário para desenvolvimento do trabalho das equipes.
“Estou indo para Natal e o que não tiver no comércio daqui eu vou adquirir lá e entregar ao pessoal, pois eles precisam e merecem de mais. E posteriormente vamos mandar confeccionar as fardas deles para que eles possam trabalhar identificados e dentro do que manda as normas da Secretaria de Saúde para que possa reforçar em uma visita nas casas o pessoal possa identificar que são agentes de saúde”, disse Mano.

A reunião foi realizada na prefeitura. Mano avaliou a reunião de forma positiva já que pôde ouvir dos agentes suas reivindicações para uma melhor prestação de serviço a comunidade. “Foi ótima a reunião. Eu vim mais para ouvir do que para mostrar alguma coisa e eles mostraram algumas coisas que estavam travando e nós vamos destravar para que as coisas fluam melhor”, afirmou o gestor.

Atualmente Umarizal conta com 28 Agentes de Saúde que são distribuídos pelo município por quantidades de famílias em cada área. De acordo com a enfermeira coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Erika Diniz, o Agente de Saúde tem fundamental importância para que os serviços de saúde oferecidos pelo município cheguem a população.


“O Agente de Saúde pode ser tido como elo entre o serviço e o profissional no caso o enfermeiro por que é ele [o agente] que conhece toda área, que vai fazer a visita domiciliar, vai saber quantas gestantes tem na área dele, quantas crianças tem e é ele quem aproxima o usuário do serviço”, explicou Erika.
O prefeito Mano também participou da reunião com os agentes de endemias do município e também se comprometeu em comprar todo material necessário para realização do trabalho de prevenção que os servidores realizam no município. 
Mano também reafirmou o compromisso de se reunir mais vezes com as equipes para avaliar os trabalhos e ouvir as reivindicações dos funcionários da saúde. "Garanto que vamos nos encontrar mais. Quero ouvir mais pra saber quais as dificuldades e o que tá dando certo nesse serviço e com isso só quem ganha é a população", complementou.
Também participou das reuniões a diretora do Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes, Susana Pereira.
Do site da Prefeitura de Umarizal


Agripino não garante legenda para Rosalba Senador do DEM foi reticente quanto ao apoio, nas instâncias partidárias, à reeleição da governadora.

Luis Juetê, Gazeta do Oeste,
agripino_mossoro_370O presidente nacional do Democratas (DEM), senador José Agripino, não garantiu ontem (23) a legenda para que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) concorra à reeleição no embate eleitoral deste ano. Em visita à residência de praia da ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (PMDB) e do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), o dirigente democrata foi reticente quanto ao apoio, nas instâncias partidárias, à reeleição da governadora.
"O Democrata quem é? É a governadora, é o senador José Agripino; é o deputado Felipe (Maia), é o deputado Getúlio (Rego), é o deputado José Adécio, o deputado Leonardo Nogueira, os prefeitos. São eles que vão responder. Não sou eu quem vai responder a essa pergunta. Quem vai responder essa pergunta é o interesse do partido. O partido vai se reunir na hora certa para, em função dos seus objetivos, definir quais são os caminhos do partido, se vai ser candidatura própria ou se vai ser aliança com outros partidos", explicou o senador José Agripino.
Na condição de líder maior da legenda no Rio Grande do Norte, o parlamentar democrata explicou que ele será uma voz quando das discussões em torno do assunto. "Quem é o fórum próprio para definir isso? As convenções do partido. Tanto nacional quanto estadual", frisa.
Questionado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE a respeito do sentimento das instâncias partidárias em relação à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, o senador José Agripino disse que não houve, por parte dos membros do DEM uma posição definida quanto ofertar ou negar legenda a chefe do Poder Executivo. "As bases do partido não disseram nada porque não foram consultadas. Nem informalmente e nem extraoficialmente, porque quem poderia fazer essa consulta é o presidente e o presidente do partido não fez essa consulta ainda, porque não chegou a hora. Nem no plano nacional e nem no plano estadual, até porque eu acho que tudo tem de ser feito na sua hora, na hora oportuna", assinala.
Mesmo com uma administração extremamente mal avaliada, o senador e presidente do DEM entende que todo e qualquer cidadão está credenciado para disputar um mandato eletivo. "Qualquer brasileiro está credenciado. Agora, entre estar credenciado e estar com chances de ganhar a eleição, isso é outra questão", argumentou o parlamentar democrata.
Retorno
O presidente nacional do DEM externou a sua opinião quanto ao retorno da prefeita afastada Cláudia Regina às suas funções como chefe do Executivo mossoroense. "A minha expectativa é que ela (Cláudia Regina) vai retornar ao cargo", afirmou José Agripino.
Tanto em relação ao caso de Cláudia quanto o caso envolvendo o afastamento da governadora Rosalba, o senador José Agripino Maia questionou: "onde está a corrupção?". E afirma: "não houve malversação do dinheiro público". Segundo ele, não existiu, nos dois casos envolvimento de recursos públicos. Agripino lembrou que, os processos que pedem a cassação da prefeita já afastada Cláudia  estão em julgamento, com a oportunidade de prova e contraprova. "E não envolve a utilização de recursos públicos ou desvios de recursos públicos, nem por parte da governadora e nem da prefeita no exercício de suas funções", diz.
"É um governo que tem tido muitos problemas"
O senador José Agripino também manifestou as suas impressões a respeito do governo Rosalba Ciarlini. "É um governo de grandes dificuldades e que tem tido muitos problemas", afirma.
Mesmo observando problemas e dificuldades, o presidente nacional do DEM reconheceu que a administração da médica mossoroense se mostrou obstinado em servir. "Na minha opinião, é um governo de um bom padrão ético", avaliou José Agripino, lembrando que a herança de gestões passadas foi o grande dificultador da gestão. "É um governo que encontrou uma herança no campo das despesas compulsórias estabelecidas e que encontrou contas a pagar e contas com compromisso de ordem financeira com os servidores nas quais ela não conseguiu se livrar", observa o parlamentar.
Com a experiência de ter sido governador do Estado, José Agripino entende que esses compromissos de ordem financeira, comprometeu seriamente a administração estadual. "Comprometeu o dia a dia do governo", acrescentou o senador e dirigente nacional do Democratas, frisando que nesta fase final de gestão, o Governo do Estado em sua opinião conseguiu idealizar programas sociais que podem levar o Rio Grande do Norte ao crescimento e ao seu desenvolvimento. "É um governo que enfrentou e enfrenta dificuldades e conseguiu aprovar projetos que apontam para um futuro melhor", prevê o líder democrata.
Ao ser questionado a respeito do fato da arrecadação no Rio Grande do Norte apresentar sistemático crescimento e se esse dado não confrontava com uma realidade pregada pelo Governo do Estado, o senador José Agripino reagiu duramente: "Eu não vim aqui para ser advogado ou promotor da governadora Rosalba. Eu falo por mim". Diante deste posicionamento, ao ser instigado a dar uma nota para a administração da sua correligionária, Agripino disse que apenas em maio ou junho poderá avaliar numericamente, dando uma nota ao governo Rosalba Ciarlini.

TRE publica acórdão para afastamento de Rosalba Ciarlini

A governadora foi afastada do cargo pela segunda vez em um mês por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2012.

Gerlane Lima,
O Tribunal Regional Eleitoral já publicou o acórdão para o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini. O TRE determinou hoje (23) o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini do cargo por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2012.
Rosalba foi afastada com base na Lei da Ficha Limpa e deve ficar inelegível por oito anos. A defesa da governadora afirmou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que ela continue no cargo.
Na mesma decisão, o tribunal decidiu cassar o mandato da prefeita de Mossoró, Claudia Regina, e do vice-prefeito da cidade, Wellington Carvalho. Segundo o TRE, a prefeita e o vice autorizaram a construção de poços artesianos com fins eleitoreiros e sem a devida comprovação dos procedimentos legais. Essa é a 12ª cassação de Cláudia Regina.
Enquanto Rosalba foi afastada do cargo pela segunda vez em um mês.  Em dezembro do ano passado, ela conseguiu uma liminar do TSE para continuar na prefeitura. Em dezembro, a corte suspendeu a decisão da Justiça Eleitoral do estado, que afastou Rosalba Ciarlini, por abuso de poder econômico e político. No outro processo, a governadora é acusada de ter usado, no ano passado, o avião oficial do estado para viajar a Mossoró e participar da campanha eleitoral para a prefeitura, na qual apoiou a candidata de seu partido, o DEM, Cláudia Regina, que foi eleita.
Segundo a acusação, no último mês de campanha, Rosalba usou 56 vezes o avião do governo para ir a Mossoró .Na época, a ministra Laurita Vaz decidiu que a governadora deve continuar no cargo até a decisão final do TSE.
O TRE vai notificar a governadora sobre a decisão e encaminhar o acórdão à Assembleia Legislativa, que deverá empossar o vice-governador Robinson Faria (PSD) no cargo.

Caern confirma que oferta de água pode ser reduzida nos próximos meses



A previsão de que o período chuvoso deve ficar na média ou abaixo da média na região, anunciada durante o XV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado em Fortaleza, preocupa não somente os agricultores, mas também a população da zona urbana de Mossoró, que teme ter que racionar água nos próximos meses, uma vez que em virtude da estiagem dos anos anteriores a situação dos reservatórios do Estado é alarmante. A própria Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) confirma que a oferta pode ser reduzida na cidade.
A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, por exemplo, está com menor nível desde a sua fundação, há 30 anos. Balanço da Caern estima que o reservatório, considerado o maior do Estado, esteja funcionando com pouco mais de 30% da capacidade máxima.
Responsável pelo fornecimento de água em pelo menos 34 municípios, a Armando Ribeiro Gonçalves abastece a Adutora Jerônimo Rosado, que distribui 30% da água utilizada diariamente pela população mossoroense, o que significa dizer que, caso a barragem localizada entre as cidades do Assú e São Rafael entre em colapso, o abastecimento em Mossoró será diretamente prejudicado.
"Na região do Médio Oeste, já foi adotado o rodízio, racionamento. Cidades como Pau dos Ferros e Caicó estão com o sistema paralisado, dependendo de carro-pipa. Poderemos ter, sim, a oferta de água reduzida em Mossoró, já que a Adutora Jerônimo Rosado contribui para o abastecimento de toda a cidade", diz o gerente regional da Caern em Mossoró, Nehilton Barreto.
Localidades como o Centro, Paredões, Barrocas, que demandam uma grande quantidade de água da adutora, podem ter problemas, "mas não acredito em black out, racionamento de forma geral, não vai chegar a esse ponto", destaca o Nehilton Barreto, acrescentando: "Mas só o tempo vai dizer".
O gerente explica que a situação na segunda maior cidade do RN não é ainda mais preocupante porque 70% da água distribuída no município é oriunda de poços, que apesar de terem sua capacidade reduzida ao longo das últimas décadas, ainda permanecem atendendo às necessidades da população.
"Os poços não irão secar, não há previsão de eles ficarem a zero. As previsões apontam para um período chuvoso normal ou abaixo do normal, as notícias são tão ruins, se as chuvas vieram, não haverá problemas", conclui.
Adutora Jerônimo Rosado será paralisada hoje para manutenção
A partir das 7h até as 12h, a Companhia de Águas e Esgotos do RN realizará serviço de manutenção na Adutora Jerônimo Rosado, para substituição de bomba de captação. Com isso, o abastecimento nesse período será paralisado, sendo restabelecido na sequência.
Com a manutenção da adutora, o abastecimento de água será reduzido em 30%. As localidades mais afetadas com a redução da oferta de água serão o Centro e os bairros Paredões e Barrocas.
A Caern orienta os moradores que economizem água durante o dia de hoje. O ideal, segundo a empresa, é que os cidadãos mantenham as caixas de água cheias e evite o desperdício, além de reduzir o consumo de águas nas atividades diárias.


fonte: omossoroense