QUADRILHAS JUNINAS SE TORNAM PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATAL
As festas juninas formam uma das tradições mais ricas, seculares e alegres de nosso país. Neste contexto, a Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (16) um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Fernando Lucena (PT) que declara as quadrilhas juninas Patrimônio Cultural Imaterial do povo natalense. “Trata-se de valorizar a cultura popular, manter vivas as tradições. As quadrilhas juninas que representam um traço inconfundível do folclore brasileiro.explicou o vereador Fernando Lucena.
Aqui em Umarizal, as quadrilhas juninas se tornarem Patrimônio Histórico, seria muito importante para a valorização da identidade histórica e costumes populares de nossa comunidade. Importante também seria para que nossos bens culturais se mantivessem vivos para futuras gerações.
Eu acho que a identidade cultural de uma população de uma comunidade se faz, também, através da preservação de seu Patrimônio Histórico. Este patrimônio, deve ser visto como um grande acervo, que é o registro de acontecimentos e fases da história de uma cidade. Assim como em Natal, as quadrilhas juninas culturais de Umarizal, poderiam através de um projeto na câmara, se tornarem PATRIMÔNIO CULTURAL DE UMARIZAL.
Dezenas de artistas e brincantes de todos os segmentos e pessoas ligadas à cultura aqui na cidade de Umarizal, falam também sobre a falta de apoio a área cultural que fica sempre muito pequena e a maioria dos gestores também destinam recursos pífios para o setor. Muitos gestores falam da falta recursos para serem investidos na cultura. Já eu digo o contrário, o que falta é decisão política do gestor de investir, ou seja, falta de vontade.