18 de jun. de 2013

PT critica atraso e falta de planejamento do Governo do RN em obras de saneamento.

Ao lançar o programa "Sanear RN", que visa sanear 80% o estado e 100% de municípios como Natal e Mossoró, o governo do Estado recebeu críticas da oposição. A maioria delas se refere ao fato de que o Estado está bastante atrasado na execução das obras, uma vez que os recursos federais estão disponíveis desde o início da gestão atual. Os petistas também reclamam da incapacidade gerencial e da falta de planejamento.

"Todas as obras ali relacionadas são obras que já estavam previstas pelo próprio governo. Obras que estavam atrasadas. Existem recursos para saneamento disponibilizados há algum tempo. São obras decorrentes de empréstimos aprovados pela Assembleia Legislativa que estavam paralisadas", afirma o deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Para o deputado estadual, o atraso reflete o imobilismo predominante na gestão estadual como um todo.  "Devia ter feito desde o início. Devia ter tocado as obras. Perdeu-se muito tempo, o governo é muito lento para dar continuidade. Reflete o imobilismo, a lentidão do governo Rosalba para tocar as obras importantes e necessárias para o Estado". Apesar disso, o petista reputa tais intervenções "mais do que necessárias". Na sua avaliação, "todas são obras do governo federal, com execução da CAERN".

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) critica o governo do Estado pelo atraso nas obras. "Os recursos são do governo federal e estão aí há muito tempo, desde 2010. Lamentavelmente o governo levou três anos, e agora anuncia que vai tocar o sanear. Esperamos que o governo execute as obras com rapidez e o quanto antes, porque são muito importantes para melhorar a qualidade de vida da população do RN", destacou.

Segundo Fátima, o governo federal tem enviado recursos para o RN, mas falta capacidade de gestão e planejamento. "O governo federal tem mandado muitos investimentos para o RN, mas por outro lado tem faltado capacidade de gestão e planejamento no Estado". Segundo a deputada petista, os recursos do Sanear são do PAC. "Os recursos do investimento são do governo federal e estão disponíveis desde 2010, herdados do governo anterior".

A deputada criticou o fato de o governo Rosalba entrar no terceiro e penúltimo ano e só agora o governo anuncia as obras. "Infelizmente no terceiro ano de governo que o governo anuncia que vai agora tocar as obras, tomara que toque".

No total, segundo o governo, 18 municípios passarão por obras estruturantes de esgotamento sanitário e abastecimento de água, incluindo a capital. A expectativa é que Natal passe dos atuais 36,5% para quase 100% de coleta e tratamento de esgotos. Os investimentos são da ordem de R$ 1 bilhão.

Informações do Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário