19 de mar. de 2013

Dia do Artesão é destaque em plenário


A deputada Márcia Maia (PSB) dedicou seu pronunciamento ao Dia do Artesão, comemorado hoje (19). “Hoje é o dia de homenagear aqueles artistas, as pessoas que com suas pinturas, crochês e tricôs fazem arte e geram renda”, disse a parlamentar.
Segundo dados do IBGE, o Brasil tem mais de oito milhões de artesãos, dos quais 87% são mulheres que aprenderam o ofício dentro da própria família, com suas mães ou com as avós. Deste universo, quase a metade – ou 3,5 milhões de artesãos – estão no Nordeste. Ainda segundo a mesma pesquisa do IBGE, o bordado é a atividade mais presente nos municípios brasileiros, encontrada em 77,5% deles.
 “Essa profissão ainda precisa conquistar junto ao poder público a sua expressão legal. Tenho um respeito muito grande pelo artesão do Nordeste do Brasil. É uma atividade que além de representar uma importância muito grande para a economia, gera emprego, renda e traduz a cultura do nosso povo”, afirmou a deputada.
 Márcia Maia criticou a falta de políticas públicas que valorizem a profissão: “Fico muito quando vejo a política para o artesanato não ser executada e com as Centrais do Trabalhador fechadas, como artesão sem ser qualificado e requalificado na sua atividade, sem poder melhorar cada vez mais a qualidade do produto e ter saída no mercado, pois ele vive dessa renda, do que consegue comercializar não só aqui, mas exportando as suas peças”, frisou.

fonte:ponto de vista .com

Nenhum comentário:

Postar um comentário