16 de abr. de 2014

NOTICIAIS DA POLITICA DO NOSSO ESTADO

Fábio Faria preside reunião do Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados.


Presidente interino da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD) reuniu líderes de todas as bancadas para definição da pauta de votações desta semana. 

Entre os projetos defendidos pelo parlamentar potiguar que fica na Presidência da Casa até o próximo dia 21, estão a regulamentação profissional do agente de turismo, criminalização dos motoristas que provocam acidentes por participarem do chamado "racha", regulação da implantação de novos postos de combustível.

O Plenário da Câmara tem sessões deliberativas na tarde desta terça e na manhã da quarta-feira (16), presididas por Fábio Faria. Hoje à noite, ainda haverá Sessão Conjunta do Congresso Nacional.

Juiz indefere registro e proíbe candidatura de Cláudia Regina em Mossoró.


O registro de candidatura da Ex-prefeita, Cláudia Regina (DEM), para a eleição suplementar de Mossoró foi indeferido. A decisão foi proferida pelo juiz da 33ª zona eleitoral, Herval Sampaio, no início da tarde de hoje (15) e, além de não conceder o registro, o magistrado ainda proibiu ela de fazer campanha eleitoral.

O magistrado, mesmo com a sentença ainda cabendo recurso para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), decidiu que Cláudia Regina não pode fazer qualquer propaganda eleitoral, tampouco, realizar caminhadas, carreatas, visitas e, claro, o programa eleitoral em rádio, jornal, televisão ou internet.

A decisão do magistrado, vale ressaltar, além de se basear no histórico de Cláudia Regina, cassada 12 vezes pela Justiça Eleitoral, foi fundamentado, também, pela própria resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinando o pleito suplementar de Mossoró e impedindo a participação dos motivadores dessa nova eleição na disputa. 

Com esses argumentos na mão e sendo eles de conhecimento público e notório, Herval Sampaio já sabia que os pedidos de impugnação da candidatura de Cláudia Regina seriam feitos. Por isso, apressou o processo (a campanha eleitoral de Mossoró terá menos de um mês de duração) e pediu para que a defesa da ex-prefeita fosse apresentada em três dias.

O prazo foi cumprido. A defesa de Cláudia Regina foi apresentada, contudo, sem muita força. Prevaleceu o histórico e o pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral, assinado pelo promotor Fábio Thé.

Pau dos Ferros: Vereadores aprovam Projeto de Lei que proíbe utilização de animais em espetáculos.

Vereador, Gilson Rego, foi o autor do Projeto de Lei aprovado.

A cidade de Pau dos Ferros, na manhã desta terça-feira, 15, deu um importante passo com o intuito de ampliar a defesa dos direitos dos animais. Afinal, foi aprovado na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei de autoria do Vereador, Gilson Rego, que proíbe a participação de animais em espetáculos.

Segundo o Vereador, que teve a sua proposta subscrita pelo colega Francisco José (Gordo do Bar), com a aprovação desta lei fica proibida a utilização de animais, sejam eles, selvagens, domésticos ou domesticados, nativos ou não, em espetáculos realizados no município de Pau dos Ferros.

Ainda de acordo com o Gilson Rego, já foi exaustivamente apresentado pela mídia, como os animais são previamente submetidos à cruel condicionamento para executarem performances, que quando não são obedecidas, acarretam-lhe em dolorosos castigos e privações, utilizando-se, muitas vezes, da força bruta e até de descargas elétricas.

Conforme o projeto, que foi votado favoravelmente apenas por Gilson Rego, Francisco José e Gutemberg Bessa, o descumprimento deste dispositivo acarretará na aplicação de multa no valor de quatro salários mínimos, ao responsável pelo estabelecimento, além da cassação do Alvará de Funcionamento.

O Projeto de Lei agora segue para apreciação do Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que poderá sancioná-lo, tornando-o numa Lei Municipal.

Seminário discutirá recursos hídricos e efeitos da seca no RN.


O Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) de Cidadania e de Meio Ambiente, realizará, no dia 28 deste mês, o "Seminário sobre a situação atual e gestão de recursos hídricos no Rio Grande do Norte e o problema do comprometimento do abastecimento e efeitos da seca no Estado". 

O evento será promovido no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró e será realizado das 9h30 às 13h.

O evento tem como objetivo discutir as questões institucionais e legais na gestão hídrica e nos problemas acarretados pela seca, que atinge mais de 150 municípios do Rio Grande do Norte. O seminário é destinado aos membros e servidores do MPRN, bem como a profissionais, professores e alunos dos cursos relacionados ao tema, a exemplo de Agronomia, Engenharia Agrícola Ambiental, Ecologia, Engenharia Florestal, Geografia, Gestão Ambiental e Biotecnologia. 

O seminário será ministrado pela coordenadora de gestão de recursos hídricos do RN, Joana D'Arc Freire de Medeiros, e pelo engenheiro civil e doutor em hidráulica, João Abner Guimarães Júnior. Também estarão presentes as coordenadoras dos CAOPs de Cidadania e de Meio Ambiente, promotoras de Justiça Iveluska Lemos Xavier da Costa Lemos e Fernanda Bezerra Guerreiro Lobo, respectivamente. 

A participação no seminário garantirá certificado de cinco horas e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, até o dia 25 de abril. Para realizar a inscrição, os interessados deverão acessar o link abaixo.

Para inscrever-se como participante, Clique AQUI.

População de 102 municípios do RN receberá peixe para "Semana Santa".


A tradição de comer peixe na "Semana Santa" está garantida para 200 mil pessoas carentes em 102 municípios do Rio Grande do Norte. A Emater em parceria com as prefeituras municipais entrega à população 95 mil quilos do pescado tilápia. Cada pessoa cadastrada receberá dois quilos do alimento.

Os recursos financeiros são da ordem de R$ 800 mil procedentes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta da Agricultura Familiar, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O coordenador do Compra Direta, extensionista rural da Emater-RN, Isaac Alves, ressalta que essa ação, além de garantir ao pequeno produtor a comercialização do seu produto por preço justo, sem a presença do atravessador, permite alimento de qualidade para famílias carentes.

O calendário de entrega começa nesta terça-feira (15) e prossegue até a quinta-feira (17) sob a responsabilidade das secretarias de ação social nos municípios contemplados.

Jornalista critica "politicagem institucional" durante inauguração de agência do INSS em São Miguel.

Confira abaixo o que escreveu o jornalista Túlio Lemos, em sua coluna diária no Jornal de Hoje, sobre a "politicagem institucional", supostamente, praticada durante a inauguração de uma agência do INSS no município de São Miguel, no último sábado (12):

PALANQUE
O ministro Garibaldi Filho precisa ter cuidado com as inaugurações das agências da Previdência Social no RN. Os eventos estão se transformando em um verdadeiro palanque político, onde várias lideranças participam e ainda fazem discurso.

PALANQUE II
Exemplo claro dessa situação foi em São Miguel, no Alto Oeste do Estado. A chapa apoiada pelo ministro Garibaldi estava quase completa, exceção de Henrique Alves. João Maia e Wilma de Faria estavam presente e fizeram parte da mesa oficial. João Maia ainda é deputado federal, poderia se justificar. Porém, qual a justificativa para a presença de Wilma, já que ela é apenas a vice-prefeita de Natal? Se Wilma é convidada, todos os vice-prefeitos do Estado também têm direito.

PALANQUE III
Registre-se por dever de Justiça, que Garibaldi não usa politicamente o ministério da Previdência. Mas, apesar disso, alguns políticos usam a popularidade do pai de Waltinho para aparecer bem ao eleitorado. Como a campanha se aproxima, é bom Garibaldi ter mais cuidado com essas inaugurações.

Comentário do Blog: Pegou mal para os políticos que subiram a Serra de São Miguel a tentativa de se promoverem politicamente utilizando como subterfúgio a participação num evento institucional da Previdência Social, diga-se de passagem, com a anuência do Ministro Garibaldi Filho (PMDB).

Apesar do jornalista Túlio Lemos ter livrado a pele do Senador/Ministro, tomamos conhecimento de que alguns deputados peemedebistas tomaram a iniciativa de ligar para várias lideranças políticas da região objetivando inflar o evento e, consequentemente, gerar maior visibilidade aos pré-candidatos presentes. 

Desta forma, concluímos que os parlamentares se sentiram autorizados por Garibaldi a convocar cabos eleitorais com intenções meramente politiqueiras, fato extremamente lamentável nos dias atuais onde o discurso do respeito às instituições públicas é repetidamente enfatizado.

Pelo visto, o 'vale tudo' em busca de um punhado de votos continuará sendo a filosofia de atuação de alguns políticos do Estado, como sempre foi. Como não fizeram praticamente nada significativo durante o cumprimento de seus mandatos, agora aparecem com cara de bonzinhos tentando, mais uma vez, ludibriar a população.

Resta ao povo observar quem são os chamados "Copa do Mundo", ou seja, aqueles que só aparecem de quatro em quatro anos.

Brasil-sil-sil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário