21 de ago. de 2013

Três pessoas morrem à espera de vaga em UTI no Rio Grande do Norte

Equipe do JH entra no Hospital dos Pescadores, com câmera escondida.
Não há vagas de terapia intensiva tanto na estadual quanto na particular.


 Jorge Talmon Natal

Nos últimos 20 dias, três pessoas morreram no Hospital dos Pescadores, de Natal, à espera de uma vaga em uma UTI.

A rede municipal de saúde de Natal não tem leitos de UTI. A prefeitura repassa recursos ao governo do estado, que hoje tem 27 pacientes na fila de espera de UTIs. Não há vagas de terapia intensiva tanto na estadual quanto na particular em Natal.
Ontem à noite morreu um paciente que esperava uma UTI desde quinta-feira. Gilson Alves de Andrade estava internado com cirrose hepática e tinha 52 anos.
Em uma outra unidade municipal, a UPA, um idoso espera por uma UTI há seis dias. A família conseguiu na Justiça a transferência, mas até agora isso não aconteceu e o estado de saúde do paciente se agravou.
A prefeitura de Natal decretou calamidade na saúde há um mês e pra piorar, nos hospitais estaduais, tem greve dos servidores há 21 dias.

Servidores em greve protestam em frente à casa da governadora do RN

Grevistas das áreas da saúde e educação participam da manifestação.
Manifestantes querem retomada das negociações com o governo.

 Do G1 RN

Grevistas pedem retomada das negociações em relação à greve (Foto: Leonardo Melo/G1)

 

Servidores das áreas da saúde e educação do Rio Grande do Norte protestam em frente à residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini pedindo a retomada das negociações com o governo do estado. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), Simone Dutra, os manifestantes querem a retomada das negociações sobre a greve com o governo do estado.

 
O protesto começou por volta das 9h30 desta quarta-feira (21) no hospital Walfredo Gurgel. De lá, o servidores saíram em caminhada pela avenida Hermes da Fonseca, passaram pelas avenidas Salgado Filho e Nascimento de Castro até chegarem à residência oficial na rua Ministro Raimundo de Brito por volta das 11h.
A assessoria de imprensa do estado confirmou que a governadora está em casa e informou que o governo encara a situação com absoluta normalidade, já que protestar faz parte da democracia. A assessoria explicou ainda que toda audiência com a governadora tem que ser solicitada e protocolada na Casa Civil e que os grevistas não fizeram nenhum tipo de solicitação deste tipo.
De acordo com a presidente do Sindsaúde, os manifestantes já montaram tendas no local e podem acampar em frente à residência oficial caso não sejam recebidos pela governadora. "Se não formos recebidos faremos uma assembleia aqui mesmo hoje a tarde com os servidores para definir se permaneceremos ou não acampados aqui", disse.

Servidores em greve, médicos anunciam nova paralisação, caos na saúde se agrava e secretário Luiz Roberto embarca para exterior

Mesmo com o agravamento do caos na rede estadual de saúde, o secretário Luiz Roberto Fonseca manteve a sua programação de turismo familiar. O titular da Saúde embarcou para Argenina, onde ficará dez dias de férias com a família.
Enquanto isso, no sistema de saúde, os servidores estão em greve. Os médicos anunciaram a paralisação para a próxima semana.
Os exames de cateterismo cardíaco foram paralisados por todos os hospitais da rede conveniada ao SUS.
Já os leitos de UTI estão superlotados, com filas aguardando vagas.
Procurada pelo PANORAMA POLÍTICO, a secretário adjunta de Comunicação, Valéria Costa, afirmou que “o secretário, realmente, está viajando, mas passou todo trabalho para o adjunto. É um procedimento normal, a governadora foi comunicada. O secretário tirou uns dias para ficar com a família”.
ATUALIZADA ÀS 10H38

KELPS E FÁBIO DANTAS PROPÕEM SESSÃO SOLENE PELO DIA DO BLOGUEIRO, 2 DE SETEMBRO

Os deputados Kelps Lima e Fábio Dantas encaminharam à Assembleia Legislativa proposta de sessão solene em homenagem ao Dia do Blogueiro, 2 de setembro.

“Por sugestão do blogueiro Marcos Pedroza, encaminhei para a Mesa Diretora o pedido para que seja realizada uma sessão solene para homenagear todos os blogueiros do Rio Grande do Norte. Acho que eles prestam um serviço social muito grande, disseminando a informação às pessoas que não tem acesso aos veículos tradicionais de imprensa”, explica o deputado Kelps.
Segundo Kelps, os blogs, principalmente no interior do Estado, são os meios de comunicação mais vistos pelas comunidades mais distantes das grandes cidades.

“Os blogs levam as informações da atividade política à regiões distantes, democratizando o conhecimento sobre a vida contemporânea e dando oportunidade para que as pessoas avaliem melhor a qualidade dos governantes. Tenho informações de que o Rio Grande do Norte tem 500 blogueiros. Parabéns a todos pela capacidade de empreender na divulgação de notícias em benefício da coletividade. Solicito à Assembleia Legislativa que convide a todos. E mesmo aqueles cujo convite formal não lhes chegue às mãos, devem se sentir convidados”, disse o deputado.

Deputado Kelps Lima
(84) 9986-1545
No twitter e instagram – @kelpslima
Assessoria de Imprensa – (84) 9904-9683

Secretaria de Agricultura realiza ações de auxílio ao homem do campo

A Secretaria de Agricultura de Umarizal está atendendo aos agricultores do município com o repasse de silagem. De acordo com o gestor da pasta, Eliete Pili a produção começou a cerca de quinze dias. “A gente está atendendo os agricultores e a uns quinze dias começamos a fazer a silagem com algumas famílias dos sítios Cajazeiras, Assentamento Remédio, Gavião, Sitio Sossego, Água Branca”, disse o secretário.

A silagem é utilizada na alimentação de animais, principalmente bovinos, sendo um volumoso que pode substituir o pasto durante o período de seca; em confinamento é muito usada junto com os grãos e farelos.

“É uma satisfação que a gente tem visto que a ajuda que a secretaria junto com o prefeito tem dado vem surtindo efeito tendo em vista que agora as pessoas já estão produzindo a ração para os seus animais”, destacou Eliete.


 Outras ações.


O secretário ainda destacou que as ações da prefeitura em auxilio ao homem do campo após a grande estiagem que atingiu o município continuam. “Sabemos que o município mesmo com as dificuldades está ajudando bastante o agricultor. Fizemos ainda o corte de terra, pessoas que queriam fazer pequenas irrigações aproveitando a água que foi armazenada com as pequenas chuvas”, disse. “E ainda temos feitos atendimentos de abastecimento de água em algumas comunidades”, completou.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Contato: (84) 9621-1164
Muito obrigado pela divulgação!

Prefeitura de Umarizal contrata nutricionista; Atendimento acontecerá de segunda a quarta.‏

Garantir um serviço de saúde de qualidade para a população. É com esse objetivo que o prefeito Mano e a Secretaria Municipal de Saúde - SMS vem trabalhando na contratação de novos profissionais de saúde para reforçar ações e programas desenvolvidos no município. Nesta segunda-feira, 19, começou atender em Umarizal, a nutricionista Adna Lorena. A profissional integra o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família que recentemente recebeu também o médico ginecologista, Dr. Antônio Junior.

De acordo com a secretaria, a nutricionista irá atender nas segundas, terças e quartas-feiras, no Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes - CSDEM. “Nós já tínhamos nutricionista, mas antes como o NASF era consorcio com outro município esse profissional ficava dividido em atender aqui e na outra cidade. Mas agora o NASF é individual e toda a carga horária dessa nutricionista será atendendo aqui em Umarizal”, informa a SMS.

Para marcar a consulta a população deve procurar o CSDEM. “O encaminhamento quem dá são os enfermeiros ou o médico se for verificado àquele paciente necessita de um atendimento mais especializado”, explicou.


A nova nutricionista também irá auxiliar nos atendimentos realizados através do Programa Saúde da Família - PSF e Saúde na Escola. “Sempre que for identificado alguma criança com sobrepeso ou qualquer outro problema nutricional a gente já encaminha para esse atendimento”, completou.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Contato: (84) 9621-1164

Justiça nega pedido do Governo e considera legal a greve dos professores do Estado

O desembargador Saraiva Sobrinho, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, negou pedido de antecipação de tutela formulado pelo Estado do RN buscando a declaração da ilegalidade e abusividade do movimento grevista desencadeado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), além do pedido de multa diária em caso de descumprimento da decisão.
O magistrado entendeu que as alegações feitas pelo Estado não eram inequívocas, não atendendo portando aos requisitos para concessão da liminar. Entendeu ainda que “não se constata, a priori, falta de razoabilidade nas demais reivindicações, pois aparentemente se apresentam como anseios voltados à própria melhoria do ensino, com postura eminentemente social”.
De acordo com a decisão, o Estado alegou que a greve iniciada no dia 13 de agosto vem prejudicando todo o corpo de alunos da rede com a paralisação das aulas e que prejudica também o ano letivo de 2013, pois não foi garantido um percentual de servidores ativos para assegurar a permanência dos serviços prestados à comunidade.
O Estado disse ainda que não se nega a atender as reivindicações, porém dentro das suas possibilidades orçamentárias/financeiras e de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Alega que a administração vem enfrentando dificuldades à implementação do plano de carreira dos funcionários e que as reivindicações postas estão acima de suas condições de atendimento.


FONTE: http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico/