11 de mar. de 2013

Líderes do PMDB lançam candidatura de Garibaldi contra Rosalba em 2014.


O evento das entidades de classe em homenagem ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), foi palco para o lançamento da candidatura do ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB) a governador do Estado, nas eleições do próximo ano. 

Lideranças nacionais do PMDB, presentes ao evento, confirmaram que o PMDB terá candidato a governador no Rio Grande do Norte e apontaram o nome do ministro como o mais provável representante da legenda na disputa pelo governo do Estado em 2014.

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (RJ), confirmou deliberação nacional da legenda para que o PMDB lance candidaturas próprias nos estados. "Nosso objetivo é que o PMDB tenha candidatos em todos os estados, inclusive aqui no RN", afirmou. 

Cunha disse acreditar na candidatura de Garibaldi a governador, afirmando que o PMDB potiguar hoje é forte no cenário político, tem o presidente da Câmara e um ministro de estado e que, por isso, não pode se furtar a lançar candidato. "Claro que aqui a posição do deputado Henrique e do ministro Garibaldi vão ser decisivas. Será deles essa decisão inicial. Mas eu acredito na candidatura do ministro Garibaldi a governador", disse.

Ainda segundo o líder peemedebista, Garibaldi foi governador e, embora diga que não quer o cargo, é uma grande liderança. "O PMDB precisa, para se fortalecer, ter candidaturas em todos os estados. E aqui é um estado importante. É o estado que tem o presidente da Câmara dos Deputados, e tem o ministro de Estado, não pode se furtar ao embate. Time que não joga não tem torcida, defendeu.

TRADIÇÃO

Já o Ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco (PMDB), disse que mais que qualquer outro estado, aqui no RN o PMDB tem tradição de lançar candidato a governador. "Temos bons candidatos, e, sobretudo, um deles, que é o Garibaldi, que vai contribuir para fortalecer a posição do partido no plano nacional e, evidentemente, continuar ajudando o RN. Então, essa orientação foi tirada na convenção e nós vamos trabalhar para que ela seja cumprida no país inteiro, criando condições políticas para isso".

No RN, Moreira Franco disse ainda que "essas condições políticas já existem porque temos um bom candidato. Agora é trabalhar para gerar um ambiente de alianças e de coligação que adense e que fortaleça mais a candidatura do PMDB".

O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi mais ponderado ao ser abordado sobre candidatura, afirmando que a decisão caberá ao PMDB local. Entretanto, ele foi enfático ao declarar a necessidade de crescimento da legenda. 

"O PMDB local, regional vai decidir, nós queremos que o nosso partido cresça, mas as decisões, de acordo com as convicções e conveniências políticas serão decididas regionalmente. O PMDB é rico em nomes. Temos o presidente da Câmara e o ministro da Previdência", afirmou.

Informações do Jornal de Hoje


Nenhum comentário:

Postar um comentário