31 de out. de 2013

UFRN registra tremor de terra de magnitude 2,2 em Pedra Preta, RN

Morando em casas antigas, habitantes de Pedra Preta temem abalos sísmicos (Foto: Jorge Talmon/G1)
O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou nesta quarta-feira (30) um novo tremor de terra no município de Pedra Preta, localizado a 149 quilômetros de Natal. O evento teve magnitude de 2,2, o primeiro acima de 2 registrado pela estação Cabeço Preto. Em seis dias, entre a última quinta-feira (24) e esta terça-feira (26) foram registrados 139 abalos sísmicos na cidade.

Rachaduras nas casas de Pedra Preta
(Foto: Jorge Talmon/G1)

Na última sexta-feira (25), a cidade foi o epicentro de um tremor de magnitude 3,7. O abalo sísmico foi sentido em várias cidades do Rio Grande do Norte, inclusive a capital, onde moradores também perceberam o tremor de terra. De acordo com os pesquisadores do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a causa dos abalos é a formação geológica do estado.

"Todo o RN está na borda da bacia potiguar que é uma região que é a mais ativa do Brasil. Por isso, acontecem esses tremores que podem ser percebidos pela população", disse o pesquisador Joaquim Ferreira, que integra o Laboratório Sismológico da UFRN.

A atividade sísmica em Pedra Preta vem se manifestando desde dezembro de 2010 com fases de alta e baixa atividade. A atual fase, de alta atividade, teve início na última quinta-feira. A maioria dos 139 abalos sísmicos sentidos desde então são considerados micro-tremores, que não são percebidos pela população.




FONTE:G1.COM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário