6 de out. de 2022

Vivaldo Costa poderá assumir cadeira na Assembleia Legislativa mesmo tendo sido derrotado


Circulam conversas nos corredores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (RN) de que está em curso uma articulação para que o Deputado Estadual Vivaldo Costa – que ficou na primeira suplência – assuma uma cadeira no legislativo.

A modalidade passaria por duas hipótese. A primeira, que George Soares assumisse uma vaga no Tribunal de Contas do Estado. A segunda, que a Governadora reeleita Fátima Bezerra convoque um dos deputados aliados eleito para uma vaga no primeiro escalão do seu governo.

Seria uma homenagem a Vivaldo Costa pelos anos que serviu ao Rio Grande do Norte (RN) como homem público. O Papa-Jerimum merece.

 

2º turno tende a ter maior abstenção


Dados históricos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que a abstenção no 2º turno das eleições tende a ser sempre maior que no 1º.

Agora, em 2022, eleitores terão que voltar às urnas em 30 de outubro para escolher entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para ser o próximo presidente do Brasil. Na 1ª etapa do pleito, 20,95% dos eleitores habilitados para votar não compareceram.

Em 2018, a abstenção foi levemente menor do que a registrada neste ano: 20,3%. Naquela época, a eleição presidencial também foi ao 2º turno – e a taxa dos que não votaram subiu a 21,2%.