6 de ago. de 2019

Agentes de endemias de Umarizal seguem campanha de combate ao mosquito da dengue com a captura e distribuição de piabas



Agentes de endemias realizaram neste último sábado, 03, no açude da Inspetoria, mais uma captura de piabas para reforço das ações de combate ao aedes aegypti. 

Os peixes são colocados em reservatórios de água parada e são predadores naturais do mosquito da dengue. O vice-prefeito Raimundo acompanhou a atividade.    De acordo com o coordenado dos agentes de endemias, Carlos Alberto, as piabas capturadas são mantidas em um reservatório na prefeitura. 

A população pode solicitar o peixe procurando os agentes de endemias.  “Nós temos um reservatório na prefeitura onde a gente guarda e vamos sair novamente distribuindo nas casas. Onde tiver uma pessoa que queira a piaba em seus depósitos, a gente está disponibilizando essa ação pra população. 

Quem quiser basta procurar os agentes”, detalhou Carlos.  A captura e distribuição das piabas integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Umarizal está há quase 3 anos sem casos confirmados das doenças. 

A atividade deste sábado também contou com a parceria da Colônia de Pescadores Z71 de Umarizal.