25 de abr. de 2017

Vereadores da bancada situacionista de umarizal já se encontram na capital federal.

Vereadores da bancada situacionista de umarizal já se encontram na capital federal.
Em Brasilia, os vereadores "Jadson JatãoGilmar FreitasMaykon Nunes e o presidente da Câmara municipal o senhor Marcos de António de Néo, fazem visitas a deputados federais, e agendam encontros com senadores em buscas de melhorias para a nossa cidade.
Mais Informações durante todo o dia de amanha


UVB – União dos vereadores do Brasil, realizará mais uma edição da Marcha dos Vereadores do Brasil em Brasília-DF, que acontecerá entre os dias 25 a 28 de abril de 2017. Na oportunidade cinco dos nove vereadores de Umarizal-RN, estarão participando do evento onde irão debater grandes temas da atualidade.
Em virtude disso, nessa terça-feira (25) não acontecerá a sessão na Câmara Municipal de Umarizal-RN, onde os trabalhos voltarão na próxima terça-feira (02/05).
MARCHA DOS VEREADORES
O propósito da Marcha é capacitar, qualificar e proporcionar ao vereador uma participação efetiva em suas comunidades, bem como, propor uma visão municipalista de temas importantes para serem aplicados em projetos para a população.
A realização da XV MARCHA DOS VEREADORES vai aproximar cada vez mais a UVB das entidades estaduais, regionais, e principalmente das câmaras municipais de vereadores, promovendo debates e capacitação, defendendo os interesses do municipalismo, e levando à todas regiões brasileiras o conhecimento e a informações aos vereadores(as) e servidores das câmaras municipais.

FECAM/RN, TCE/RN e Femurn promovem encontro em Martins

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e a Federação das Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) promovem nesta quarta (26) e quinta-feira (27) a segunda edição do projeto Escola Itinerante, dessa vez no município de Martins. O encontro de gestores municipais será no auditório do Chalé Lagoa dos Ingás, a partir das 8 horas.

Segundo o presidente da FECAM-RN, vereador Raniere Barbosa (PDT), o evento será mais uma oportunidade de capacitação e qualificação para servidores e assessores dos legislativos potiguares. “Já realizamos o mesmo encontro em Mossoró com grande receptividade. O objetivo é auxiliar as Câmaras Municipais para que sigam os procedimentos necessários, conforme a orientação do TCE, e possam prestar o melhor serviço possível aos cidadãos do nosso Estado”, disse Raniere.

Conforme números do TCE, o encontro em Martins atinge uma área composta por 30 cidades. As inscrições podem ser realizadas no portal do próprio Tribunal de Contas (www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Curso). São disponibilizadas três vagas para cada Prefeitura e duas para cada Câmara Municipal. O público-alvo do evento são prefeitos, presidentes de Câmaras e seus assessores. O projeto Escola Itinerante tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada. 

-- 
Danilo Sá (84) 99424-3254
Assessoria de Comunicação Fecam-RN
Instagram: @FecamRNOficial

Getúlio Rêgo pede segurança e instrumentalização da polícia em Umarizal


A insegurança nos municípios do Rio Grande do Norte voltou a ser abordada no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (25). Em pronunciamento, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) apontou a necessidade de resgatar a sensação de segurança nas cidades do interior do Estado através da instrumentalização da polícia, com destaque para Umarizal, região Oeste.

Participei de reunião e lá destacamos a necessidade de dotar a região de um mecanismo para combater o terror que está tomando conta dos municípios do Rio Grande do Norte. Chamo atenção aqui para Umarizal, uma das mais afetadas pela onda de insegurança. Os moradores estão sofrendo com a violência externa e interna, causando perplexidade e pânico nas pessoas. É uma situação extremamente grave”, afirmou.

Getúlio Rêgo disse ainda que conversou com a nova secretária de Segurança Pública do Estado, a delegada Sheila Freitas, sobre o cenário atual. “Ela disse que o objetivo é instrumentalizar as forças de segurança do Estado, mas rezo por ela até que realize esse objetivo”, frisou.

Em aparte, o deputado José Dias (PSDB) destacou que os meios oferecidos são insuficientes e o problema maior é a falência absoluta dos estados. Tomba Farias (PSB), registrou situação semelhante na cidade de Jaçanã, região Trairi. “A cidade foi fechada por 45 minutos por cerca de 20 homens em camionetes. Todos com armamento pesado e assaltaram banco e lojas, promovendo uma noite de terror”, disse.

Se está errado, então chegou a hora da nossa prefeita se manifestar e dizer o por que do atraso com a firma da limpeza urbana do nosso município.


Se está errado, então chegou a hora da nossa prefeita se manifestar e dizer o por que do atraso com a firma da limpeza urbana do nosso município.

Tentei falar com a prefeita por telefone, mais infelizmente o telefone da nossa perfeita só faz chamar e não atende. ...

Tentei contato por vários dias..

Espero que a nossa prefeita Elijane Paiva Freitas se explique logo, e diga o por que dessa falta de repasse da prefeitura com a firma.

Prefeita Elijane Paiva cumpre agenda em Natal e reivindica medidas de segurança para Umarizal


A prefeita de Umarizal, Elijane Paiva (DEM), cumpre agenda administrativa na capital do Estado do Rio Grande do Norte e, na manhã desta terça-feira (25), juntamente com o Deputado Estadual Getúlio Rego (DEM), reivindicou ao governo do Estado medidas efetivas para o combate à criminalidade na cidade do Alto Oeste Potiguar.

Na oportunidade, a gestora municipal cobrou que duas das medidas minimamente necessária para reforçar o combate à violência em Umarizal, seria o aumento imediato do efetivo das Polícias Militar e Civil e a aquisição de uma nova viatura para a PM. Em contrapartida, o município garantiu as atuais parcerias com as forças de segurança e a reforma do prédio onde funcionará o novo pelotão da PM.

O deputado democrata, informou que manteve contato com a nova secretária estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), a delegada Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes, e que a gestora está sensível ao problema da violência em toda região Oeste do Estado e que estuda medidas cabíveis para o pronto atendimento das demandas apresentadas pela prefeita Elijane Paiva.

Outra reivindicação da chefe do Executivo umarizalense junto ao deputado Getúlio foi na área da Educação. Na ocasião, a pedagoga cobrou que o legislador e líder do DEM na região, apresentasse requerimento na Assembleia Legislativa para que o município de Umarizal fosse contemplado com mais um ônibus para transporte escolar municipal.


"Estamos em Natal cumprindo agenda administrativa e reivindicando dos nossos parceiros, medidas que venham garantir mais desenvolvimento para nossa cidade. Hoje, estamos com o deputado Getúlio Rego e cobramos dele um apoio ainda mais intenso para a resolução de problemas na área da Segurança e Educação. Queremos aumentar nosso efetivo policial, uma nova viatura para a PM e, na área da Educação, viemos garantir um novo ônibus escolar", comentou Elijane Paiva.

Pais comemoram reabertura de escola fechada há mais de 10 anos na Várzea do Barro: “minha filha estudava em outra cidade”, relata mãe

Dona Maria José não escondeu o contentamento ao ver reaberta a escola da sua comunidade, a Várzea do Barro, zona rural de Umarizal. Sua filha a Maria Isabel, de 3 anos, que antes tinha que se deslocar até o município de Rafael Godeiro para frequentar a escola, agora tem a oportunidade de caminhar poucos metros para chegar a sala de aula.


“Pra mim está sendo muito importante e não só pra mim, mas pra todos aqui, pois minha filha estudava em um colégio distante e era uma dificuldade ir deixar. Eu até pagava para levar ela e aqui está no terreiro da minha casa”, conta satisfeita Maria José.
O benefício que dona Maria José e sua filha estão recebendo vem de mais uma ação importante do governo Elijane Paiva e Raimundo na área da educação. A chefe do executivo e o vice-prefeito, em parceria com a secretária de Educação, professora Eva e com a diretora do Centro Municipal de Ensino Rural, Dorinha Salles trabalharam em conjunto para reerguer a escola que, segundo os moradores da Várzea do Barro, fora abandonada há mais de 10 anos. A reabertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (24).
“É uma grande conquista abrir uma escola fechada há tanto tempo e toda reformada. A gente ver no olhar das crianças a felicidade e isso é muito gratificante”, destaca o vice-prefeito Raimundo que acompanhou o início das aulas hoje pela manhã.

Secretária de Educação, professora Eva Dias acompanhou todo processo de reforma até a reabertura da unidade escolar – Foto: Léo Silva

De acordo com a professora Eva, são aproximadamente 18 crianças que serão atendidas na unidade. Para levar a elas a oportunidade de frequentar a escola sem sair do local onde residem, a secretária conta que muitos desafios tiveram que ser superados.
“A gente fazia reuniões e nelas fomos fazendo os diagnósticos, vendo onde era que estavam as crianças que poderiam vir estudar na escola, se realmente teríamos essas matrículas, se teríamos condições de reabrir, mas a gente deu as mãos com a comunidade que foi uma grande força e chegamos a esse dia de hoje”, conta Eva.

Professoras Marlene (esquerda) e Jancleide (direita) , ao lado de pais alunos da unidade

A unidade atende do maternal ao pré e conta com duas professores em sala de aula: Jancleide Alves e Marlene Alves. Além do sobrenome, as duas educadoras partilham ainda o sentimento de gratidão de ver a escola em funcionamento e de ter a oportunidade de participar da educação das crianças da comunidade.
“A escola fechada quem perdia era a comunidade e hoje chegamos aqui para somar, fazer um trabalhar com essas crianças e trazer um benefício pra essa comunidade. Estamos aqui para fazer a diferença e ver essas crianças darem um futuro bem melhor para o nosso município”, diz otimista a professora Jancleide.

Secretária Eva e a nutricionista Ana Luiza ao lado das cozinheiras da escola

Além de boas educadoras, as crianças vão merendar com qualidade. O cardápio foi preparado pela nutricionista da Secretaria de Educação, Ana Luiza Ferreira. “A gente visa sempre os alimentos minimamente processados e evita os ultraprocessados, que são tudo que vem em embalagem, pois a quantidade de sal é muito grande”, explica.
Também estiveram visitando a escola recém-ativada, a diretora do Centro Municipal de Ensino Rural, Dorinha Salles e a responsável pelo suporte pedagógico da Secretaria de Educação Aparecida Moura. Pais também acompanharam seus filhos no primeiro dia na nova unidade de ensino.

Vice-prefeito Raimundo Dias e equipe da Secretaria de Educação acompanharam 1º dia de aula

Por estar cumprido agenda administrativa em Natal, a prefeita Elijane não esteve na escola nesta segunda, mas já agendou visita. Os moradores da Várzea do Barro já aguardam a vinda da chefe do executivo. Eles querem agradecer a gestora pela ação que modificou o cenário rural da comunidade inteira. “É preciso agradecer. Se não fosse ela, estaríamos ainda tendo que levar nossos filhos para outro município. A gente cobrava e hoje está sendo uma maravilha. Eu estou muito feliz”, finaliza Maria José que aprovou o primeiro dia de aula.

Campeonato organizado pela Prefeitura de Umarizal promoverá integração de comunidades rurais com zona urbana

 Os representantes das equipes que irão disputar o CampeonatoMunicipal de Futebol em campo reduzido se reuniram na manhã desta segunda-feira (24) com a secretária de Cultura e Esporte, Heleneide Amorim e decidiram: os jogos da competição acontecerão na zona urbana, no campo do antigo Centro Social Urbano (CSU) e na zona rural, onde equipes possuem área para jogos em condições para disputa das partidas. De acordo com Heleneide “objetivo é fazer com que os atletas da zona rural interajam mais com os atletas de equipes da zona urbana, promovendo integração esportiva”, explica a gestora.
A reunião foi acompanhada pelos coordenadores de esportes, Diassis e Paulo Márcio. O campeonato está previsto para ter início no dia 13 de maio. “Queremos dá esse incentivo aos atletas da zona rural, fazendo com que se sintam prestigiados e ao mesmo tempo fazer com que a economia das comunidades se movimente, uma vez que sempre que há jogo, alguém vende uma água, uma comida ou outra coisa e gera renda. Todos concordaram e iremos fazer dessa forma”, detalha Paula Márcio.
Novidade este ano, pela primeira vez a prefeitura não cobrou taxa de inscrição das equipes. “É com muita satisfação que a gestão da prefeita Elijane, juntamente com a Secretaria de Esporte inicia um campeonato sem cobranças de inscrição e assim continuamos tentando resgatar a dignidade dos atletas do município”, conta a secretária Heleneide. A competição de maio, segundo a gestora, é a primeira de uma série de atividades voltados ao meio esportivo que a Secretaria pretende desenvolver até o final do ano.
Na reunião desta manhã também foi lido o regulamento do campeonato para os representantes dos times presentes.