10 de jan. de 2014

DEPOIS DE MUITOS ANOS PARADA POR CAUSA DE BRIGA POLITICA AMBULÂNCIA DA APAMI VOLTA A FUNCIONAR.


Até que em fim essa ambulância voltou a funcionar, há muitos anos parada na garagem do hospital e maternidade Dr. Erico Onofre esse tempo todo parada por cauda de que ?????? de briga política e de picuinhas que nunca levaram a nossa cidade pra frente.
Foi preciso o prefeito mano mandar consertar pra poder ela funcionar, e saber que tanto dinheiro que já entrou nesse hospital e a ambulância estava parada.
Não dou mérito algum, é obrigação do poder publico garantir a saúde de sua população, pelo menos o prefeito mano deixou essas rivalidades de lado e mostrou que quer ajudar a melhorar a saúde de nosso município.  
 



DANIEL DE MARIA DE DIÓ SEMPRE DEIXA SUA OPINIÃO “ DESSE CARA EU GOSTO DELE POR QUE ELE NÃO TEM PAPA NÃO LÍNGUA”



SOBRE O USO DOS CAPACETES........

O capacete é um item de segurança obrigatório para os motociclistas. Não só porque o Código de Trânsito Brasileiro exige o seu uso, mas também porque ajuda a evitar consequências mais graves em acidentes de trânsito.

A População de Umarizal tem que se atentar as coisas que realmente são importantes. estão preocupados com o uso do capacete por? Os assassinatos sempre foram de caras limpas, assim como os assaltos em Umarizal, então nada mudara. O uso do capacete irá proteger os "folgados" que bebem e andam se "amostrando" dentro da ruas da cidade. Busquem por mais emprego, uma saúde de melhor qualidade, uma educação nos parâmetros do primeiro mundo. só assim teremos uma melhor qualidade de vida. em quanto se atentarem a estes pequenos detalhes que nada ira influenciar nada na vida de vcs tudo irá ficar como está e depois não reclamem dos políticos.....

Protestem pela forte influencia que as drogas tem no município de Umarizal;
Protestem pela má qualidade da saúde;
Protestes por uma educação melhor,
Protestem por segurança;
Proteste pela prostituição de nossas jovens e dos nossos jovens (Pois muitos jovens saem com as bichas velhas por dinheiro e isso também é prostituição, aliciamento entre outros)

Umarizal é uma cidade pequena com muitos moradores com a mente ainda menor. Tem que crescer gente, progredir e não regredir, andar pra trás.

Já estou indo ver o capacete que irei comprar pra dá de presente a Maria de Dió (Mãe)

Mas protestar por causa de capacete? Me poupem né?

Agora eu me pergunto, que mau faz uma coisa que só trás benéfico?

‪#‎PRONTOFALEI‬



FONTE: https://www.facebook.com/daniel.silva.56614/photos

O JOVEM SIDENY MESQUITA POSTOU EM SUA REDE SOCIAL SUA INSATISFAÇÃO COM ESSA NOVA LEI QUE COMEÇOU A VIGORAR HOJE EM NOSSA CIDADE.






Esse ano as crianças dos bairros mas distantes das escolas e das creches vão faltar muito mais do quer já faltam porque não podem mas andar de moto, e nem todas tem carros pra levarem aos determinados lugares graças a essas leis que  inventam por aqui, deviam por pelo menos abrir essa exceção já que a educação nunca foi uma mil maravilha e por que não cuidam de coisas mais importante como segurança, saúde, limpeza urbana entre outras coisas!
Desde já deixo minha insatisfação!



fonte: https://www.facebook.com/sidenny.mesquita/photos_all

Pesquisadores da UFRN descobrem espécie de peixe no sertão potiguar.

Espécie foi descoberta na bacia do rio Piranhas-Açu
(Foto: Reprodução/Neotropical Ichtyology)

Parotocinclus seridoensis é uma espécie endêmica do rio Piranhas-Açu.
Artigo foi publicado na revista Neotropical Ichtyology, especializada na área.



10 de JANEIRO de 2014 - Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciaram a descoberta de uma nova espécie de peixe na bacia do rio Piranhas-Açu, na região Seridó do estado, e parte da Paraíba. De acordo com a pesquisa coordenada pelo professor Sérgio Maia Queiroz Lima, da UFRN, o Parotocinclus seridoensis foi identificado como uma espécie endêmica (que só existe nessa região). O artigo foi publicado no último dia 27 de dezembro na revista Neotropical Ichtyology, especializada na abordagem de assuntos sobre peixes de regiões neotropicais (veja aquio artigo).

Cerca de 20 pessoas participaram do projeto. Colaboraram também o professor Heraldo Antonio Britski, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), o pesquisador Telton Ramos, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), o pesquisador em ictiologia (ramo da biologia que estuda os peixes) Heraldo Antonio Britski, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), e o então aluno de graduação da UFRN, Luciano Barros Filho. A pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao G1, Luciano explicou que a pesquisa aconteceu no período de um ano, entre 2012 e 2013. "Começamos as pesquisa ainda em 2012. O objetivo era fazer um levantamento das espécies existentes nas bacias que farão parte da transposição do rio São Francisco, dentre elas, a do Piranhas-Açu", contou.

O pesquisador explicou que o Parotocinclus seridoensis foi encontrado em boa parte do leito do Piranhas-Açu, com maior concentração no alto da bacia, em uma região que fica no município de Caicó, na região Seridó do RN. "Fazíamos coletas em toda a bacia. Com a pesquisa constatamos que a espécie é endêmica da região, o que já pode colocá-la na lista daquelas que estão ameaçadas de extinção já em 2014", disse Luciano.
 
 De acordo com Luciano, a pesquisa é importante pois a região onde a nova espécie foi descoberta ainda é pouco conhecida. "É uma região que foi pouco estudada e que ainda pode ter outras espécies em situação semelhante. Precisamos estudar mais essas bacias hidrográficas", falou o pesquisador.
 
 
 
 
 Retirado do G1 Rio Grande do Norte.

Prefeito de Apodi exonera 70 servidores da administração municipal.

A informação é do Blog Agora Vai. O Prefeito Flaviano Monteiro exonerou 78 cargos comissionados, a medida visa conter despesas, visto a dificuldade de pagamento para os servidores.

Já o site da Prefeitura de Apodi informa que, desde que assumiu o mandato em janeiro de 2013, o prefeito, Flaviano Monteiro, vem enfrentando dificuldades para adequar e sanear as contas da Prefeitura de Apodi. Isso devido às dívidas herdadas de gestões passadas, aliadas às constantes quedas de receitas de FPM e consequentemente as deduções referentes às receitas da saúde e da educação.

Visando reduzir gastos e adequar o orçamento da prefeitura de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito reuniu-se com secretários, coordenadores e cargos comissionados e anunciou medidas de contenção. Uma das medidas duras adotadas por Flaviano é a exoneração de cerca de 70 comissionados, para desafogar a folha de pagamento do mês de janeiro.

A partir de janeiro, a prefeitura terá que pagar 125 mil reais de precatórios negociados com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), além da dívida com o INSS, ambas herdadas de gestões anteriores. Acrescente-se ainda o reajuste do salário mínimo e do Piso Nacional dos Professores que serão incorporados à folha de pagamento dos servidores, o que comprometerá ainda mais as receitas do município.

“Precisamos honrar com os nossos compromissos e se adequar à nova realidade do município, para não sermos penalizados com a perda de receitas federais”, avalia Flaviano que fará outros cortes de despesas, em locação de veículos e de imóveis, além da redução das contas de água e de energia. “Durante o ano de 2013, pagamos mais de 800 mil reais somente com despesas de energia e não podemos mais arcar com gastos com energia que não sejam exclusivamente da Prefeitura”, acrescenta.

As medidas são decorrentes da difícil situação orçamentária e financeira apresentada pelo município. “O que está acontecendo afeta todos os municípios, especialmente, os que dependem em grande parte do FPM para honrar os compromissos. Mas, vamos sair fortalecidos dessa crise, para podermos tocar adiante a nossa administração e executar as obras e serviços que estão sob a nossa responsabilidade”, finaliza.

Do site da Prefeitura de Apodi.





DO BLOG – A coisa está preta na cidade de Apodi, as vezes agente fala de Umarizal sobre a atual administração, mas se compararmos com a vizinha cidade de Apodi aqui está a mil “maravilhas” com ressalva é claro.

“Vamos trabalhar para em cada bairro implantarmos uma unidade”, diz Prefeito.




O projeto do prefeito Mano Onofre de colocar uma Unidade Básica de Saúde em cada bairro de Umarizal atendendo assim a toda população continua em execução. De acordo com o chefe do executivo umarizalense, a reforma da Unidade Cosma Lemos, no Caraíbas está quase pronta e a Unidade do bairro Cohab espera apenas recursos para compra de equipamentos.
“Estive essa semana  com o responsável pela obra de reforma do Posto de Saúde do Caraíbas e ele me disse que está quase concluído. Um trabalho muito bem feito e que está nos últimos passados. Em breve vamos entregar àquela comunidade”, disse o prefeito.

“Na Cohab estamos com o recurso para comprar os equipamentos. Temos R$ 300 mil reais empenhados e tenho certeza que em breve esse recurso chegará e vamos trabalhar para em cada bairro implantarmos uma unidade”, reforçou.
 
 
Mano disse que foi feito um cadastro num programa do Governo Federal para que o Assentamento Divinópolis também ganhe a sua Unidade de Saúde. “Estamos esperando a resposta para ver se conseguimos abranger aquela área da Santa Luzia, Assentamento Divinópolis e Lalins”, contou.

Para a zona rural, o prefeito disse que está no aguardo de uma emenda do deputado Felipe Maia e espero que até o término do ano todas as unidades da zona rural de Umarizal estejam reformadas. “Essa emenda já foi empenhada e mesmo com recursos do governo federal através do sistema iremos iniciar a reforma da unidade do murici e eu quero ver se eu termino o ano com todas as unidades da zona rural reformada e equipada”, completou Mano.
Do site da Prefeitura de Umarizal

Escola Estadual Paulo Abílio vai continuar aberta, diz coordenador do Sinte regional de Umarizal.

A Escola Estadual de Tempo Integral Paulo Abílio continuará com suas atividades em 2014, mesmo sem o prédio oficial da instituição. A informação foi divulgada pelo professor Gabriel Paiva, coordenador do Sinte/RN regional de Umarizal.

De acordo com ele “Está sendo preparado um relatório para a Secretária de Educação, a pedido do SINTE, com uma indicação de funcionamento provisório (em 2014) das atividades letivas de todas as turmas da escola, na residência do falecido médico Guaraci Onofre”, publicou Gabriel em sua página no Facebook.

Desde o ano passado o prédio da escola se encontra sem condições de ter aulas. Em junho de 2013, o gesso do corredor da escola,  que dá acesso ao auditório e a cozinha, desmoronou por inteiro. Por sorte, nenhuma criança ou funcionário do local foram atingidos. Após o acidente, as aulas passaram a ser ministradas na casa paroquial da cidade e na Casa de Cultura.

“Esperamos que pelo menos nisso a palavra seja cumprida. Foram grandes lutas e encaminhamentos, mas sempre teve pouca participação, tanto por parte dos pais como corpo docente daquela escola, as elites politicas nem se fala, exceto alguns vereadores, outros disfarçadamente”, disse Gabriel em seu perfil.

“O Povo tem que acreditar mais no poder que ele tem e participar dos movimentos em defesa dos seus próprios direitos, que são de todos”, completou.

Por Léo Silva - Editor - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia - Contato - Uzlemfotos@hotmail.com - Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Umarizal em Fotos - O Retrato da Notícia.

A JOVEM LIVÂNIA CARDOSO POSTOU EM SEU FACEBOOK QUE UMARIZAL TERIA OUTRAS NECESSIDADES MAIS URGENTE DE QUE A OBRIGATORIEDADE DO USO DE CAPACETE E CULPA OS NOSSOS GOVERNANTES POR ISSO.






Eu sou brasileira e nâo tenho vergonha disso não! mais tenho vergonha de nossas leis e de nossos governantes que deixam de dar importância para o que realmente nos interessa! saúde, educação, segurança e saneamento básico! Que é o mínimo que eles poderiam fazer pela população! como pode uma cidade que não tem se quer uma rua asfaltada uma frescura dessa? Uma cidade que é entregue as baratas! que as escolas que tem estão ate interditada por falta de condições como o Paulo Abílio...o hospital que tem não fechou ainda graças a Dr Guaraci que Deus o tenha...ai vem  uma frescura dessa! tem tanta coisa pra ser feita em nossa cidade antes de se pensar em usar capacete numa cidade tão carente como a nossa!


FONTE:https://www.facebook.com/livania.cardoso.9/photos

Bando armado explode caixa eletrônico em Serra do Mel, RN.



10 de JANEIRO de 2014 - Serra do Mel - Homens armados explodiram um caixa eletrônico do Bradesco da cidade de Serra do Mel, localizada a 240 quilômetros de Natal, na madrugada desta sexta-feira (10). De acordo com a Polícia Militar, pelo menos quatro homens participaram da ação que aconteceu por volta da 1h. O bando conseguiu fugir.

Moradores ouviram a explosão e, em seguida, disparos de arma de fogo. A polícia foi acionada, mas quando chegou ao local, os bandidos já haviam fugido.De acordo com o tenente Henrique Mendonça, aparentemente os bandidos não conseguiram levar o dinheiro do caixa. "Mas foi usada uma grande quantidade de dinamite na ação. Encontramos estilhaços há 30 metros da agência", disse o tenente.

Ainda segundo informações da Polícia Militar, por volta das 2h30 da manhã policiais interceptaram na Estrada do Óleo, que dá acesso à Passagem de Pedras, um veículo tipo Corolla de cor prata, que havia sido roubado na BR-110, no dia 4 de janeiro. Dentro do veículo a polícia encontrou uma barra de ferro, que pode ter sido utilizada no arrombamento de Serra do Mel. Os homens que estavam no carro conseguiram fugir no matagal.


Foto: O Câmera (Marcelino Neto)

Retirado do Blog do Sargento Andrade.

ATENÇÃO ...... ATENÇÃO ......ATENÇÃO !!!!!!!!!!!!

FOTO: ILUSTRATIVA


HOJE A NOITE A PARTI DAS 20:20 GRANDE PARTIDA DE FUTSAL NO GINÁSIO DE ESPORTE ENVOLVENDO AS EQUIPES DOS "MUAMBEIROS E A EQUIPE DA AGUA"

UM PEQUENO AVISO AO TIME DA AGUA VENHAM COM OS TAMBORES CHEIOS POR QUE ESTAMOS COM CEDE:

ATENCIOSAMENTE: TÉCNICO DA EQUIPE DOS MUAMBEIROS "CLEUMY CANDIDO FONSECA"

SECRETÁRIO DE ROSALBA DE MALAS PRONTA PARA DEIXAR O GOVERNO "ROGÉRIO MARINHO"


A partir desta sexta-feira (10), Rogério Marinho (PSDB) estará exonerado da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.
O adjunto da pasta, Silvio Torquato, ficará respondendo interinamente, até que a governadora oficialize todas as mudanças necessárias no seu secretariado.

Tags:PSDB

A POPULAÇÃO DE UMARIZAL TEM QUE SE CONSCIENTIZAR SOBRE UM POSSÍVEL COLAPSO POR FALTA D’ÁGUA E TEM QUE SE EVITAR DESPERDÍCIO.






O açude do rio umari que abastece a nossa cidade está com seu nível de acumulo de agua muito abaixo do previsto, portanto está mais de que na hora de todos nós se conscientizarmos  e não desperdiçar agua lavando carro, motos e etc  em cima das calçadas como em vejo frequentemente.

Eu acho que a “CAERN” deveria controlar com mais rigor o abastecimento d’água em nosso município, eu vejo agua chegando nas torneiras todos os dias e o dia todo, não estou aqui querendo prejudicar ninguém, apenas quero prevenir. O açude do rio umari não abastece só a nossa cidade ele abastece outros municípios, por isso que temos quer pensar no futuro.

Exemplo, se tivermos outro ano de seca “que não é isso que ninguém quer”  mais se isso vier a acontecer nós não teremos agua nem pra tomar banho e vamos voltar ao passado dos anos 90 onde nosso município viveu a sua pior seca período esse que todos tínhamos que acorda cedo para pegar um balde de agua nos caminhos pipas, e isso quando conseguia.

Fica a dica pra todos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!