7 de out. de 2014

GALENO TORQUATO DERROTA RAIMUNDO FERNANDES EM SÃO MIGUEL,MAS MUNICÍPIO PASSA A CONTAR COM DOIS REPRESENTANTES NA ASSEMBLEIA.




A partir de janeiro de 2015 o município de São Miguel, localizado no Alto Oeste, passará a contar com dois representantes na Assembleia Legislativa: José Galeno Diógenes Torquato (PSD) e Raimundo Nonato Pessoa Fernandes (PROS).
Na contabilização geral dos votos no RN, o médico e Ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, obteve 63.286 votos, alcançando de forma surpreendente a segunda colocação. 

Já o veterano Raimundo Fernandes, que candidatou-se à reeleição, ficou em décimo oitavo lugar com 35.333 sufrágios.

Na disputa particular entre os dois na terra de São Miguel Arcanjo, Galeno suplantou Raimundo com uma diferença de 1.335 votos, consolidando sua liderança no município, apesar de ter feito a sua campanha na cidade praticamente sozinho, já que o atual Prefeito, Dario Vieira, pouco apareceu nesta peleja eleitoral.

A votação dos principais candidatos a deputado estadual em São Miguel ficou assim:

Galeno Torquato - 5.878 (49,20%)
Raimundo Fernandes - 4.523 (37,86%)
Gustavo Fernandes - 315 (2,64%)
Professor Lavousier - 141 (1,18%)
Getúlio Rêgo - 115 (0,96%)
 
FABRÍCIO MOSTROU RAÇA PARA FÁTIMA BEZERRA EM PAU DOS FERROS
 

A Senadora eleita Fátima Bezerra (PT) conseguiu uma vitória esmagadora em Pau dos Ferros, derrotando a sua principal adversária Wilma de Faria (PSB), na principal cidade do Alto Oeste, com uma maioria de 4.422 votos. A petista foi votada por 8.420 pau-ferrenses (67,41%) e a ex-governadora por apenas 3.998 (32,01%).

Agora, a pergunta básica é a seguinte: Qual liderança local teve maior influência para que Fátima Bezerra obtivesse números tão expressivos aqui na terrinha?

Um questionamento interessante, mas que talvez não tenha uma resposta equânime. Mas, para contribuir com o raciocínio lógico coletivo, recordemos alguns fatos locais recentes envolvendo a disputa para o Senado:

1º- Apoiando formalmente a candidatura de Fátima Bezerra estavam o Prefeito, Fabrício Torquato, os cinco vereadores de sua bancada no Poder Legislativo, além do tradicional grupo do PT pau-ferrense.

2º- O Ex-prefeito, Leonardo Rêgo (DEM), e o Deputado Estadual, Getúlio Rêgo (DEM), não oficializaram apoio a Fátima e tampouco a Wilma. Portanto, ficaram tecnicamente neutros, apesar de terem circulado boatos na cidade dando conta que alguns auxiliares de "Léo", que não gostam do Prefeito Fabrício, atuaram na surdina para inflar a postulação da candidata do PSB.

3º- O Ex-prefeito, Nilton Figueiredo, e os quatro vereadores da oposição trabalharam abertamente para eleger Wilma de Faria.

Com base nessas informações, dá para dizer que, entre as principais lideranças da cidade, o Prefeito, Fabrício Torquato, foi o que mais lucrou com o êxito nas urnas da candidata do PT. Mesmo não tendo sido o único responsável pela sua expressiva votação, o gestor deixou uma boa impressão junto à nova senadora do RN.

Todavia, não esqueçamos também que Fátima Bezerra atuou fortemente para viabilizar a chegada dos campos do IFRN e UFERSA para Pau dos Ferros, além de ter prestado relevantes serviços em favor da educação no Estado, devidamente reconhecidos pela população local.

Então, o crédito pela vitória deverá ser compartilhado entre todos aqueles que se esforçaram para eleger a petista no âmbito local, e sem a omissão dos nomes daqueles que tiveram a coragem de optar por uma das candidaturas postas.
 
POPULAÇÃO DE PAU DOS FERROS MANDOU UM RECADO PARA O ACORDÃO" UNIÃO DOS CACIQUES DO ESTADO E DOS CACIQUES LOCAIS.
Caciques locais deram um "tiro no pé".

A vitória do candidato a governador Robinson Faria (PSD) em Pau dos Ferros soou como um recado claro da população contra a "união" dos caciques políticos locais que, por medo ou conveniência, decidiram esquecer as desavenças de anos para se acomodarem, cada um ao seu modo, no palanque de Henrique Alves (PMDB). Enfim, deram o chamado "tiro no pé".

A resposta do povo foi imediata! Robinson Faria venceu com 5.972 votos (47,75%) enquanto que Henrique Alves obteve 5.722 sufrágios (45,75%). Portanto, uma maioria apertada de 250 votos, mas emblemática tendo em vista que o candidato do PMDB contava com o apoio do Prefeito, Fabrício Torquato (DEM), do Ex-prefeito, Leonardo Rêgo (DEM), do Deputado Estadual, Getúlio Rêgo (DEM), do Deputado Estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), do Ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB), e de mais 7 vereadores (cinco governistas e dois oposicionistas).

Com o apoio de apenas dois vereadores, Robinson recebeu o voto livre da população que repudiou os acordos firmados nos gabinetes fechados da capital para tentar juntar e misturar "bicudos" e "bacuraus" aqui na terrinha.

Sem dúvidas, esse resultado deve ser analisado e bastante refletido por toda classe política local (oposicionistas e situacionistas), pois o povo mostrou que não se ganha campanha trocando princípios partidários por sacos de dinheiro ou arrumadinhos sazonais. Pelo contrário, os eleitores sinalizaram que desejam ser ouvidos e ter as suas convicções individuais respeitadas.

Ficou provado também que uma coisa é o voto depositado na urna para a disputa proporcional e outra, totalmente diferente, é tentar empurrar na goela do eleitor um voto forçado para o pleito majoritário. Afinal, o povo é sábio e detecta de longe quando estão tentando subestimá-lo.

Pegou muito mal a onda do "tá todo mundo junto e misturado", a população exige mais coerência e menos conveniência. Só não vê quem não quer.

Será que neste segundo turno alguém vai dar ouvidos às vozes das ruas?

Aguardemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário