5 de set. de 2011

Galeno Torquato disse que seu agrupamento político está unido e elegerá o sucessor em São Miguel


Enquanto Alcymar Monteiro cantava e encantava a nação forrozeira, na segunda noite de FINECAP em Pau dos Ferros, sexta-feira (02), este blogueiro estava proseando com o prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, lá em riba dos camarotes do evento festivo.

Entre um leriado e outro, análises daqui, dali e de acolá acerca das eleições municipais que se avizinham, eu, como todo bom perguntador, indaguei-lhe sobre quem o seu agrupamento político apoiará no pleito vindouro na Serra do Camará.

O chefe do executivo micaelense, escorregadio igual a piau sabão, disse que só falará sobre política e, por sua vez, sucessão, no momento apropriado para isso, deixando a leitura nas entrelinhas que o fato deverá acontecer, apenas, a partir do mês de abril de 2012 ou, no "mais tardar", em junho, como gosta de dizer um amigo meu.

“O momento, agora, é de muito trabalho. Todas as nossas forças e energias estão concentradas, exclusivamente, na condução do processo administrativo. Até porque nosso mandato termina em dezembro de 2012. Portanto, há 16 meses. Logo, qualquer ação nossa que fuja a essa regra, poderá ter reflexos negativos na conclusão desse projeto que, segundo dados estatísticos que possuímos, são bastante positivos e avaliam, satisfatoriamente, nossa gestão”, destacou Galeno.

Tentando espremer o prefeito, da mesma forma como se faz com carnegão, perguntei-lhe se o nome a ser ungido será Nirinha Fernandes ou Dario Vieira, como potenciais candidatos da ala situacionista, Galeno, numa resposta curta que só coice de bacurim, disse que, diferentemente do que estão propagando nos muros e intramuros, seu grupo político está unido e elegerá o sucessor.

“Em São Miguel, como em todos os municípios do País, o que existe muito é oba-oba e jogo de especulação sobre candidaturas precoces. Mas, independentemente de quem seja o nome escolhido em convenção - digo isso com humildade - o certo mesmo é que nosso grupo político partirá unido nas eleições e a venceremos”, enfatizou o prefeito Galeno Torquato.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 14:35

Ministro Garibaldi Filho disse que vai participar do Encontro Regional do PMDB de Pau dos Ferros, mas apoiará candidatura de Fabrício Torquato (DEM)


O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, cumpriu agenda administrativa e política neste sábado (03), no município de Pau dos Ferros. Ele foi o palestrante da Sessão Magna Branca da Maçonaria, que aconteceu na sede da Câmara de Vereadores. Logo após a conferência, Garibaldi participou de um jantar na casa do prefeito, Leonardo Rêgo.

Antes mesmo das primeiras garfadas, o cardápio servido foi política partidária. O Encontro Regional do PMDB, que acontecerá no próximo dia 17, apareceu no menu como prato principal. O próprio ministro se encarregou de colocar os condimentos. Ele disse que participará, sim, da “convenção”, mas isso não significa que sua presença vai se configurar num apoio explícito ao grupo oposicionista.

“Participarei do Encontro do PMDB porque é um ato político regional do meu partido. O evento não tem nada a ver com lançamento de candidaturas. Se tentarem fazer isso, simplesmente estarão me traindo. Porque o combinado é que esse tipo de assunto não vai ser inserido na pauta”, disse Garibaldi Filho, acrescentando que a legenda vem realizando reuniões semelhantes em diversos municípios potiguares.

O chefe do executivo pau-ferrense, Leonardo Rêgo, fez a defesa do ministro. Ele disse que, no lugar de Garibaldi, que é um dos ícones do partido no País, também participaria do evento. Só que o alertou sobre a possibilidade da armação de “pegadinha” para cima do ministro; transformando um encontro regional num palanque local.

“Não temos nada contra a participação de Garibaldi ao encontro regional do PMDB. Ao contrário, apoiamos. Pois, esse é um processo natural e faz parte da democracia. Apenas quero alertar que a oposição está sem poder de reação e quer, simplesmente, usar a boa fé do ministro como senha para tentar dizer que ainda está viva”, destacou Leonardo, dizendo que será um veemente defensor da postura do ministro, junto ao Democratas, que, no plano estadual, já sinaliza com uma ampla aliança visando as eleições de 2012.

Após “os comes e bebes”, dando demonstrações claras do mais puro espírito de harmonia dentro do grupo situacionista, o ministro, Garibaldi Filho, ladeado pelo prefeito, Leonardo Rêgo, o vice/prefeitável, Fabrício Torquato, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas, visitaram estandes da FINECAP, cumprimentaram lojistas e populares e, em seguida, no camarote da Prefeitura, assistiram às atrações musicais da terceira noite do maior evento de lazer e negócios do Rio Grande do Norte.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 14:32

Senador José Agripino se recusa a falar de aliança com o PSD no RN: “o PSD nem existe”

O senador José Agripino Maia reagiu ao ser questionado sobre uma possível aliança do DEM com o PSD no pleito de 2012. Embora o partido presidido pelo vice-governador Robinson Faria já tenha conseguido registro no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, o líder do DEM afirma: “o PSD nem existe”.

Confira a rápida entrevista que ele concedeu ao PANORAMA POLÍTICO:

Como o senhor avalia a defesa do deputado federal Fábio Faria para a base da governadora Rosalba ter candidato único para o pleito de Natal em 2012?

Não me cabe avaliar pensamento de A, B e C, ou integrante de outro partido. O meu partido pode ter candidato próprio, apoiar candidato do PSDB, pode ser que venham a se entender os partidos que fazem apoio a Rosalba. É prematuro falar agora. Não há definição.

Qual a relação do DEM e PSD hoje no Rio Grande do Norte?

O PSD nem existe.

E qual a relação do senador José Agripino e do vice-governador Robinson Faria?

José Agripino e o vice-governador Robinson já estiveram juntos e já estiveram afastados em muitas campanhas eleitorais.

E agora, no pleito 2012?

Pode ser uma coisa ou outra.

O PSD conseguiu registro em dez Estados, o passaporte está carimbado para o pleito do próximo ano?

Só se o TSE conferir as assinaturas que os TREs não conferiram. Esse partido o PSD conseguiu a certificação de muito menos assinatura do que o necessário, que são 490 mil. É preciso que o TSE receba certificação dos Estados e das assinaturas. Há uma quantidade de assinaturas ainda a serem atestadas. E o PSD quer que as assinaturas sejam conferidas pelo TSE contrariando uma resolução do TSE. Esse impasse será resolvido no TSE.

GOVERNADORA É VAIADA EM PAU DOS FERROS.

Já era de se esperar.
O desgaste dos primeiros meses de governo de Rosalba Ciarlini está evidente. No último show da FINECAP em Pau dos Ferros-RN, realizado neste domingo (04), a governadora foi vaiada por uma grande multidão que aguardava a apresentação de Paula Fernandes no evento.
Essa não é a primeira vez que a governadoira fica na “saia justa”. Em Mossoró, por exemplo, durante as festividades do Mossoró Cidade Junina, Rosalba também foi vaiada.
Com as últimas declarações sobre os aumentos salariais e pagamentos de gratificações, quando os mesmos poderão não ser pagos este mês de setembro, frustraram várias categorias. Os estragos destas declarações já estão sendo vistos.

Fonte: Folha em Dia/Ivanúcia Lopes

Felipe Maia e Rosalba participam da festa de emancipação política de Pau dos Ferros


O deputado federal Felipe Maia esteve no domingo (04), no município de Pau dos Ferros, distante 400 km da capital. O parlamentar prestigiou o aniversário de 155 anos de emancipação política da cidade e o encerramento da 15ª edição da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap).

Acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini, do prefeito da cidade, Leonardo Rêgo, do vice-prefeito, Fabrício Torquato e do deputado estadual Getúlio Rêgo, o deputado Felipe Maia visitou os estandes da feira, falou com populares e assistiu às apresentações artísticas na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.

De acordo com a organização do evento, mais de 60 mil pessoas participaram do último dia da Finecap. Na programação da feira também ocorreram o 4º Festival Gastronômico de Pau dos Ferros e a Feira de Agronegócio, além dos shows com artistas locais e nacionais.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 09:54

ENCONTRO DE BLOGUEIROS É REALIZADO COM TOTAL ÊXITO.





POSTADO POE CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 09:48

ENCONTRO DE BLOGUEIROS É REALIZADO COM TOTAL ÊXITO.





ACIMA DAS EXPECTATIVAS, ENCONTRO DE BLOGUEIROS E ADMINISTRADORES DE SITES TROUXE INFORMAÇÕES DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA AQUELES QUE DIFUNDEM INFORMAÇÃO. NAS ÁREAS JORNALÍSTICA E JURÍDICA. O EVENTO MOSTROU QUE É POSSÍVEL A UNIÃO DOS BLOGS E SITES EM BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE E POSTURA ENTRE OS RESPONSÁVEIS POR ESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO.


Tenente Ananias presenciou ontem uma verdadeira demonstração de união ente todos os blogueiros e administradores de sites que se fizeram presentes na Cãmara de Vereadores. Ao todo, 37 formadores de opinião, além de um grande número de pessoas atenderam o convite do blog rnpoliticaemdia2012 e lotaram as dependências daquela casa legislativa.


Um café da manhã digno de hotel cinco estrelas, (sem exageros), foi oferecido aos participantes.

Após a abertura do encontro, o professor Gevildo Viana conduziu com maestria a apresentação do evento.
A prefeita constitucional do município de Tenente Ananias, Mazé, deu as boas vindas a todos os participantes e palestrantes, agradecendo pelo chamado ao encontro e prontificando-se a sempre colaborar para que eventos desta estirpe sejam realizados no município.
Em seguida, a jornalista Anna Ruth Dantas abriu os debates com uma vasta explanação à cerca de diversos temas, destaque para a condução de notícias e em termos jornalísticos, a legalidade de postar matérias de outras fontes. Na realidade, uma verdadeira aula de diretrizes que devem ser seguidas por todos jornalistas e blogueiros que são formadores de opiniões e têm a prerrogativa de formar opiniões.
Já o jurista, Dr. Nilo Ferreira Júnior trouxe a temática da legislação eleitoral vigente e o que será exigido a partir de 01 de janeiro de 2012, além do posicionamento legal, juridicamente falando, daqueles que emitem matérias pertinentes a politica.
Já o vereador Carlos Dantas trouxe uma exposição da necessidade, legalidade e postura e propagandas em blogs e sites.


Depois do evento, a prefeitura municipal de Tenente Ananias, como anfitriã, ofereceu almoço a todos os participantes.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 09:34

Encontro de Blogueiros - Sucesso total

Ctrl C/Ctrl V/Emídio Sena

Acidade de Tenente Ananias, no Alto Oeste Potiguar, sediou o primeiro encontro de Blogueiros na região. O evento aconteceu na manha de hoje, (03/09), na câmera de vereador daquela cidade, sendo idealizado e organizado pelo blogueiro Mozart Maranhã, tendo como anfitrião a prefeita Maria José e o apoio de algumas prefeituras, sendo uma delas, a da cidade de Antônio Martins, representada pelo prefeito Edmilson Fernandes, que também estava presente no evento e colaboradores.

O encontro teve como conferencistas o Juiz Substituto do TRE/RN Dr. Nilo Ferreira e a jornalista e Blogueira Ana Ruth Dantas da Tribuna do Norte, natal/RN. Ambos os conferencistas abordaram temas relacionados à politica, como: importância dos blogs, responsabilidades e Blogs e site nas eleições 2012.

A prefeita Maria José realizou a abertura agradecendo a presença de todos no encontro que teve o objetivo de mostra a importância dos blogs como meios de comunicações.

A jornalista Ana Ruth, do Blog Panorama Politico, um blog hospedado no site Tribuna do Norte, inicio a fala dizendo, “Hoje será um dia em que também irei aprender com vocês, por que é uma satisfação esta aqui junto de todos, falando da importância dos blogs e pelo fato de cada um de vocês representarem milhares de leitores espalhados por toda rede de Internet no mundo”. Porque os blogs são meios de democratização das informações, portanto a identificação parte da maneira com que se publicam as informações devendo elas ser verdadeiras e divulgadas com responsabilidades.

O Juiz Dr. Nilo Ferreira, iniciou com uma reflexão “A história é feita por conquistadores e conquistados, nesse sábado fui conquistado por todos vocês”. O grande mérito de um blog é a responsabilidade na hora de definir uma linha de informações, sendo ela estética, politica, policial ou qualquer que seja, pois quando bem utilizado torna se importante como meio de comunicação.

Nas eleições é possível o candidato ter seu próprio blog, uma oportunidade de apontar sua historia e divulgar suas propostas á serem levadas a comunidade.

Os demais blogs e sites podem divulgar as eleições locais, respeitado o Art. 57 da lei Eleitoral 9.504. Um detalhe importante não antecipe o tempo inicial para as propagandas, dia 06 de julho de 2012.

“A amizade de vocês conclui a felicidade do meu coração”, palavras finais do Dr. Nilo Ferreira.

Por Emídio Sena