28 de dez. de 2013

Teremos um 2014 sem Rosalba, Cláudia e Larissa?

Veja a análise como sempre muito bem feita do jornalista Neto Queiroz, em sua coluna da Gazeta do Oeste deste domingo (15), a respeito da situação vivida por algumas das principais figuras da política mossoroense. Merece leitura:

As novidades da semana 
Muita coisa aconteceu durante esta semana na política potiguar. Cassação de Rosalba Ciarlini e as cassações de Cláudia Regina no Tribunal Regional Eleitoral causaram burburinho nos bastidores do poder. 

As implicações para Mossoró 
Quero ficar restrito nas análises da coluna neste domingo, as implicações dos eventos políticos para Mossoró. Foram tantos fatos, vamos fechar o foco sobre Mossoró apenas para estimular o leitor a pensar sobre os fatos e as possibilidades. 

Cláudia permanece cassada 
As sucessivas reiterações do Tribunal Regional Eleitoral às sentenças que cassaram o mandato de Cláudia Regina mostram que o quadro vai ficando bastante complicado para que a prefeita reverta as decisões e volte a assumir o cargo. 

Dificuldades são maiores 
Não é impossível, mas torna-se cada vez mais improvável que Cláudia Regina retorne a Prefeitura. As decisões em segunda instância deixam para Cláudia apenas o Tribunal Superior Eleitoral como última alternativa. 

Quantidade atrapalha reversão
Não seria difícil para Cláudia conseguir o efeito suspensivo da decisão que a afastou do cargo para uma ou duas condenações, mas na medida em que elas vão se acumulando, cria um efeito cascata, dificultando cada vez mais a possibilidade de reversão. 

Sobre novas eleições 
Na opinião pública em geral não há expectativa que Cláudia possa retornar e todos já conversam abertamente sobre as novas eleições. Discute-se nomes, prazos e alianças. Alguns já abertamente se lançam como candidatos. 

PLUGADO 
Alguns acontecimentos criam expectativas em Mossoró. Teremos mudanças, seja para eleições suplementares, sejam para as eleições previstas para outubro. Rosalba se tornou inelegível com decisão transitada em julgado, dessa forma, não poderá participar de nenhuma eleição nos próximos oito anos. Betinho Rosado está prestes a perder seu mandato por decisão da Justiça Eleitoral e estará impedido de participar das eleições estaduais de 2014. Mais um fora da disputa. A deputada Larissa Rosado será julgada esta semana pelo TRE-RN e poderá ter confirmado a perda dos seus direitos políticos e ficar de fora das eleições do ano que vem. Mais um nome fora. No ponto de vista federal, sem Betinho no páreo se beneficiam Sandra Rosado e Fafá Rosado, até agora os nomes postos para disputar por Mossoró vaga na Câmara dos Deputados. Na disputa estadual, o deputado Leonardo Nogueira, candidato à reeleição, poderá ser o grande beneficiado com um possível afastamento de Larissa Rosado da disputa.

RETORNO - Caso Rosalba Ciarlini fique mesmo fora das disputas de eleições nos próximos oito anos, lhe restará o retorno para Mossoró. 

TEMPO - Rosalba terá tempo de sobra para se dedicar às eleições mossoroenses. Mesmo afastada ela poderá subir no palanque dos seus candidatos. 

TRÊS - Poderemos ter Rosalba Ciarlini, Larissa Rosado e Cláudia Regina sem poderem participar de eleições pelos próximos oito anos. 

ABERTAS - As disputas eleitorais em Mossoró ficarão completamente abertas e com a possibilidade de nomes novos surgirem e despontarem no cenário. 

NOVOS - Quando se fala em eleição suplementar, estes nomes começam a surgir, como: Silveira Júnior, Alex Moacir, Tomaz Neto e outros.

Quadro quebrado e foto de Cláudia rasgada em plena Cobal

A insanidade de alguns membros da oposição a Mossoró é tão doentia que chega a atingir o patrimônio público. Hoje pela manhã um marginal - não vou citar o nome para não lhe dar publicidade, porque é isso que ele quer - quebrou um quadro que continha a foto da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM).

Para piorar, ainda retirou e rasgou parte da foto, causando um clima de revolta e desconforto no lugar. Aos berros e mostrando-se claramente embrigado, o dito-cujo gritou palavras de baixo-calão e assustou aos presentes no local.

A segurança não prendeu ninguém e a polícia até agora não deu as caras. Antes de ser prefeita, seja afastada ou não, Cláudia Regina é mãe de família exemplar, uma pessoa pública que sempre se destacou por não coadunar com esse tipo de atitude. Não merece isso. Minha solidariedade.

blog: Pedro Carlos

Henrique usa segurança da Câmara para fazer investigações para primo Garibaldi

Henrique explicou que o envio de guardas para o Tocantins foi para investigação. Foto: Arquivo


A edição da IstoÉ desta semana vai chegar as bancas nada boa para os potiguares. Isso porque, além do caso de José Agripino e a governadora Rosalba Ciarlini, a revista trouxe ainda outra irregularidade envolvendo políticos do RN: o envio de seguranças da Câmara Federal, por ordem do presidente da Casa, o potiguar Henrique Eduardo Alves (PMDB), para missão no Norte do País.
Segundo a matéria intitulada “Tropa de Elite”, “Renan Calheiros, presidente do Senado, e Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, enviam seguranças do Congresso para missões secretas longe de Brasília. O problema é que a ação é ilegal”. Na reportagem, é afirmado que “a polícia da Câmara se investe de falsa autoridade policial para sair pelo País em missões secretas”.
“Em abril passado, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), autorizou dois servidores da Casa, Edilson Brandão e Thiago Elízio, a ficarem dez dias no Tocantins “colhendo provas” para um processo administrativo. Com R$ 7 mil em diárias, passagens e aluguel de carro pago pela Câmara, os servidores percorreram os municípios de Formoso do Araguaia e Gurupi dando carteiradas, realizando interrogatórios e reunindo informações”, acrescentou a matéria.
Para explicar as diligências de sua polícia, a assessoria de imprensa da Câmara teria alegado que o trabalho externo faz parte de uma investigação de fraude previdenciária. ISTOÉ solicitou detalhes da investigação, mas a Câmara se negou a fornecer. “Coincidência ou não, em outubro passado o deputado federal Osvaldo Reis, do PMDB de Tocantins, subiu à tribuna para denunciar fraude no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev). Na ocasião, Reis entregou um dossiê do caso ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves. Desde então, o episódio se tornou um cabo-de-guerra entre oposição e governo tocantinense”, afirmou a matéria, sem citar, no entanto, que Henrique e Garibaldi são primos.
Atualmente, o efetivo da polícia da Câmara é hoje de 220 servidores, um pouco menor do que o do Senado, com 260 agentes. Um projeto de resolução da Mesa Diretora pretende ampliar o número de agentes e criar a figura do “delegado”. O problema é que a medida prevê a existência de 20 delegados para apenas uma delegacia, a unidade da polícia legislativa do anexo I da Câmara e, fora das dependências do Congresso, as polícias legislativas não têm nenhum amparo legal para investigar ou repreender ninguém.
No início de 2014, por sinal, está prevista para entrar na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação declaratória de constitucionalidade que vai limitar as atribuições administrativas da polícia e transformar em crime as ações informais de investigação e repressão realizadas por essas equipes de segurança do Congresso.
Na ação, relatada pela ministra Cármen Lúcia, a Procuradoria Geral da República argumenta que investigações criminais sempre atingem direitos fundamentais dos cidadãos. Por isso, apenas órgãos públicos que estejam formalmente submetidos à fiscalização do Ministério Público podem conduzir inquéritos.

VEREADOR NALDO DE BRANCA (PPS) FOI UM DOS DESTAQUES DA POLITICA UMARIZALENSE EM 2013



VEJA OS OFÍCIOS E REQUERIMENTOS QUE O VEREADOR ENVIOU PARA O PODER EXECUTIVO PEDINDO A MELHORIA DE VIDA DA NOSSA POPULAÇÃO.

*ESSAS SÃO INFORMARES PRELIMINARES DA CÂMARA DE VEREADORES DE UMARIZAL*



Durante esse ano de 2013 o vereador naldo de branca em seu primeiro  ano de mandato enviou vários ofícios ao poder publico de nossa cidade, fazendo assim o seu trabalho de parlamentar.
SEZINALDO SILVA DOS REIS “PPS”(NALDO DE BRANCA) É MEMBRO DA COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO E MEMBRO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE.

Veja os pedidos de ofícios e requerimentos do vereador Naldo durante esse ano.

Em sessão ordinária realizada no dia 05 de março de 2013, o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que enviasse oficio a vossa excelência solicitando transporte para cinco alunos da várzea do barro que estudam a noite e estão sem transporte para vir assistir aula, pediu também providencias na limpeza dos esgotos das ruas e regularização das vantagens dos funcionários públicos municipais quando entram de férias que tem retirados dos seus contra cheques as vantagens adicionais.

Em sessão ordinária realizada no dia 19 de março de 2013, o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que enviasse oficio a vossa excelência solicitando deste poder a recuperação da quadra do mutirão e informa quais comunidades beneficiadas com a perfuração de poços tubulares nesta etapa recente.

Em sessão ordinária realizada no dia 16 de abril de 2013 , o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que enviasse requerimento verbal ao poder executivo solicitando a pavimentação da rua almirante souto maior no bairro mutirão, melhorando assim o acesso aquela comunidade.

Em sessão ordinária realizada no dia 07 de maio de 2013, o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que enviasse oficio solicitando regularização das vantagens dos funcionários públicos municipais quando entram de férias  que tem retirados dos seus contra cheques as vantagens adicionais (adicional noturno, insalubridade, hora-extra, entre outros).
  Em sessão ordinária realizada no dia 21 de maio de 2013, o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que enviasse oficio a vossa excelência solicitando recuperação da rua Joaquim de Alencar que se encontra intransitável, causando transtornos aos que por lá trafegam.

Em sessão ordinária realizada no dia 28 de maio de 2013, o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que enviasse oficio a vossa excelência solicitando iluminação publica para a comunidade gavião de cima que sofrem com a falta de iluminação nos poste, haja visto pagarem a taxa de iluminação publica e não terem esse  serviço com eficiência.

Em sessão ordinária realizada no dia 01 de outubro de  2013, o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que enviasse oficio a vossa excelência solicitando a retirada de matos e limpeza da rua olho d’água dos borges e a recuperação do parque de exposição  “Osvaldo de Souza” que se encontra deteriorado.

Em sessão ordinária realizada no dia 15 outubro de 2013, o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que enviasse oficio a vossa excelência solicitando reposição de lâmpadas no açougue publico municipal que se encontra no escuro em quase sua totalidade e a reforma do teto da quadra de esporte da escola municipal Tancredo neves, pois sua estrutura  encontra-se em péssimo estado.

Em sessão ordinária realizada no dia 05 de novembro de 2013, o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que, enviasse oficio a vossa excelência solicitando a relação e contratos de consignação de todos os funcionários da prefeitura municipal de Umarizal, que tem empréstimos consignados em folha com banco gerador, para que possamos averiguar a denuncia feita sobre calote desta prefeitura com aquela entidade.

Em sessão ordinária realizada no dia 12 de novembro de 2013, o vereador sezinaldo silva dos reis (NALDO) requereu a mesa diretora deste augusto poder que, enviasse oficio a vossa excelência solicitando informações quanto qual prazo final para conclusão das estradas da zona rural. Haja vista já estar quase terminando o ano e ainda não foi concluída.

O vereador requereu ao governo executivo municipal  que faça um quebra mola na av. 27 de novembro próximo a igreja de cristo do conjunto IPE.

É UMA VERDADEIRA PRESTAÇÃO DE CONTAS COM TODA A SOCIEDADE DA NOSSA QUERIDA CIDADE.


O BLOG DESEJA AO VEREADOR QUE CONTINUE ASSIM, TRABALHANDO PARA O BEM DA NOSSA CIDADE.

O Novo herói de Umarizal!



O Vereador Érico Onofre (PMDB) de Umarizal conseguiu em parceria com o ministro da previdência Social Garibaldi Alves Filho (PMDB) a agencia do INSS para o município de Umarizal.

Seu novo desafio

Articular junto ao deputado Federal Henrique Alves liberação de 11 milhões para projeto de esgotamento sanitário de Umarizal junto à FUNASA.

Dificuldades

O assunto é mais político do que técnico, o que pode dificultar a liberação do recurso é seu novo aliado e primo, o prefeito Mano, que apoia o deputado Federal Betinho Rosado, em dados teóricos adversário do deputado Henrique.

O ministro Garibaldi liberou 1 milhão para agencia do INSS, será que o presidente Henrique Alves libera os 11 milhões do esgotamento de Umarizal?
Um novo desafio para o vereador Érico. 
 
 
fonte:  http://www.ranielegomes.com.br


População poderá monitorar pela internet programas sociais do governo

O governo federal disponibilizará, em janeiro, um portal que vai permitir à população monitorar os programas sociais – é o mesmo instrumento usado pela presidenta Dilma Rousseff e pela Casa Civil para fiscalizar as ações. Segundo a chefe da Casa Civil, ministra Gleisi Hoffmann, dos cerca de 40 programas monitorados atualmente, com mapas referenciados, três estarão no portal a partir do próximo mês: Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida e Desastres Naturais.
“Queremos esses programas disponíveis agora em janeiro porque é importante a população nos ajudar a fiscalizar e acompanhar os programas”, disse Gleisi hoje (27), durante café da manhã oferecido aos jornalistas no Palácio do Planalto. A ministra ressaltou que muitos dados estão no Portal da Transparência e no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), mas nem sempre de uma forma gerencial, que permita à população ajudar na fiscalização. 
O sistema disponibilizado traz um mapa do país com pontos marcados em cada município onde os programas são executados e dá uma visão geral na qual o cidadão poderá selecionar um local para mais detalhamento. Segundo Gleisi, no Programa Mais Médicos, será possível obter o número de profissionais com nome e dados de cada um, bem como do tutor responsável, além de um mapa com a localização da unidade de saúde onde eles atendem. As informações são atualizadas a cada envio de profissionais. 
No Minha Casa, Minha Vida, serão disponibilizados dados de todos os empreendimentos registrados, os nomes das construtoras, a data de início e término das obras e o número de unidades. O cidadão também poderá acessar fotos das obras.



Dono do portal Noar, Flávio Azevedo se filia ao PMDB e deve ser o suplente de Wilma

Huuummmm…
Sócio majoritário do portal Noar e ex-presidente da Fiern, Flávio Azevedo se desfiliou do PSB e se filiou ao PMDB nos últimos dias de prazo para troca de partido na justiça eleitoral.
Intenção – ventilada – de ser o primeiro suplente de Wilma de Faria, numa candidatura ao Senado com apoio do PMDB.
Flávio quase foi suplente de Wilma na eleição em que ela disputou o Senado mas não se elegeu…
Tudo combinado com o presidente do PMDB, deputado Henrique Alves, que inclusive foi solidário, e fez muita questão de divulgar, à ex-governadora, no caso da condenação do filho Lauro Maia.
*
Detalhe: o portal de Flávio Azevedo vai divilgar hoje uma pesquisa do Instituto Consult.
Na primeira que divulgou, só deu Wilma.

fonte: http://www.thaisagalvao.com.br/

Wilma diz que recebe pesquisa como mensagem forte e consolidada a lhe indicar para 2014








País gastou pouco mais da metade do previsto contra chuvas, diz ONG

Os investimentos contratados na prevenção a desastres somam R$ 21,3 bilhões, mas ONG Contas Abertas alega que Minas Gerais e Espírito Santo não receberam nenhum repasse do governo relativo ao programa.

 

 

Em 2013, o governo federal gastou pouco mais da metade do valor previsto em uma das principais ações de prevenção e combate a desastres naturais, segundo levantamento da ONG Contas Abertas.
De acordo com esses dados, o governo gastou 61,5% do que estava previsto no programa “Gestão de Risco e Resposta a Desastres” – R$ 3,2 bilhões de R$ 5,2 bilhões reservados. Em sua conta no Twitter, a presidente Dilma Rousseff afirmou, porém, que os investimentos totais contratados na prevenção a desastres naturais somam R$ 21,3 bilhões.
“São obras em drenagem urbana, proteção de encostas e proteção de cheias – R$ 13,6 bilhões de recursos a fundo perdido do Orçamento, e R$ 7,7 bilhões de financiamento com 20 anos para pagar”, afirmou Dilma, que hoje sobrevoou áreas de Minas Gerais atingidas pelas chuvas.
O Contas Abertas, entretanto, afirma que as cidades mineiras mais atingidas pelas chuvas não receberam nenhum repasse do governo federal relativo ao programa “Gestão de Risco e Resposta a Desastres”.
O mesmo ocorreria no Espírito Santo – também visitada por Dilma nesta semana -, que recebeu apenas R$ 13 milhões do total previsto para todos os estados. No entanto, o governo federal havia previsto o repasse de R$ 60 milhões em 2013. As ações do programa são de responsabilidade dos Ministérios das Cidades, Integração Nacional e Defesa.
Para o diretor do Contas Abertas, Gil Castelo Branco, os resultados refletem um problema histórico de falta de planejamento.



fonte:portal no ar

Vereador Franklin Capistrano é eleito novo presidente da CMN

Novo presidente foi eleito por unanimidade dos presentes na Casa. Os vereadores Marcos Antônio, Sandro Pimentel, Amanda Gurgel e Eleika Bezerra (PSDC) estiveram ausentes. 

 

Gerlane Lima,

O vereador Franklin Capistrano (PSB) foi eleito o presidente da Câmara Municipal de Natal para o biênio 2015-2016. O novo presidente foi eleito por unanimidade.
“Vamos fazer uma administração voltada para os interesses do povo de Natal. Tenho certeza que farei uma administração compartilhada com esta casa, de entendimento e bom relacionamento entre os vereadores, com respeito a liberdade do outro de opinar e consideração. Isso é a essência da democracia. Não poderei presidir este parlamento sozinho e convoco portanto os vereadores para juntos presidirmos esta casa com ética e transparência, deixando fazer crescer a confiança do nosso povo neste parlamento. “, disse o presidente eleito.
“Tivemos um entendimento de um denominador comum e seremos parceiros, eu e o futuro presidente Franklin Capistrano. Passarei para vossa excelência as prioridades desta casa e questões importantes como o concurso da Câmara, a construção da nova sede da CMN e instalação da TV Câmara aberta. Como presidente, tenho mais um ano de muito trabalho e empenho”, disse o atual presidente, o vereador Albert Dickson.
A mesa diretora será composta ainda pelo primeiro vice-presidente, o vereador Chagas Catarino (PP), o vereador Bertone Marinho (PMDB) como segundo vice- presidente e o parlamentar Bispo Francisco de Assis (PSB) o terceiro. Como primeiro secretário foi eleito o vereador Albert Dickson (PROS), Júlio Protásio (PSB) como segundo secretário, Adão Eridan como terceiro secretário e Dickson Junior (PSDB) eleito o quarto secretário.
A solicitação da eleição para esta sexta-feira (27) contou com a assinatura de 17 parlamentares. “A maioria do parlamento optou por esta eleição. O vereador Franklin, decano desta casa, aceitou presidir o processo de valorização deste parlamento”, ressaltou o líder da bancada governista, o vereador Júlio Protásio. 
Os vereadores Hugo Manso(PT) e Fernando Lucena (PT) optaram pela abstenção de voto. Os vereadores Marcos Antônio (PSOL), Sandro Pimentel (PSOL), Amanda Gurgel (PSTU) e Eleika Bezerra (PSDC) estiveram ausentes da votação.