8 de jan. de 2026

Dobradinha - Presidente da Camara de veredaores de Umarizal ( Bazoca) confirma ao blog apoio para Dr. Bernardo e Sua esposa Kaline Amorim

 

 


Em contato com o presidente da câmara de vereadores de Umarizal, vereador Bazoca confirma apoio total a pré candidatura a deputado federal do médico Dr. Bernardo e seu apoio para deputada estadual para Kaline Amorim que é esposa de Bernardo..

Ou seja , dobradinha do presidente da câmara, Bernardo federal e sua esposa para estadual .

Umarizal - Quem apoia Quem ??? nas eleiçoes de outubro desse ano de 2026

 


As articulações de apoios  para as eleições de outubro deste ano já começaram ,,,,

Tem vereador que vai pra um lado , vereador que vai pra outro.

Teremos uma verdadeira mistura de apoios tanto para o cargo de deputado estadual como para deputado federal .


As conversas internas estão se organizando., 

Em nossa cidade temos vereadores e vereadoras com Apoios totalmente diferentes.

Provavelmente serão votados aqui.

João Maia - Federal 
Dr. Bernardo Amorim - Federal 
Mineiro - federal 
Kelps lima *- federal 
Natália Bonavides - Federal 
Benes Leocádio - federal 

Entre outros ..

Volto com mais detalhes sobre o cargo de deputado estadual.

Governo Fátima veta lei que exigia repasses automáticos de ICMS, IPVA e Fundeb aos municípios do RN

 

Foto: Sandro Menezes / GovRN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, vetou integralmente o Projeto de Lei nº 632/2025, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, que estabelecia novos critérios e prazos para o repasse automático de ICMS, IPVA e recursos do Fundeb às prefeituras potiguares. A proposta buscava corrigir atrasos históricos e garantir maior previsibilidade financeira aos municípios, sem gerar custos adicionais ao Estado.

De autoria do deputado Gustavo Carvalho (PL), o texto previa, entre outros pontos, repasses diários do IPVA e transferências semanais do ICMS, além de detalhar critérios para a distribuição do Fundeb e ampliar a transparência dos dados arrecadatórios. Durante a votação, parlamentares classificaram a iniciativa como um avanço histórico para o municipalismo no Rio Grande do Norte.

O veto do Executivo, no entanto, teve como base um entendimento jurídico. O governo argumenta que o projeto invade competência exclusiva do Poder Executivo ao estabelecer regras sobre a execução financeira e administrativa do Estado, configurando vício de iniciativa e violando o princípio da separação dos poderes.

Com a decisão, o texto retorna à Assembleia Legislativa, que poderá manter ou derrubar o veto da governadora. Caso o veto seja rejeitado, a lei poderá ser promulgada pelo Legislativo, o que tende a abrir espaço para judicialização. A expectativa agora é de novo embate entre Executivo e deputados em torno da pauta municipalista.

Direção nacional prorroga mandato de Walter Alves na presidência do MDB do RN até março de 2027

 

A Direção Executiva Nacional do MDB decidiu prorrogar, até 15 de março de 2027, o mandato do vice-governador Walter Alves à frente do partido no Rio Grande do Norte. Com a decisão, Walter seguirá presidindo o diretório estadual e terá a responsabilidade de conduzir o MDB potiguar na preparação e organização das Eleições de 2026.

Em anúncio feito nesta quarta-feira 7, o MDB potiguar enfatizou que a prorrogação do mandato já está valendo e “reforça a confiança da direção nacional no trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado”.

Ao comentar a decisão, Walter Alves destacou o compromisso com o fortalecimento da legenda e com o futuro do MDB no Estado. “Vamos continuar trabalhando para fortalecer o MDB, agora com a missão de preparar o partido para as eleições deste ano. Agradeço a confiança da direção nacional e de todos que constroem o MDB no Rio Grande do Norte”, afirmou.

A decisão ocorre após Walter Alves ter admitido publicamente, no último dia 19 de dezembro, que poderá não assumir o Governo do Estado em abril de 2026, após a esperada renúncia de Fátima Bezerra (PT) para disputar o Senado. Em uma entrevista no município de Angicos, Walter também não descartou ser candidato a deputado estadual e apoiar a candidatura a governador do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que faz oposição ao PT.

Rogério Marinho ainda não marcou data de lançamento de candidatura

 

Contam nos bastidores que o senador Rogério Marinho (PL) teria escolhido o litoral potiguar para lançar a sua pré-candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte, possivelmente no dia 22 deste mês, com presença de lideranças nacionais e locais. O problema é que ninguém ouviu isso da boca do próprio Rogério Marinho. Até agora, não há anúncio oficial, nem confirmação pública do senador sobre data, local ou mesmo sobre o lançamento da pré-candidatura.

Por enquanto, tudo não passa de especulação alimentada por comentários de bastidores. Fala-se muito, mas Rogério segue em silêncio. Sem palavra do principal interessado, o suposto evento no litoral potiguar continua sendo apenas conversa — dessas que correm soltas na política, mas que ainda não se sustentam nos fatos.