22 de ago. de 2012

HISTORICO POLITICO / José Fernandes Carlos - sétimo e décimo prefeito eleito pelo município de Almino Afonso/RN


José Fernandes Carlos (foto), médico e político, nasceu no município de Frutuoso Gomes-RN, em 16 de julho de 1943. É filho do senhor Manoel Fernandes Pimenta e da Senhora Severina Carlos de Andrade e casado com a senhora Ilná Maia Fernandes.
Em 15 de novembro de 1982, tendo como companheiro de chapa o Senhor Abel Belarmino de Amorim, foi eleito prefeito de Almino Afonso-RN, recebendo, na ocasião, 1365 (mil trezentos e sessenta e cinco) sufrágios.
A chapa adversária, que tinha como candidato a prefeito o senhor Ademirton Carlos Evangelista e vice-prefeito, o senhor José de Souza Leite, obteve 1334 (mil trezentos e trinta e quatro) votos. A partir dessa eleição, as apurações dos votos passaram a ser feitas no próprio município, antes se dava na cidade de Patu-RN.
Em 31 de janeiro de 1983, os senhores José Fernandes Carlos (Prefeito), Abel Belarmino de Amorim (Vice-Prefeito) e os vereadores João Cordeiro Filho (Presidente); Antônio Nunes Chavante (Vice-Presidente); Benedito Dantas da Silva (Primeiro Secretário); Antônio Carlos Neto (Segundo Secretário); Aurinildo Leão Carlos; Antônio Holanda da Costa e Francisco Alves da Silva, todos eleitos no mesmo pleito, foram empossados para um mandato que se findaria em 31 de dezembro de 1988. A partir daí, os mandatos passaram a encerrar-se no último dia do mês de dezembro.
O vereador Antônio Nunes Chavante sucedeu o então presidente João Cordeiro Filho, e Benedito Dantas da Silva sucedeu a este.
Em 03 de outubro de 1996, o senhor José Fernandes Carlos era eleito, pela segunda vez, prefeito do município de Almino Afonso-RN. Dessa vez, tinha como companheiro de chapa o empresário Lívio Américo Maia. Essa chapa obteve o voto de 2064 (dois mil de sessenta e quatro) eleitores, enquanto a chapa adversária, composta pela senhora Maria de Fátima Idalino de Freitas Amorim, candidata a prefeita, e pelo senhor Ademirton Carlos Evangelista, candidato a vice-prefeito, teve apoio de 2014 (dois mil e quatorze) eleitores.
Em 01 de janeiro de 1997, foram empossados os senhores José Fernandes Carlos (prefeito), Lívio Américo Maia (vice-prefeito), as vereadoras Adailza Leite Dantas Carlos (Vice-Presidenta) e Maria das Graças Alves Carlos e os vereadores Genilson Nunes Carlos (Presidente); Aurinilson Leão Carlos Filho (Primeiro Secretário); Edinaldo Xavier de Oliveira (Segundo Secretário); Antônio Nunes Chavante; Francisco Cleilson Carlos de Araújo; Francisco Pedro de Oliveira Neto e José Nunes de Araújo, todos eleitos nesse mesmo pleito, para um mandato que se findaria em 31 de dezembro de 2000.
Em 01 de janeiro de 1999, o vereador Francisco Cleilson Carlos de Araújo assumiu a presidência da Câmara Municipal, ficando no cargo até 31 de dezembro de 2004, porque, em 1998, tinha sido aprovada uma emenda à Lei Orgânica do Município, permitindo a reeleição do presidente daquela casa.
Em sua gestão como presidente da Câmara Municipal de Almino Afonso-RN, o vereador Francisco Cleilson Carlos de Araújo construiu o prédio sede do Poder Legislativo local, sendo esta, dentre outras, sua principal realização.


Fonte: ALMINO AFONSO-RN. NOSSA TERRA, NOSSA HISTÓRIA. Livro escrito por Cleilson Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário