6 de dez. de 2013

Prefeito firma parceria e comunidade rural de Umarizal será beneficiada com programa de reuso de água.



Umarizal é um dos municípios contemplados com o Programa Bioágua Familiar. O prefeito Mano firmou a parceria para execução do projeto nessa última terça-feira, 03, quando recebeu em seu gabinete, Robson Gurgel, coordenador institucional da Atos, uma das Ongs responsáveis pelo projeto.
De acordo com Robson, o Bioágua foi implantando no Terrítório do Sertão do Apodi, e se trata de uma estratégia integrada de desenvolvimento rural sustentável, entre as a ONG, Atos, Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), MDA, FIDA, GEF, Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, além de associações comunitárias de comunidades e assentamentos atendidos pelo projeto, sendo uma ação financiada pelo Programa Petrobras Ambiental.

“E estamos aqui em Umarizal para implantar esse projeto na comunidade Caiçara. Serão em torno de 10 Bioáguas Familiares”, disse Gurgel.

O prefeito Mano ficou satisfeito com a escolha do município e se mostrou otimista quanto ao desenvolvimento e implementação do projeto "Que vai ajudar o nosso agricultor a passar por essa seca que tanto tem nos castigado", disse.


 Gurgel explica que o projeto funciona. “Esse é um projeto de reuso de água, ele  reaproveita a água do banho, da pia de lavar pratos e da roupa. Reúne em um filtro biológico, esse filtro passa por um processo e essa água vai ser reaproveitada em uma horta nos quintais das casas”.

Desenvolvido pelo Projeto Dom Helder Câmara, o Bioágua Familiar é um sistema de reutilização da água que está mudando a vida de um grupo de agricultores no Rio Grande do Norte – a tecnologia aproveita a água do banho para o reuso na lavagem de roupas, louças e também na irrigação da horta e do pomar.

Do site da Prefeitura de Umarizal

Nenhum comentário:

Postar um comentário