16 de abr. de 2014

ESSE É O PAIS DA COPA !!!!!!! VERGONHA / Sem ambulância, paciente morre ao ser transferido em caçamba no CE.


Paciente foi levado em veículo junto com enfermeiras e balão de oxigênio (Foto: Ana Caroline/Arquivo pessoal)

16 de ABRIL de 2014 - Um paciente morreu ao ser transferido de um hospital na caçamba de uma pick-up na cidade de Ibiapina, no interior do Ceará, que estava sem ambulâncias e médicos.

Na tarde do domingo (13), o paciente Francisco Evanilson Gomes da Silva foi levado em um veículo particular emprestado, conduzido por um parente dele, com duas enfermeiras, balão de oxigênio e soro, mas morreu antes de chegar ao outro hospital onde seria internado.

Em contato com o G1, o secretário da Saúde de Ibiapina, Grijalva Parente da Costa, diz que a cidade dispõe de três ambulância, e que no momento em que Francisco Evanilson Gomes chegou ao hospital, um dos veículos estava em reparos e outras duas sendo utilizadas para serviços emergenciais. "Reforçamos que este foi um caso excepcional onde os fatos estão sendo apurados pela administração e providências estão sendo tomadas para que não volte a ocorrer", diz o secretário, em nota.

"O médico plantonista do Hospital de Ibiapina havia saído da unidade 45 minutos antes da ocorrência, por exigência do Hospital Polo de Tianguá, para acompanhar paciente em estado gravíssimo, entubado, que se encontrava nesta unidade para o Hospital Regional de Sobral", explica o secretário sobre a falta de médicos na unidade.

A imagem da trasferência do paciente foi compartilhada dezenas de vezes nas redes sociais, com mensagens de protesto.

Um das testemunhas do caso, que prefere não se identificar, conta que foi ao hospital municipal de Ibiapina para um exame de rotina na tarde de domingo, quando chegou um paciente acidentado em uma motocicleta pedindo ajuda no hospital. "Ele [o paciente] estava entre a vida e a morte e precisava ir para Tianguá em busca de atendimento. Minha mãe, ao ver o desespero, pegou o carro e emprestou para ele. Um amigo do rapaz acidentado foi dirigindo, minha mãe não estava bem para dirigir", conta.

Francisco Evanilson havia sofrido um acidente de motocicleta na zona rural de Ibiapina. "Ele estava de moto e um carro bateu nele. Ele morreu quando teve queda de pressão, antes de ser colocado em uma ambulância em Ubajara", conta a testemunha do caso. "Pela falta de estrutura, exposto ao sol, na capota do carro, acho que agravou mais ainda o caso", conta.


Do G1 CE


Retirado do G1

Trabalhando para o Desenvolvimento por Rosângela Cunha

O prefeito Mano Onofre a secretária da Assistência Social e Habitação entregaram na manhã dessa terça-feira, 15, vinte unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. As casas foram construídas no bairro Caraíbas e devem beneficiar 40 famílias.

“É uma satisfação imensa estar entregando a cada um dos beneficiados. É o sonho da casa própria. Só resta a cada um deles zelar. As casas são diferenciadas em termos de tamanho e modelos diferentes das outras que já foram construídas”, disse o prefeito Mano.

A secretária Sandra explicou que nessa etapa foram entregue 20 casas e outras vinte famílias estão na fila de espera para serem contemplados com as outras unidades que ainda estão em construção.
“É só a firma concluir o processo de finalização de cada uma e estaremos entregando aos outros beneficiários”, explicou.


Para Francisca das Chagas Miranda, uma das beneficiadas, receber a unidade é a realização de um sonho. “Estou feliz demais. Realizei um sonho de muitos anos. Gostei muito da casa”, disse.
Os contemplados que receberam as chaves nessa terça recebem a casa ainda sem água e energia, porém o prefeito adiantou que já encaminhou solicitações para que os serviços venham a ser prestados nas novas moradias.


“Já fizemos a solicitação de instalação de água e tivemos a garantia de que o mais breve possível será instalada. Já que a energia já chegou aqui e em breve estará tudo funcionamento perfeitamente”, assegurou o prefeito.
Do Site da Prefeitura de Umarizal
FOTOS: Ricardo Pereira













WILMA DE FARIA MAIS PARA O GOVERNO DO QUE PARA O SENADO


76i78o67iç9p90rA  ex- governadora Wilma de Faria decide disputar o governo do estado pelas cores do PSB,o governadorável Henrique Alves que está em missão oficial na China  foi avisado por amigos que mais  vez o seu plano de chegar ao governo do estado foi de água abaixo,é que Wilma confirma o que todos nós esperávamos desiste de concorrer ao senado na nossa chapa.Henrique respondeu que há vários dias esperava que isto acontecesse tendo em vista que ela não havia confirmado sua candidatura ao senado e que sempre botava para o partido decidir.
TAGS:ELEIÇÕES 2014

NOTICIAIS DA POLITICA DO NOSSO ESTADO

Fábio Faria preside reunião do Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados.


Presidente interino da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD) reuniu líderes de todas as bancadas para definição da pauta de votações desta semana. 

Entre os projetos defendidos pelo parlamentar potiguar que fica na Presidência da Casa até o próximo dia 21, estão a regulamentação profissional do agente de turismo, criminalização dos motoristas que provocam acidentes por participarem do chamado "racha", regulação da implantação de novos postos de combustível.

O Plenário da Câmara tem sessões deliberativas na tarde desta terça e na manhã da quarta-feira (16), presididas por Fábio Faria. Hoje à noite, ainda haverá Sessão Conjunta do Congresso Nacional.

Juiz indefere registro e proíbe candidatura de Cláudia Regina em Mossoró.


O registro de candidatura da Ex-prefeita, Cláudia Regina (DEM), para a eleição suplementar de Mossoró foi indeferido. A decisão foi proferida pelo juiz da 33ª zona eleitoral, Herval Sampaio, no início da tarde de hoje (15) e, além de não conceder o registro, o magistrado ainda proibiu ela de fazer campanha eleitoral.

O magistrado, mesmo com a sentença ainda cabendo recurso para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), decidiu que Cláudia Regina não pode fazer qualquer propaganda eleitoral, tampouco, realizar caminhadas, carreatas, visitas e, claro, o programa eleitoral em rádio, jornal, televisão ou internet.

A decisão do magistrado, vale ressaltar, além de se basear no histórico de Cláudia Regina, cassada 12 vezes pela Justiça Eleitoral, foi fundamentado, também, pela própria resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinando o pleito suplementar de Mossoró e impedindo a participação dos motivadores dessa nova eleição na disputa. 

Com esses argumentos na mão e sendo eles de conhecimento público e notório, Herval Sampaio já sabia que os pedidos de impugnação da candidatura de Cláudia Regina seriam feitos. Por isso, apressou o processo (a campanha eleitoral de Mossoró terá menos de um mês de duração) e pediu para que a defesa da ex-prefeita fosse apresentada em três dias.

O prazo foi cumprido. A defesa de Cláudia Regina foi apresentada, contudo, sem muita força. Prevaleceu o histórico e o pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral, assinado pelo promotor Fábio Thé.

Pau dos Ferros: Vereadores aprovam Projeto de Lei que proíbe utilização de animais em espetáculos.

Vereador, Gilson Rego, foi o autor do Projeto de Lei aprovado.

A cidade de Pau dos Ferros, na manhã desta terça-feira, 15, deu um importante passo com o intuito de ampliar a defesa dos direitos dos animais. Afinal, foi aprovado na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei de autoria do Vereador, Gilson Rego, que proíbe a participação de animais em espetáculos.

Segundo o Vereador, que teve a sua proposta subscrita pelo colega Francisco José (Gordo do Bar), com a aprovação desta lei fica proibida a utilização de animais, sejam eles, selvagens, domésticos ou domesticados, nativos ou não, em espetáculos realizados no município de Pau dos Ferros.

Ainda de acordo com o Gilson Rego, já foi exaustivamente apresentado pela mídia, como os animais são previamente submetidos à cruel condicionamento para executarem performances, que quando não são obedecidas, acarretam-lhe em dolorosos castigos e privações, utilizando-se, muitas vezes, da força bruta e até de descargas elétricas.

Conforme o projeto, que foi votado favoravelmente apenas por Gilson Rego, Francisco José e Gutemberg Bessa, o descumprimento deste dispositivo acarretará na aplicação de multa no valor de quatro salários mínimos, ao responsável pelo estabelecimento, além da cassação do Alvará de Funcionamento.

O Projeto de Lei agora segue para apreciação do Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que poderá sancioná-lo, tornando-o numa Lei Municipal.

Seminário discutirá recursos hídricos e efeitos da seca no RN.


O Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) de Cidadania e de Meio Ambiente, realizará, no dia 28 deste mês, o "Seminário sobre a situação atual e gestão de recursos hídricos no Rio Grande do Norte e o problema do comprometimento do abastecimento e efeitos da seca no Estado". 

O evento será promovido no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró e será realizado das 9h30 às 13h.

O evento tem como objetivo discutir as questões institucionais e legais na gestão hídrica e nos problemas acarretados pela seca, que atinge mais de 150 municípios do Rio Grande do Norte. O seminário é destinado aos membros e servidores do MPRN, bem como a profissionais, professores e alunos dos cursos relacionados ao tema, a exemplo de Agronomia, Engenharia Agrícola Ambiental, Ecologia, Engenharia Florestal, Geografia, Gestão Ambiental e Biotecnologia. 

O seminário será ministrado pela coordenadora de gestão de recursos hídricos do RN, Joana D'Arc Freire de Medeiros, e pelo engenheiro civil e doutor em hidráulica, João Abner Guimarães Júnior. Também estarão presentes as coordenadoras dos CAOPs de Cidadania e de Meio Ambiente, promotoras de Justiça Iveluska Lemos Xavier da Costa Lemos e Fernanda Bezerra Guerreiro Lobo, respectivamente. 

A participação no seminário garantirá certificado de cinco horas e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, até o dia 25 de abril. Para realizar a inscrição, os interessados deverão acessar o link abaixo.

Para inscrever-se como participante, Clique AQUI.

População de 102 municípios do RN receberá peixe para "Semana Santa".


A tradição de comer peixe na "Semana Santa" está garantida para 200 mil pessoas carentes em 102 municípios do Rio Grande do Norte. A Emater em parceria com as prefeituras municipais entrega à população 95 mil quilos do pescado tilápia. Cada pessoa cadastrada receberá dois quilos do alimento.

Os recursos financeiros são da ordem de R$ 800 mil procedentes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta da Agricultura Familiar, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O coordenador do Compra Direta, extensionista rural da Emater-RN, Isaac Alves, ressalta que essa ação, além de garantir ao pequeno produtor a comercialização do seu produto por preço justo, sem a presença do atravessador, permite alimento de qualidade para famílias carentes.

O calendário de entrega começa nesta terça-feira (15) e prossegue até a quinta-feira (17) sob a responsabilidade das secretarias de ação social nos municípios contemplados.

Jornalista critica "politicagem institucional" durante inauguração de agência do INSS em São Miguel.

Confira abaixo o que escreveu o jornalista Túlio Lemos, em sua coluna diária no Jornal de Hoje, sobre a "politicagem institucional", supostamente, praticada durante a inauguração de uma agência do INSS no município de São Miguel, no último sábado (12):

PALANQUE
O ministro Garibaldi Filho precisa ter cuidado com as inaugurações das agências da Previdência Social no RN. Os eventos estão se transformando em um verdadeiro palanque político, onde várias lideranças participam e ainda fazem discurso.

PALANQUE II
Exemplo claro dessa situação foi em São Miguel, no Alto Oeste do Estado. A chapa apoiada pelo ministro Garibaldi estava quase completa, exceção de Henrique Alves. João Maia e Wilma de Faria estavam presente e fizeram parte da mesa oficial. João Maia ainda é deputado federal, poderia se justificar. Porém, qual a justificativa para a presença de Wilma, já que ela é apenas a vice-prefeita de Natal? Se Wilma é convidada, todos os vice-prefeitos do Estado também têm direito.

PALANQUE III
Registre-se por dever de Justiça, que Garibaldi não usa politicamente o ministério da Previdência. Mas, apesar disso, alguns políticos usam a popularidade do pai de Waltinho para aparecer bem ao eleitorado. Como a campanha se aproxima, é bom Garibaldi ter mais cuidado com essas inaugurações.

Comentário do Blog: Pegou mal para os políticos que subiram a Serra de São Miguel a tentativa de se promoverem politicamente utilizando como subterfúgio a participação num evento institucional da Previdência Social, diga-se de passagem, com a anuência do Ministro Garibaldi Filho (PMDB).

Apesar do jornalista Túlio Lemos ter livrado a pele do Senador/Ministro, tomamos conhecimento de que alguns deputados peemedebistas tomaram a iniciativa de ligar para várias lideranças políticas da região objetivando inflar o evento e, consequentemente, gerar maior visibilidade aos pré-candidatos presentes. 

Desta forma, concluímos que os parlamentares se sentiram autorizados por Garibaldi a convocar cabos eleitorais com intenções meramente politiqueiras, fato extremamente lamentável nos dias atuais onde o discurso do respeito às instituições públicas é repetidamente enfatizado.

Pelo visto, o 'vale tudo' em busca de um punhado de votos continuará sendo a filosofia de atuação de alguns políticos do Estado, como sempre foi. Como não fizeram praticamente nada significativo durante o cumprimento de seus mandatos, agora aparecem com cara de bonzinhos tentando, mais uma vez, ludibriar a população.

Resta ao povo observar quem são os chamados "Copa do Mundo", ou seja, aqueles que só aparecem de quatro em quatro anos.

Brasil-sil-sil!

Prefeitura de Umarizal assegura mais 174 vagas em cursos do Pronatec; Inscrições começam hoje.


A Prefeitura Municipal de Umarizal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, ofertará a toda população umarizalense mais 174 vagas de cursos pactuados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC na modalidade – Brasil sem Miséria. O público prioritário para esse esses cursos são as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que estejam inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais e já estejam de posse do seu Número de Identificação Social – NIS.

As matrículas acontecerão a partir de hoje, 16, no CRAS – “Casa das Famílias” a partir das 13hs horas e seguirão até completar as vagas; "Assim, só poderão se inscrever as pessoas que tiverem a escolaridade comprovada, idade mínima no curso pretendido e o número do NIS", explicou o gestor demandante do Pronatec, Glauber Luciano.

Glauber esclarece que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, exige que os beneficiários desses cursos tenham o seu NIS. "Caso sobre vagas é que será aberto às pessoas não cadastradas" O coordenador esclarece também que essa demanda de cursos será dada prioridade a quem ainda não teve a oportunidade de fazer nenhum curso de qualificação.

"A Gestão do Prefeito Mano tem conseguido muitos cursos devido a excelência da execução dos Cursos que aconteceram anteriormente, o mesmo vem dando total respaldo para a execução dos mesmos", contou Glauber.

A Secretária de Assistência Social, Sandra Maia, afirma que "Muito mais iremos oferecer a população. A nossa gestão tem sido uma gestão arrojada e empreendedora que tem oferecido oportunidades de geração de emprego e renda a população mais carente", disse Sandra.

Abaixo segue a lista dos documentos original e cópia para a realização das matrículas: Registro Geral – RG (identidade); Cadastro de Pessoa Física – CPF; CPF do responsável caso seja menor de 18 anos; Número de Identificação Social – NIS; Comprovante de Escolaridade; Comprovante de Residência;

CURSOS OFERTADOS:

Cuidador de Idoso

Cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento.

Carga Horária: 160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo (8ª série ou 9º ano completo);
Idade Mínima: 17 anos;
Turno: Tarde;
Vagas: 25;

Balconista de Farmácia

Comercializa e atua na dispersão de medicamentos e correlatos. Interpreta receitas prescritas pelo médico e presta os devidos esclarecimentos no que se refere ao uso correto dos medicamentos. Auxilia na organização do estabelecimento farmacêutico, no controle de estoques e no armazenamento de medicamentos. Trabalha sob a supervisão do profissional farmacêutico.

Carga Horária: 240;
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo (8ª série ou 9º ano completo);
Idade Mínima: 17 anos;
Turno: Noite;
Vagas: 30;

Manicure e Pedicure

Atua no segmento de beleza, realizando higienização, lixamento, corte, polimento e esmaltagem das unhas. Utiliza diferentes técnicas, procedimentos de biossegurança, materiais e produtos, conforme as necessidades e características do cliente, respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.

Carga Horária: 160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto (4ª a 8ª série ou do 5º ao 9º ano);
Idade Mínima: 17 anos;
Vagas: 20
Turno: Tarde;

Depilador

Atua no segmento de beleza, realizando remoção dos pelos do corpo. Utiliza diferentes técnicas, procedimentos de biossegurança, materiais e produtos, conforme as necessidades e características do cliente, respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.

Carga Horária: 160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto (4ª a 8ª série ou do 5º ao 9º ano);
Idade Mínima: 17 anos;
Turno: Manhã;

Vendedor
Apresenta os produtos e serviços da empresa, os quais conhece em profundidade. Identifica os tipos de cliente. Negocia e argumenta com o cliente. Prepara mercadorias para venda. Apoia e presta serviços ao cliente. Demonstra produtos. Executa a venda e a pós-venda. Expõe mercadorias no ponto de venda. Registra a entrada e a saída de mercadorias.

Carga Horária: 160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo (8ª série ou 9º ano completo);
Idade Mínima: 16 anos;
Turno: Noite;
Vagas: 25

Auxiliar Administrativo
Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Carga Horária: 160
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto;
Turno: Tarde;
Idade Mínima: 16 anos;
Vagas: 20

Auxiliar de Cozinha (02 turmas)
Auxilia o cozinheiro no preparo de alimentos e organização da cozinha. Realiza higienização, cortes, proporcionamento, congelamento, armazenamento e conservação adequada de frutas, verduras, carnes, aves, peixes, crustáceos e frutos do mar. Realiza preparações prévias com molhos, massas, cremes e guarnições. Zela pela higiene e limpeza da cozinha, observando normas sanitárias e de saúde e segurança no trabalho.

Carga Horária: 200
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto (4ª a 8ª série ou do 5º ao 9º ano);
Idade Mínima: 17 anos;
Turno: Tarde ou Noite;
Vagas: 17 Tarde – 17 Noite;
Do Site da Prefeitura de Umarizal