20 de set. de 2013

DEPUTADO EZEQUIEL FERREIRA COBRA PAGAMENTOS ATRASADOS DO LEITE



zequiel cobrou na Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado quite os pagamentos atrasados
Na sessão desta quinta-feira (19), o deputado Ezequiel Ferreira cobrou na Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado quite os pagamentos atrasados do Programa do Leite. “Existe reclamações dos produtores e usinas beneficiadoras que os meses de julho e agosto ainda não foram pagos”, frisou Ezequiel. O deputado também mencionou que o atraso no pagamento do Programa do Leite prejudicou produtores do Seridó.
“A Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Seridó, a Cersel de Currais Novos suspendeu o fornecimento do leite. Não há como honrar com os compromissos da empresa, devido ao atraso por parte do Governo do Estado”, disse Ezequiel afirmou que não são poucos os proprietários de vacarias que, trabalhando e sem receber em dia pelo produto que vendem, estão descapitalizados e não conseguem adquirir ração para manter as suas matrizes leiteiras.

Jornal afirma que Garibaldi Alves Filho deixará o Ministério para ser candidato a governador do RN


Em meio às muitas articulações e discussões internas sobre uma possível candidatura própria do PMDB potiguar a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o jornal Valor Econômico desta quinta-feira (19) joga ainda mais lenha na fogueira. Segundo a publicação, o ministro Garibaldi Alves Filho estaria próximo de deixar o cargo para ser o nome da legenda na disputa estadual de 2014 no Rio Grande do Norte.
A novidade vem à tona diante das notícias em torno do “rompimento” do PSB, do governador de Pernambuco Eduardo Campos, com a presidente Dilma Rousseff (PT). Com a entrega dos cargos da legenda a petista, o PMDB já estaria de olho no Ministério da Integração Nacional, ainda ocupado por Fernando Bezerra Coelho, indicado de Campos.
O interesse peemedebista pela área tem explicação. Este é um Ministério com bastante abrangência das políticas públicas e forte apelo eleitoral, principalmente no Nordeste, ávido por recursos com a forte seca na região. Mas, para assumir o comando da pasta, o PMDB teria que abrir mão de outros espaços, nesta negociação seria incluído o Ministério da Previdência.
“A entrega da Integração ao PMDB implicaria na devolução de algum de seus ministérios. Nessa cota entraria o da Previdência Social, já que o titular, Garibaldi Alves, deve se afastar para disputar o governo do Rio Grande do Norte. Neste caso, assumiria o secretário-executivo Carlos Eduardo Gabbas, da cota petista”, diz o Valor.
Fonte: Jornal de Hoje

Juíza cassa mandato de prefeito e vice de Carnaubais



Enquanto em Natal, o TRE discute o processo de cassação do prefeito de Baraúna, na sede da 29ª Zona Eleitoral, a juíza Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas expediu sentença cassando o mandato do prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante, e do vice-prefeito Júnior Liberalino, ambos do PSB.

De acordo com a decisão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Junior Benevides, também do PSB, deve assumir a Prefeitura, até que a Justiça Eleitoral determine a realização de eleição suplementar no município.
O prefeito e o vice deverão recorrer da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral.
Fonte: Thaisa Galvão

Governadora visitou obras nos municípios de Luís Gomes, onde foi homenageada devido ao reabastecimento de água e a estrada que ligará BR-226 em Serrinha dos Pintos



 Governadora em Luiz Gomes
A governadora Rosalba Ciarlini recebeu uma homenagem do prefeito de Luís Gomes, Francisco Tadeu Nunes, em sessão solene realizada na Câmara Municipal nesta quinta-feira (19). Com a presença de todos os vereadores do município e com o plenário “Vereador Plínio Fernandes” lotado, a chefe do Executivo Estadual se emocionou ao ouvir as palavras de agradecimento da população pela chegada da água na cidade. “A governadora prometeu e cumpriu”, disse o prefeito, também emocionado. “Ela fez o possível para que os carros-pipa nunca parassem de subir a serra e matar nossa sede”.

Considerado um dos municípios potiguares mais castigados pelos efeitos da seca que já dura dois anos, Luís Gomes ficou conhecida em todo Brasil por meio de uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, por ter passado um ano sem ver jorrar água nas torneiras das suas residências.

O reestabelecimento do sistema de abastecimento de Luís Gomes faz parte do projeto de retomada da Adutora do Alto Oeste, parado em 2010, cujos investimentos já somam R$ 25 milhões. A obra, tão necessária para a região, vai levar água das barragens de Santa Cruz, em Apodi, e do açude de Pau dos Ferros para 25 municípios do Alto Oeste e será inaugurada em outubro. “Convidei a Presidenta Dilma Rousseff para estar presente neste momento tão importante para o Rio Grande do Norte”, anunciou a governadora.


Obras da estrada que ligará Serrinha dos Pintos a BR 226
A governadora Rosalba Ciarlini visitou tambem as obras de implantação e pavimentação da estrada que faz a ligação entre a BR-226 e o município de Serrinha dos Pintos, na região Oeste do Estado. Com extensão de 12 km, a obra que tem recursos próprios do Governo do RN de R$ 6 milhões, foi iniciada em setembro deste ano e será entregue em dezembro de 2013. Acompanhada da prefeita de Martins, Olga Fernandes, a chefe do Executivo Estadual visitou ainda o hospital da cidade e acordaram que o Governo do Estado irá ajudar o município a equipar o prédio e torná-lo uma referência regional.

Após a visita, Rosalba Ciarlini concedeu entrevista à FM Vida, em cadeia de rádios com outros oito municípios, e destacou as obras que estão sendo realizadas na região. No final da tarde, a governadora inaugura a estrada que liga Alexandria à divisa com a Paraíba. Sobre a obra, o diretor Geral do DER, Demétrio Torres, falou da importância da estrada para a economia e turismo da região Oeste do RN. “Quando a estrada ficar pronta irá reduzir o tempo de acesso às cidades, aumentando o fluxo comercial e aumentando o desenvolvimento do turismo da região, que tem, por exemplo, um grande público na época do Festival Gastronômico de Martins, em agosto”, declarou.

Fonte: Robson Pires

xta20 de setembro: Hoje é o aniversário de 84 anos de fundação do município de Olho D’água do Borges, data esquecida pelo poder publico municipal.



Ficamos tristes e estarrecidos com o fim das comemorações alusivas às nossas culturas e tradições. Hoje, o nosso município está fazendo 84 anos de sua fundação, ou seja, em 20 de setembro de 1929 foi celebrada a primeira missa e realizada a primeira feira para os moradores deste lugar. O dia de hoje em Olho D’água do Borges era comemorado em grande estilo, e porque não dizer, o dia da festa mais esperada do ano, mas infelizmente, com essa oligarquia que se perpetuou no poder, tudo foi por água abaixo.

Desde então, as comemorações deste dia ficaram fragmentadas, e tem-se perdido a magia existente no passado. Antigamente, nesta data, a cidade amanhecia já em clima de festa, com alvorada, missa, desfile cívico e festa. Hoje, amanheceu em silencio, como se fosse um dia comum, só restou a  indignação com o descaso e falta de respeito do poder publico com nossa historia, costumes e tradições.

O acontecimento era tão importante que vinha gente da capital e das cidades da região para festejar e comemorar esta data tão importante de nossa historia, mas infelizmente, o povo de Olho D’água não tem tido mais o direito e o privilégio de comemorar como antes, as tradições e culturas que se encontravam nessa comemoração que hoje está extinta.

Hoje, a festa de 20 de setembro para não passar totalmente despercebida, resume-se a  uma banda de musica que fez uma "alvorada" por volta das 06:40hs e a noite uma banda, cobrando a entrada, numa quadra de esporte com um único objetivo, obter lucro. E o mais revoltante, na publicidade do tal evento, ainda têm a indecência de anunciarem em um paredão pelas ruas da cidade,  que é a festa de “EMANCIPAÇÃO POLITICA”. Vejam só que tamanha discrepância dessa gente, nem um pouco de nossa historia eles conhecem.

Com todas essas mudanças em nossos costumes surge um questionamento:
Por que estão acabando com nossas tradições, nossos valores e nossas crenças? A cada dia que se passa a identidade cultural de nossa sociedade tem se perdido no espaço.

Sabemos que ao longo da nossa história as festas juninas, 20 de setembro e festa da  padroeira, absorveram características  culturais, e agora, o povo de Olho D’água do Borges testemunham  a aniquilação das nossas festividades e tradições culturais, que perde o seu caráter de festa popular, se tornando uma atividade meramente comercial.

Porque será que municípios como Patu, Umarizal, Caraúbas, Pau dos Ferros, Frutuoso Gomes, dentre outros da nossa região, fizeram, e vão fazer festa públicas com grandes atrações regional e nacional, como foi o caso de Patu e Pau dos Ferros?

Será que eles também não fazem parte da relação dos municípios que estão no decreto de “Estado de Emergência” do governo do estado?

Em nome dos filhos ilustres de Olho D’água que lutam pela preservação de seus bons costumes, suas festas e tradições culturais, quero desejar,  PARABÉNS  OLHO D’ÁGUA DO BORGES!!!!!!

Encerro com o sábio provérbio: “Cada povo tem o governo que merece!!!! 



DO BLOG DE GILBERTO DIAS