13 de jun. de 2016

Dia 26 de junho de 2016, estará realizando-se mais um grande Arraiá que virou tradição no Assentamento Remédio. Arraiá do "JOVENS DO SERTÃO".Que contará com desfiles de carroças, concursos de rainha do milho,comidas típicas, sorteio do balaio junino e muito mais..


OPINIÃO DO PRÉ - CANDIDATO A VEREADOR "JATÃO" - O PODER PELO PODER - CONCORDO PLENAMENTE



O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um povo quando falamos em eleição municipal, com isso, hoje falo pra vocês sobre esse momento de cidadania que iremos exercer no ano de 2016 .

Começo falando que quase todos os homens e mulheres são capazes de suportar adversidades na vida, mas se quiser por à prova o caráter de um homem ou de uma mulher, dê-lhe a ambos o poder.

Portanto, ao viver hoje num cenário de pré eleição, fico sempre a pensar como devemos nos comportar nessas horas e principalmente após a eleição. Democracia é um ato de dar oportunidades a todos sem distinção, mas pra isso, devemos fazer nossas escolhas pensando no passado de ações de um pré candidato e não num futuro de promessas incertas de pessoas que prometem o céu e a terra.

Se você tiver uma fazenda e, na hora da colheita, tiver que optar entre um mal pré candidato e uma nuvem de gafanhoto, fique com os gafanhotos.

Eu, "JATÃO", quero dizer: que a sociedade sofre o castigo de ser governada por maus políticos não colocando os bons na falta de avaliação e muitas vezes ao se venderem e não votarem com consciência e dignidade.

A política é talvez a única atividade para a qual o pré candidato pensa que não é preciso ter uma preparação. Mas eu vos digo: é onde precisamos está bem preparados, haja vista, temos que lidar com problemas de uma sociedade e não com problemas pessoais. Pensar só em si e no presente é uma fonte de erro na política.

Os eleitores hoje são muito inteligentes e focados, mesmo que não pareçam. E por isso conseguem perceber se o pre candidato é autêntico, se desenvolve um bom trabalho na comunidade, se é idôneo podendo assim desenvolver seu papel como parlamentar.

De certo, teremos pre candidatos que mentem, que tentam enganar eleitores com falsas promessas, que tentam se perpetuar no poder pelo poder, ao ponto de colocar seus cônjuges para tentarem não perderem seu status na vida pública, mas pra isso temos o povo que está atento e devem julgá-los se estão certos ou errados.

JATÃO VAQUEIRO

Pré - Candidato a vereador Gilmar de Alba (PR) concede entrevista ao blog "Umarizal Completo".


Primeiro, quem é Gilmar de Alba?


Bem… Eu (Gilmar de Alba) sou filho natural de Umarizal, nascido no sítio Campus e criado na cidade, sou das famílias Freitas (mãe) e Oliveira, ou Curdulina, (pai). Não sou de nenhuma família “ilustre”, porém tenho muito orgulho de todos, pois ganhamos a vida honestamente e temos grandes profissionais, destaque na educação e na saúde. Fui casado com Rejane Alves, cuja família tenho muito apreço e com quem tive uma filha, que já me deu uma neta e um neto. Sou casado com Obelaide Moura há 20 anos e dessa relação tenho duas filhas. Por obra do destino, ingressei na área da saúde, na qual, instintivamente, desenvolvi algo que eu já fazia, que era cuidar das pessoas. Na saúde, me tornei auxiliar, técnico de enfermagem e, dada a conjuntura econômica, não deixei Umarizal, mas tive que fixar residência também em Natal, com o intuito de buscar novas oportunidades, as quais infelizmente não eram oferecidas em nosso município, para me formar como Enfermeiro. Hoje, sou plantonista do Hospital João Machado e Coordenador de Atenção Especializada em Saúde no município de Nova Cruz/RN. Atuo nessa área há mais de 25 anos, conheço o SUS desde sua criação e, por isso, me sinto preparado para contribuir para a melhoria da saúde em Umarizal/RN.


Qual motivo que leva a você querer entrar na política????


Não basta ter somente boas intenções, temos que participar ativamente nas decisões. Para isso, a maneira mais eficaz é atuar nas elaborações das leis, que é uma das muitas atribuições pertinentes ao vereador. Além do mais, acredito que a saúde pode ser construída na comunidade e, como é um direito fundamental da pessoa humana, deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição sócio-econômica, por isso me sinto no dever de contribuir na garantia desse direito. E uma das formas que posso contribuir para isso é através da legislatura, como vereador.


Você é ligado a qual grupo político e por que ????


Estou filiado ao PR (Partido da República), o qual tem como líder o ex-prefeito Néo, por questão de coerência, pois Umarizal sabe do compromisso que ele, enquanto gestor teve na assistência a saúde e apoio a pré-candidata a prefeita Elijane Paiva, porque compartilhamos dos mesmos ideais, naquilo que acredito ser o melhor para a população. Nas ultimas administrações sentimos que Umarizal estagnou e por isso tornou-se um município atrasado em alguns aspectos, o que prejudicou seu desenvolvimento como um todo.


Você que trabalha na área da saúde, como você pensa em realizar um trabalho voltado para essa área tão complicada?????


Primeiramente, por possuir uma afinidade com a área, e principalmente, devido já atuar nela por mais de 25 anos, consigo identificar com clareza suas deficiências e prioridades. O SUS hoje necessita de parcerias, seja a nível inter-municipal, estadual ou federal e é justamente este, um dos pontos que digo que nós precisamos melhorar. Utilizar bem os recursos que já existem e buscar outras iniciativas, através de parcerias, de interação e integração, em uma atuação conjunta entre a população e os poderes executivo e legislativo.


Quais suas bases políticas?


Como já mencionei, nunca fui ligado a nenhuma base politica ou partido político em Umarizal, ou em outro lugar, sempre acompanhei as pessoas nas quais acreditava estar buscando o melhor para a nossa cidade. Então, dedico esse espaço e considero minhas bases politicas, minha família (Freitas, Oliveira e Moura) meus amigos, incluindo a família Alves, da qual já fiz parte, pois pois foram eles que mostraram-me quão importante era essa provável candidatura para Umarizal.


Você já vem reunindo alguém em prol da sua pré-candidatura??? 


Como é sabido pela população de Umarizal, eu já venho desenvolvendo um trabalho voltado à saúde há mais de 10 anos, sempre auxiliando o povo da minha querida Umarizal quando era solicitado, sem pensar em política. É como sempre falo: a saúde deveria ser prioridade de todo governo, pois se analisamos, essa é uma área que o atendimento tem que ser 24 h, porque ninguém tem hora para adoecer e a única secretaria que tem que funcionar os 12 meses do ano sem férias ou feriados nos quais fechem todos os serviços. Então, tem que ser vista com bons olhos por qualquer que seja o governante. É fundamental o respeito com os profissionais de saúde, do porteiro, (pois esse profissional muitas vezes é que faz as vezes de recepcionista) ao mais graduado. Então essas reuniões sempre aconteceram, pois nelas podemos ouvir os anseios da população.


Você acredita que a mudança de governo é a saída para os atuais problemas????


Acredito. Historicamente vem sendo comprovado que a reeleição não é saudável para os municípios, haja vista está definido por lei, ser essa a última eleição em que um prefeito pode se candidatar a reeleição. Em Umarizal, especificamente, há pelo menos 12 anos o município vem sendo conduzido por pessoas de um único grupo político ou por pessoas que se aliaram, como forma de manter o poder, sem se preocupar com a coerência partidária, sem consultar a população. E um governo construído a partir de interesses privados e disputa por privilégios e poder, cuja permanência é duradoura, tende a prejudicar mais ainda o povo e o desenvolvimento de uma cidade, pois estes são relegados a segundo plano.