18 de nov. de 2023

Verão será mais quente e chuvoso devido a eventos climáticos extremos

 

O aumento da temperatura média do planeta provoca mudanças climáticas cada vez mais sentidas. O início de 2023 foi marcado por fortes chuvas na Região Norte e seca extrema no Sul. Agora, este cenário se transformou por completo. Segundo especialistas ouvidos pelos Metrópoles, o verão deve registrar temperaturas mais altas e intensos temporais.

O verão começa em 22 de dezembro e termina em 20 de março de 2024. Francisco Aquino, chefe do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), alerta que essa estação será caracterizada por temperaturas cada vez mais elevadas.

“A gente espera temperaturas acima da média na maior parte do Brasil [durante o verão]. Em alguns momentos, a gente terá picos de temperatura e, provavelmente, algumas ondas de calor. Também são previstas chuvas, precipitações acima da média [para o período]”, prevê Francisco.

Metrópoles

Nomeado novo Bispo da Diocese de Mossoró

O Papa Francisco acolheu nesse sábado, 18 de novembro, o pedido de renúncia, em razão da idade, apresentado por Dom Mariano Manzana ao governo pastoral da diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

No mesmo ato, o Papa nomeou dom Francisco de Sales Alencar, atual bispo de Cajazeiras, para a Diocese de Santa Luzia de Mossoró. 

A presidência da CNBB enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao emérito.