16 de mai. de 2015

RN recebe nota 0 em ranking que mede transparência de Estados

       Controladoria-Geral da União lança índice que permite refletir sobre o cenário de acesso à informação em todo o Brasil


transp
Estado foi o único do Nordeste a receber zero. No ranking nacional, o RN está ao lado do Amapá nas duas últimas posições
Em comemoração aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou, na manhã desta sexta-feira, em Brasília, índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. É a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011).

Washington Sales (PROS) Umarizal, Via facebook

Prestigiando a abertura do XXVI Congresso de Demolays na nossa querida Umarizal, parabéns a todos pelo grande evento, e aos visitantes sejam bem vindo na nossa cidade.


Giro pelo Estado

Márcio Costa ....

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encontro com os prefeitos

A Femurn iniciou ontem os Encontros Regionais de Prefeitos previstos para ocorrerem em todas as regiões do Estado. A série começou em Tibau, reunindo prefeitos da região Costa Branca, e contou com a presença do representante do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA, consultor Túlio Pinheiro Carvalho, que abordou o tema “Regime Próprio de Previdência Social como Alternativa à Gestão Financeira do Município”. Também foi discutido, pelo consultor e engenheiro civil José Carneiro Filho, a temática “Gerenciamento dos Resíduos Sólidos”. Na oportunidade os prefeitos discutiram pontos prioritários que serão apresentados ao governador Robinson Faria para a composição do orçamento de 2016. O encontro de ontem contou com a presença dos prefeitos Ivan Júnior (Assu), Luana Bruno (Areia Branca), Flaviano Monteiro (Apodi), Jefferson Soares (representante do município de Guamaré), José Maurício (Grossos), Kerginaldo Pinto (Macau), Fábio Bezerra (Serra do Mel), Luiz Jairo (Upanema), Antônio Carlos (Paraú) e Francisco Gomes Batista (Porto do Mangue). Além dos prefeitos de Mossoró e Tibau, Francisco José Júnior e Josinaldo Marcos, respectivamente, que integram o grupo de representes dos municípios da região.
Sequência
Até o segundo semestre o Encontro Regional de Prefeitos deve acontecer em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A próxima reunião acontecerá na região Agreste, no dia 17 de junho. Pau dos Ferros receberá os prefeitos do Alto Oeste no início do mês de julho.
Comunicado
E por falar em Pau dos Ferros, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizará um serviço de manutenção da Adutora de Engate Rápido que abastece a cidade para a retirada de vazamentos, no trecho entre os municípios de Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste.
Sem água
Para a realização do serviço, será necessário paralisar o fornecimento de água em Pau dos Ferros, a partir das 7h30 do sábado. A previsão é que o abastecimento seja normalizado às 19h30. Depois de realizada essa manutenção, o sistema será restabelecido obedecendo ao calendário de rodízio por setores.
Coerente
Os filiados da Aduern acabaram tomando uma posição coerente com relação ao indicativo de greve aprovado nesta semana. Esperar uma posição definitiva do governo com relação ao reajuste é necessário para evitar o “retrabalho” e o desgaste necessário. Agora resta esperar a posição do governador Robinson Faria.
Em Natal
Os secretários de Meio Ambiente da região Nordeste, que integram a Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), estão reunidos em Natal para tratar de licenciamento. O foco principal do encontro é discutir a revisão das resoluções 1/1986 e 237/1997 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conema).
Pontos
Estão sendo discutidas ainda pelos secretários regras para atividades que precisam de licenciamento, motivo pelo qual precisam ser licenciadas, prazos para renovação de licenças e o termo de autodeclaração que pretende simplificar o licenciamento ambiental de atividades de baixo impacto.

Destaque da semana: Em Brasília, Robinson Faria curvou-se à força política de Henrique Alves.



O destaque da semana foi a reunião realizada na última quarta-feira (13), em Brasília, para debater o turismo potiguar. 

Na ocasião, o ministro Henrique Alves conduziu o encontro, com o governador Robinson Faria sendo apenas o coadjuvante, ao lado da bancada federal do RN.

Para muitos, o ministro Henrique assumiu uma posição de liderança que seria do governador Robinson, demonstrando que tem influência em Brasília para resolver e trazer benefícios para o Estado.

Na minha opinião, Robinson entendeu que, no momento, faz-se necessário curvar-se à força política do rival na capital federal para não ficar com a sua gestão "engessada" na área do turismo.

Quem diria, hein?!

Prefeito de São Miguel sanciona Lei que concede isenção de impostos para empresas que prestem serviços de informática na Zona Rural.



O Prefeito de São Miguel Dario Vieira de Almeida, sancionou, nesta sexta-feira (15), a Lei Ordinária nº 052/201515 que concede isenção do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) às empresas que prestem serviços de informática ou congêneres que se instalem na zona rural do município. 

COLUNA DO DIA 16 DE MAIO DE 2015

SERIDÓ
Pelos lados do Seridó, em Currais Novos o vereador Odon Júnior (PT) tenta articular a candidatura a prefeito da cidade. Suas mais recentes movimentações sinalizam para o ensaio do sonho.
ASSESSORIA
A forte relação de um estadual com um municipal pode ser identificada, inclusive, por usarem o mesmo assessor.
JUDICIÁRIO
Aberto crédito suplementar de no valor de R$ 6,9 milhões, publicado no decreto 25.184, destinado a implantação do novo data center do Poder Judiciário.
XARADINHA DO DIA
Os discursos corajosos contra o aparente chefe podem ser justificados pelo grau de parentesco.
 http://blog.tribunadonorte.com.br/politicaemfoco/coluna-do-dia-16-de-maio-de-2015/