21 de ago. de 2012

Juiz explica regras da propaganda eleitoral no rádio e na TV



Do G1 RN

Começa nesta terça-feira (21), no rádio e na TV, a propaganda eleitoral gratuita. Trata-se de mais uma ferramenta que pode ajudar o eleitor a decidir o voto. O Bom Dia RN entrevistou o juiz eleitoral José Dantas de Paiva para falar sobre as regras.

A propaganda eleitoral na televisão e no rádio, sem nenhum custo para os candidatos e coligações, foi regulamentada em 1995. No pleito deste ano, o horário eleitoral começa a ser veiculado 45 dias antes do primeiro turno.

Todas as emissoras de TV abertas e os canais por assinatura sob responsabilidade de órgãos de governo (como TV Câmara e TV Assembleia, por exemplo) serão obrigados a retransmitir os programas dos candidatos até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as emissoras de rádio FM e AM também deverão cumprir com a programação política, inclusive as rádios comunitárias. Nos municípios onde houver segundo turno, a propaganda eleitoral será retomada no dia 13 de outubro e se estende até o dia 26, dois dias antes do segundo turno.

Horário dos candidatos a prefeito

Para os candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito, a veiculação das mensagens será feita todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio, e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão.

Horário dos candidatos a vereador

Para Já para os postulantes ao cargo de vereador, o espaço será aberto todas as terças, quintas e sábados nos mesmos horários. Domingo não haverá propaganda eleitoral.


UZL EM FOTOS / Pesquisas internas apontam Mano na frente e com crescente vantagem, revela prefeito


Quatro pesquisas foram realizadas em Umarizal nos últimos trinta dias e todas apontam Mano na frente com maioria sempre crescente. Foi que o revelou o prefeito Rogério Fonseca durante o encontro com os presidentes das associações de comunidades rurais de Umarizal na última segunda (20), em sua residência.

De acordo com Rogério, as três primeiras pesquisas, todas encomendadas pelo ex-prefeito Néo destacaram o crescimento do candidato Mano. O atual gestor umarizalense disse que no primeiro resultado, Mano e Marcos estavam com 3 pontos na frente “e quem fez foi o instituto de Currais Novos e quem mandou fazer foi Neo”. A segunda pesquisa já mostrava Mano na frente com 17 pontos de vantagem sobre a adversária Elijane Paiva (PR), “mostrei a Dr Getulio mostrei a Betinho, mostrei a Zé Dias a Adson e disse que tinha esse resultado”. A terceira pesquisa, segundo Rogério, novamente encomendada por Néo foi realizada com a CONSULT de Natal “e sabe qual foi o resultado Mano já com dezoito pontos na frente e ele diz que não foi ele que fez” revelou o prefeito.

A 4ª pesquisa, de acordo com Rogério teve o resultado divulgado na semana Passada. Ele disse que foi realizada através do instituto GAMA, “E Mano já esta com vinte pontos na frente”. Contou Rogério mostrando o documento com o resultado em mãos.

Apesar dos números, os detalhes da pesquisa não poderam ser divulgados, pois a mesma não foi registrada na justiça eleitoral. Rogério contou outro ponto da pesquisa é que, Mano ganha em quase todas as comunidades rurais com longa vantagem.

Ele atribuiu os resultados positivos à aliança política com o ex-prefeito Adson Luis. “Ninguém se admire que no rojão que vai a maioria de Mano seja maior do que a da minha campanha porque nós temos que analisar que nosso grupo é muito forte e tenho que reconhecer a lealdade dos eleitores de Adson”, atribuiu.

TSE determina que Lucídio reassuma prefeitura de Frutuoso Gomes


O prefeito de Frutuoso Gomes, Lucídio Jacome (PSB), que juntamente com a vice-prefeita Vera Lúcia Rodrigues (PMDB) havia sido cassado pelo Tribunal regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN),conseguiu reverter a situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE). A confirmação da volta de Lucídio ao comando da prefeitura de Frutuoso Gomes foi feita hoje pelo próprio TSE. O tribunal atendeu a representação do advogado Erick Pereira e determinou o retorno do prefeito ao comando do executivo municipal, assim como a vice-prefeita, Vera Lúcia.
Desde o dia 26 de julho, quando foi cassado os mandatos do prefeito e da vice, a prefeitura vinha sendo administrada pelo presidente da Câmara Municipal, Tony Johnny Charles (PR), ou “Tony de Buta”.
Antes ele já tinha assumido a prefeitura interinamente, quando chegou ser empossado no dia 15 de agosto de 2011, mas liminar obtida no TRE devolveu Lucídio e a vice ao governo.
Com essa nova decisão do TSE, o prefeito Lucídio Jácome poderá dá sequência ao seu mandato. Lucídio teve 53,31% dos votos válidos e foi denunciado em plena campanha municipal. O médico Francisco Fernandes (PP) foi o candidato da situação, derrotado por Lucídio Jácome.


Oposição
Fagner Carlos (DEM) e Francisco Fernandes (PP), da coligação “Juntos para Reconstruir Frutuoso Gomes”, formam a principal oposição ao prefeito cassado.
Fagner é ex-prefeito (duas vezes) e filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual Gilvan Carlos (PSDB). Francisco Fernandes foi candidato a prefeito na campanha passada, sendo derrotado por Lucídio.
Lucídio concorre à reeleição. No cargo.
Nota do Blog – Que situação mais absurda. Um caso ainda da campanha de 2008 é discutido em plena campanha de 2012, quatro anos depois, pela Justiça Eleitoral.
Fica difícil levar este país a sério.
Fonte:@defato_rn"


Sobrinho da Governadora sofre sequestro relâmpago

Do G1 RN

O jovem empresário Carlos Alberto Rosado Segundo, mais conhecido como Betinho Segundo, que é filho do deputado federal e secretário estadual de Agricultura Betinho Rosado – e sobrinho da governadora Rosalba Ciarlini -, foi vítima de um sequestro relâmpago na noite desta segunda-feira (20) no município de Mossoró, região Oeste potiguar.

O jovem foi libertado por volta das 22h, uma hora após ter sido levado por três assaltantes juntamente com seu veículo, uma caminhonete modelo S-10. Betinho foi solto nas proximidades da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, já na estrada que dá acesso à cidade de Baraúna.

Segundo o major Correia Lima, do 12º BPM, Betinho Filho estava com amigos e uma jovem na praça do Rotary Club de Mossoró, no bairro Nova Betânia, quando foi abordado. “Os três assaltantes estavam armados e o obrigaram a entrar no veículo. Foi a moça quem nos comunicou o ocorrido”, acrescentou.

Ainda de acordo com o oficial, houve perseguição policial pelas ruas da cidade. Os criminosos foram interceptados e houve confronto armado. Contudo, o jovem já não estava mais no veículo. “Ele foi libertado antes, na estrada. Mas, na hora, achávamos que ele ainda estava no carro, por isso não revidamos os tiros”, revelou o major, informando que os suspeitos fugiram pela mata.

A viatura da PM foi alvejada, mas ninguém ficou ferido. A Polícia Militar realiza diligências na tentativa de encontrar os suspeitos.