1 de out. de 2013

Saúde básica sob responsabilidade dos prefeitos nunca deu certo nem dará



Uma coisa é defender o governo, outra coisa é defender o Estado..

Os hospitais regionais públicos, como o de Angicos, estão sem capacidade de atender a demanda pelo fato de terem sidos transformados em clínicas médicas e ambulatórios..

Como são hospitais de postas abertas, os prefeitos que não querem gastar com a baixa complexidade, isto é, com ambulatórios em suas unidades de saúde, enviam pacientes que deveriam ser tratados nos municípios para os hospitais regionais do Estado

No caso do hospital de Angicos são atendidos pacientes dos municípios de Lages, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Fernando Pedrosa, São Rafael e Caiçara do Rio dos Ventos, tudo que o secretário de Saúde do Estado queria era organizar e pactuar o atendimento básico de responsabilidade dos prefeitos para não superlotar o hospital.. Como os prefeitos não querem gastar com saúde, empurrando nas ambulâncias tudo pra cima do Estado, trataram de boatar que o governo iria fecha o hospital…


Enquanto essa saúde for municipalizada, os prefeitos vão escamotear suas responsabilidades.. Temos que fazer uma reforma, subtrair os recursos que vão para saúde dos municípios e transferir a gestão da saúde para o Estado.. Tá provado que saúde na mão de prefeito não dá certo..

Blog do Primo

Nenhum comentário:

Postar um comentário