15 de mar. de 2017

Requerimento da vereadora Meyre Câmara (PSB), que requer do executivo que encaminhe mensalmente ao legislativo a folha de pagamento de todos os servidores. Foi aprovado

Vereadora Meyre Câmara (PSB), propositora do Requerimento nª 001/2017. Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

A vereadora Meyre Câmara (PSB), apresentou nessa última terça-feira (14), na sessão legislativa da Câmara Municipal de Umarizal-RN, um requerimento requerendo do Poder Executivo Municipal, que encaminhe mensalmente ao Poder Legislativo, a folha de pagamentos de todos os servidores públicos municipais, efetivos, comissionados e contratados do exercício de 2017.

Em defesa do seu requerimento a parlamentar destacou, que o intuito deste pedido tem como objetivo fiscalizar, e exercer o seu papel enquanto vereadora.“Haja visto que temos acessos ao montante que entra, através das contas e do site do Banco do Brasil, no entanto a gente não sabe como essa receita é gasta. Então nada mais justo, pedirmos que a prefeita mande mensalmente essa folha de pagamentos, não só mente dos servidores efetivos, mais também dos comissionados e dos contratados. Para que possamos realmente analisar, e ver a veracidade dos fatos e realmente ver como está essa folha de pagamentos. Onde peço o voto favorável a todos os colegas vereadores”, disse a parlamentar.

Vereador Robério Delfino (PSB). Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 
O vereador Robério Delfino (PSB), destacou para a vereadora Meyre Câmara, que “Essas informações eram para estarem sendo divulgadas no Portal da Transparência do município, mais ainda não estão, onde isso é lei”, assim destacou o parlamentar.

“Justamente por este fato que eu fiz o presente requerimento. Como o nobre colega Robério Delfino, disse é lei, é era para estar no Portal da Transparência. No entanto não está, porque se tivesse obviamente esse requerimento não teria necessidade”, destacou a vereadora Meyre Câmara (PSB). 

O vereador Maykon Nunes (PT do B), pediu uma parte no pronunciamento da vereadora, onde o mesmo destacou que foi à prefeitura municipal se informar o porquê essas informações, ainda não estavam no Portal da Transparência, em relação a questão da folha de pagamentos dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2017, e saber o que realmente foi pago aos funcionários.

Vereador Maykon Nunes (PT do B), debatendo sobre o requerimento nª 001/2017
Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 
“Onde eles [Executivo] me informaram que a prefeitura estava construindo um novo site, e que estava só dependendo do governo do estado a liberação do mesmo, porque será um site que todos os gestores independente de quem assumir a prefeitura futuramente, terá acesso ao site direto do executivo. Vai ser um site institucional e que todos vão ter acesso às informações. E segundo o executivo me passou, que até o mês de abril, estarão passando essas informações", disse.

O requerimento nª 001/2017 ainda em discussão, na qual o vereador Chico de Brancar (DEM), se manifestou explicando o real motivo do site ainda não está disponível para o acesso de todos. O democrata explica que o motivo deu-se pelo o problema de um site, com relação a mudança de gestão.  

Vereador Chico de Brancar (DEM), em pronunciamento.
Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U
 

O parlamentar ainda declarou que foi contratada uma empresa em Março de 2016, para fazer o site e consequentemente da a manutenção a este site do município de Umarizal, “E só no dia 30 de Dezembro/2016 foi pago a esta empresa o valor de R$ 5.000,00 e com um cheque. Então isso dificultou a empresa que estava precisando de informações para alimentar o site, onde não foi passada as informações. E a partir daí, quando se assumiu dia 1ª de Janeiro/2017 a prefeitura municipal, levou-se dias para que se tivesse conhecimentos, que existia essa empresa já atuando no município com esse site, só que estava faltando informações para que o site fosse atualizado. E no decorrer dos dias, chegou essa informação e conseguiram o telefone da empresa, e o executivo fez o contato, e a empresa em resposta disse que realmente teria recebido o dinheiro no dia 30 de Dezembro/2016 no valor dos R$ 5.000,00 e que o site estava tudo em ordem, só faltando informações para que o mesmo fosse liberado e passasse o município a utilizar”, disse. 

Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 
O vereador destacou que o executivo está passando todas as informações, para que o site esteja disponível o quanto antes a toda a população.

O requerimento nª 001/2017 foi aprovado por unanimidade por todos os edis do Poder Legislativo Municipal de Umarizal-RN.



Assessoria de Imprensa da C.M.U

Umarizal – População se mobiliza e vai as ruas em protesto contra a reforma da previdência.

Professores, vereadores, sindicatos, comunidades rurais, sociedade civil, grupos teatrais, enfim, toda a população de Umarizal está neste momento mobilizada contra a reforma da previdência, a mobilização começou por volta das 07:00 da manhã do dia de hoje e está percorrendo todas as ruas do nosso município.


São diversos cartazes, carros de som, bonecos infláveis, tudo isso demostrando a insatisfação da maneira que está sendo discutida a reforma. 



Garibaldi Filho é eleito vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado

CAE tem, entre suas atribuições, a prerrogativa de sabatinar e votar nomes indicados para diretorias e presidência do Banco Central
garibaldi filho
Divulgação
O senador potiguar Garibaldi Alves Filho (PMDB)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, uma das mais importantes da Casa, será presidida pelo senador tucano Tasso Jereissati (PSDB-CE). O senador foi eleito para o posto nesta terça-feira 14 por aclamação. A vice-presidência será ocupada pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).
Logo após a eleição, Jereissati prometeu criar, na próxima terça-feira, duas subcomissões para tratar do Custo Brasil e de questões tributárias.

Maia, Eunício, José Serra e Aécio Neves são alvos de investigação do STF

Presidentes da Câmara e do Senado, além de senadores tucanos, estão entre os alvos da Procuradoria-Geral da República encaminhados ao Supremo
Foto: Reprodução
Reprodução
Eunício Oliveira, Rodrigo Maia, Aécio Neves e José Serra

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu para investigar  os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), além dos senadores Edison Lobão (PMDB), Romero Jucá (PMDB). O Estado apurou também que estão na lista de pedidos de inquérito daPGR os senadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). Como parlamentares, todos têm privilégio de foro e a decisão sobre a investigação cabe ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Jovem morre após ser atingido por raio no interior do Rio Grande do Norte

Rayne Rayon trabalhava com seu pai na atividade rural quando foi atingido pela descarga elétrica; socorro foi prestado, mas não surtiu efeito
raybe
Reprodução / Arquivo Pessoal
Rayne Rayon morreu vítima de raio

Um jovem identificado como Rayne Rayon morreu após ser atingido por um raio no município de São Rafael, localizado na zona Oeste do Rio Grande do Norte e que fica distante 216km da capital Natal.
Segundo informações de populares, o rapaz chegou a ser socorrido e levado para um hospital local. Entretanto, devido a gravidade da descarga elétrica que recebeu, acabou não resistindo, vindo a falecer dentro da unidade médica.

Chove em 87 municípios do RN



14 de MARÇO 2017 - Choveu em 87 municípios do Rio Grande do Norte. Só em Bom Jesus, no Agreste, choveu 164,7 mm – o maior volume registrado. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e se referem ao período das 7h da sexta-feira (10) até as 7h desta segunda (13).

Ainda no Agreste, choveu também em outros 17 municípios, com destaque para Monte Alegre (76 mm), Vera Cruz (68 mm), Jundiá (40 mm), Santo Antônio (32,6 mm), Serrinha (24,1 mm) e Ielmo Marinho (23 mm).

Já a região Oeste teve o maior número de cidades com chuva – 40. Choveu mais forte em São Rafael (146,9 mm),Martins (98 mm), Serra do Mel (84,5 mm), Paraú (78 mm), Viçosa (61 mm), Rafael Godeiro (54,4 mm) e Messias Targino (51 mm).

Na região Central, onde fica o Seridó, as chuvas do fim de semana molharam 19 municípios. Os maiores volumes caíram em Florânia (56,8 mm), Acari (41 mm), São Vicente (35 mm), Santana do Matos (30,5 mm) e Pedro Avelino (29,5 mm).

Natal (26,6 mm) e outros nove municípios do Leste potiguar registraram chuvas. Entre eles estão: Baía Formosa (114,7 mm), Montanhas (67,5 mm), Canguaretama (51,2 mm), Parnamirim (35,5 mm), Extremoz (31,1 mm) e Senador Georgino Avelino (25,5 mm).

Fonte: Blog do Robson Pires.