7 de nov. de 2011

Quadro sucessório de Natal ainda está embaralhado


O quadro sucessório natalense ainda está indefinido e tudo pode acontecer. Nenhuma das pré-candidaturas postas até o momento em Natal tem 100% de certeza de que irá se transformar em candidatura definitiva na eleição de 2012.

Vejamos:

O sistema político de oposição à administração da prefeita Micarla de Souza(PT, PDT, PSB, PCdoB e PSD) estão com várias pré-candidaturas, mas nenhuma pode ser tida como definitiva.

Wilma de Faria(PSB), Carlos Eduardo(PDT) e Fernando Mineiro(PT) podem ser ou não candidatos a prefeito.

Embora seja difícil, não está descartada uma aliança envolvendo o PDT, o PSB e o PT. Os três partidos integram o Governo de Dilma Rousseff. E certamente é de interesse do Planalto que sua base política em Natal esteja unida.

O PMDB tem como pré-candidato o deputado estadual Hermano Morais. Mas é uma pré-candidatura vista com desconfiança nos meios políticos de Natal.

Não por causa de Hermano, que é um político qualificado e com todas as condições de disputar a Prefeitura de Natal.

A desconfiança reside no PMDB, que em 2008 disse, através de Garibaldi Filho e Henrique Alves, que a candidatura de Hermano era “irreversível”. Depois, o partido mudou de rumo e apoiou a candidatura da deputada federal Fátima Bezerra(PT).

O DEM da governadora Rosalba Ciarlini até agora não tem nem pré-candidato. O único nome do partido é o deputado federal Felipe Maia, que não demonstra nenhum pingo de interesse pela disputa da Prefeitura de Natal em 2012.

O DEM dificilmente terá candidato próprio. Deve apoiar candidaturas de outros partidos, principalmete do PMDB ou do PSDB.

O PSDB tem como pré-candidato a prefeito o deputado federal Rogério Marinho.

Rogério, no entanto, depende do apoio de outros partidos, principalmente o DEM. Caso o DEM decida não apoiar Rogério, a candidatura do presidente estadual do PSDB dificilmente se viabilizará.

Até porque Rogério está nas mãos do DEM. Rogério só está exercendo o mandato de deputado federal pelo fato de Betinho Rosado(DEM) ter se licenciado da Câmara para exercer o cargo de secretário estadual de Agricultura.

Já a candidatura à reeleição da prefeita Micarla de Souza(PV) é uma grande incógnita.

Desgastada e isolada, Micarla até o momento não deu qualquer sinal sobre se disputará a reeleição ou não.

Portanto, como se vê, há uma completa indefinição no quadro sucessório de Natal para 2012.

Outros partidos, como o PSD, PP, PCdoB, PMN, PHS, PTB, PPS e PR, deverão ser apenas coadjuvantes, ou seja, não deverão apresentar candidaturas próprias a prefeito da capital.

A definição quanto aos nomes que disputarão a Prefeitura de Natal somente ocorrerá após o carnaval de 2012.

Até lá serão muitas conversas, reuniões, almoços, jantares e farta especulação. Mas tudo faz parte do jogo político.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 10:43

Nenhum comentário:

Postar um comentário