15 de ago. de 2013

Prefeitura de Umarizal inicia campanha de vacinação de cães e gatos







O prefeito Mano, através da Secretaria Municipal de Saúde autorizou, nesta quarta-feira, 14, o início da campanha de erradicação da raiva canina e felina na zona rural de Umarizal. O médico veterinário Dr. Adalcides Câmara está coordenando a campanha. Em entrevista pela manhã na FM Fraternidade, ele alertou para a importância da vacina.

“Raiva não tem cura. Quando a gente encontra um cachorro ou gato raivoso, esse animal tem que ser sacrificado. Quando é um ser humano, tanta se tratar, mas também não conheço caso que obteve algum resultado positivo. Então é importante que a população atente para vacinar seus bichos”, disse o médico.

Dr. Adalcides pede ainda a colaboração da população para cooperar com as equipes da Vigilância Sanitária Municipal. “Importante que as pessoas já deixem preso esses animais que tiverem em casa até chegada a equipe de vacinação e realize a vacina de todos os bichos”, destacou.

Estão sendo vacinadas nesta quarta-feira, as seguintes comunidades rurais: Peba, Avandé, Campos dos Germanos, Caiçara De Baixo, Fazenda Miragem, Gangorra, Canadá, Carneiro, Murici, Vertentes, Pitombeira, Campos, Queimados, Água Branca, Assentamento Divinópolis, Cachoeira de Dona Dina, Gavião, Grossos, Rosário, Cajazeiras, Passagem de Onça e Encantado. “Todas essas áreas estão sendo abordadas hoje, amanhã serão outras áreas”, completou Dr. Adalcides.

Raiva

A raiva é uma zoonose (doença transmitida pelos animais ao homem) de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença. Por este motivo, apesar da redução dos casos de raiva canina e felina no país, ainda é extremamente necessário vacinar os animais de companhia.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Contato: (84) 9921-1164
Grato pela divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário